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O bom atendimento não se limita a simpatia e a boa educação. O atendimento ao cliente deve englobar uma série de detalhes que colocam o cliente sempre no foco da atenção. Tratar bem o seu público faz parte desse leque, mas não pode ser a única prioridade.

É preciso entender que todo atendimento é uma oportunidade para que o seu negócio faça sentido na vida de alguém (e não é romantismo).

Quando um possível cliente, ou até mesmo aqueles que já são, entram em contato com a sua empresa, provavelmente possuem um problema e acreditam que poderão encontrar a solução através de você. Portanto, estar bem preparado para atendê-los é fundamental.

O atendimento ao cliente pode ser realizado por diversas maneiras: presencialmente, via telefone, e-mail, chat e até mesmo por aplicativos de troca de mensagem.

Com o avanço da tecnologia é possível manter o contato sem necessariamente estar presente fisicamente e se colocar a disposição de seu público.

Mas não é apenas como meio de comunicação que a tecnologia pode facilitar o atendimento da sua empresa. Com ela é possível criar diversas formas para organizar as informações necessárias para o bom atendimento, seja ele mais padronizado ou individual, além de agilizar todo o processo.

Criar um banco de informações que forneça um histórico de atendimento é excelente para auxiliar qualquer funcionário a dar o suporte necessário para o cliente, tendo em mãos todo o caminho percorrido por ele até então. Nesse caso, um software de CRM pode ser uma ótima opção.

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Sistemas que possuem esse tipo de objetivo são grandes aliados de um atendimento mais completo e são direcionados a solucionar as necessidades dos clientes.

Esse tipo de solução leva agilidade e rapidez ao atendimento, possibilitando que a empresa possa compreender qual é a necessidade sem perder muito tempo e, o mais importante, consiga atender o cliente com todas as informações que ele necessita.

O AdmVoice, por exemplo, é um software de telefonia IP que, além das funcionalidades e vantagens dessa tecnologia, integra ótimos módulos de CRM que auxiliam o atendimento ao cliente, como por exemplo, a gestão de chamados que integra vários tipos de URA, interface web centralizada para os usuários, abertura de tickets através de recebimento de e-mail, abertura de tickets através de ligações telefônicas e gerenciamento de causas através de classificação do ticket.

Muitas vezes os clientes fornecem feedbacks importantes para melhorar o atendimento e até mesmo o produto em questão, porém sem um gerenciador de informação possivelmente essas sugestões poderão se perder sem que a ação seja colocada em prática. Com um sistema apropriado, é possível evitar que perdas do tipo aconteçam, contribuindo para que melhorias em toda a empresa sejam analisadas em tempo hábil e ganhem espaço na organização.

Outra forma de utilizar a tecnologia para aprimorar o atendimento é contar com o poder das mídias sociais.

Ao contrário do que muitos pensam, as redes sociais podem ser grandes aliadas do mundo corporativo e, nesse caso, podem ser utilizadas como canal de suporte ao público.

É interessante observar o comportamento que o seu público apresenta e adaptar o atendimento de acordo com os seus hábitos e costumes. Assim, fazer publicações nas redes sociais que tiram dúvidas e familiarizam o seu público com as soluções que você oferece pode ser um ponto a mais que favoreça o relacionamento entre a sua marca e o seu público.

Independentemente de qual tecnologia você adotar para o seu atendimento, é preciso colocar o seu cliente sempre no centro de todas as ações.

Desde o momento de escolher quais serão os sistemas que irão auxiliar todo o processo, até a contratação e treinamento dos atendentes, é fundamental levar em consideração a satisfação que isso irá gerar para ele.

Adotar novas tecnologias e metodologias de atendimento apenas para mostrar-se atualizado com o que há de mais novo irá totalmente contra o propósito do bom atendimento.