Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

A gestão do firewall é uma medida fundamental para a proteção básica da rede. Através da gestão, são executadas políticas de acessos, gerenciamento de alteração de logins, detecção de ações suspeitas e outras configurações que garantem a segurança contínua da rede.

Essa gestão é crucial porque o firewall é uma solução de segurança proativa. Basicamente, o firewall funciona como o portão da sua casa: ele controla os acessos da rede, permitindo somente a entrada de pessoas autorizadas.

Afinal, dentro da sua casa existem várias coisas que você deseja proteger, além da sua própria privacidade, não é mesmo? Da mesma forma, uma rede empresarial possui ativos valiosos que precisam de proteção: os dados e as informações.

Por isso, neste artigo, você descobrirá como construir redes mais seguras e resilientes através da gestão do firewall, em dois pontos:

  • Gestão do Firewall: o caminho para aumentar a segurança da rede!
  • Resiliência e Segurança para a rede: quatro dicas para começar

Gestão do Firewall: o caminho para aumentar a segurança da rede!

Antes de você compreender como a gestão do firewall aumenta a segurança da rede, quero que você entenda a importância dessa solução.

Na realidade digital que encaramos hoje, que é, não só, dependente da tecnologia, mas, acima de tudo, vulnerável, torna-se fundamental e imprescindível, investimentos para tornar as redes empresariais mais seguras.

Um exemplo dessa insegurança está no aumento dos ataques cibernéticos e vazamentos de dados em 2020. Além disso, a estimativa é que os danos causados pelo cibercrime, globalmente, atinjam a marca dos US$6 trilhões de dólares, até o fim deste ano.

Boa parte desses ataques poderiam ser evitados se as medidas preventivas de segurança para rede, máquinas e colaboradores fossem utilizadas.

Pense só: as ações de segurança para proteger nossas vidas precisam ser proativas, certo? Diante disso, as ações de segurança para a rede também devem ser!

Sendo assim, o gerenciamento do firewall engloba ações constantes, atualizações e conhecimento da rede para atender suas distintas necessidades.

Ações para aumentar a segurança da rede através do gerenciamento do firewall

  • Considere todos os dispositivos

Todo dispositivo que possui um IP ligado a sua rede deve ser considerado: servidores, computadores, impressoras, dispositivos móveis e até os aparelhos com tecnologia IoT. Eles compõem a rede e podem apresentar vulnerabilidades que devem ser mitigadas.

  • Lembre-se: antivírus e firewall são complementares, não excludentes

O antivírus atua protegendo os dispositivos, sendo conhecido como a última linha de defesa contra ameaças. Já o firewall, executa suas ações na rede, controlando acessos, navegação, entradas e saídas. Portanto, eles são complementares, essenciais para a segurança digital das empresas.

Pense no seguinte cenário: sua empresa possui um segurança na portaria, controlando o acesso não autorizado às dependências do ambiente interno (esse é o firewall de borda). Se o segurança vacilar e deixar alguém entrar, as portas internas da empresa, com controle de acesso, poderão barrar a pessoa não autorizada (esse é o antivírus).

  • Rede wi-fi para visitantes: segmente e proteja!

Hoje em dia, boa parte das empresas oferecem redes wi-fi para visitantes acessarem a internet. O problema são as vulnerabilidades por trás dessa ação, que precisam ser consideradas na gestão do firewall.

Normalmente, as redes wi-fi são configuradas de maneira comum, como em ambientes domésticos - um roteador com uma senha para o usuário acessar. É aqui que a vulnerabilidade se esconde: a falta de segmentação da rede.

Isso porque, dentro desse modelo, qualquer usuário com um dispositivo vulnerável, poderá quebrar a segurança e danificar a proteção da rede. Por isso, separe a rede através de uma VLAN, conceda vouchers e acessos diferenciados para os visitantes.

Lembre-se: não existe segmentação de rede se o barramento for o mesmo.

Resiliência e Segurança para a rede: 4 dicas para começar

Uma informação importante: não existem soluções de segurança 100% eficazes, ou ações para você manter redes 100% seguras. Contudo, existe uma grande diferença entre aplicar medidas de segurança, que podem atingir de 80 a 90% de eficácia, e não aplicar nada!

Por isso, o gerenciamento do firewall gera mais segurança e resiliência à rede, como ressalta nosso diretor técnico:

O firewall, assim como outras soluções de segurança, executa um controle ativo, constante e proativo das ameaças, e isso faz toda a diferença. Ferramentas de análises e controle são fundamentais para a saúde das redes das empresas.”- Fernando Ribeiro

Conheça agora quatro dicas para ter mais segurança e resiliência para a rede:

  1. Crie um organograma da sua rede, mesmo que seja pequeno e simples. Existem ferramentas específicas para isso, como: DrawExpress Diagram Lite, NodeScape e Lucidchart. Desta forma, você vai conhecer os elementos contidos na rede.
  2. Elabore um mapeamento completo da sua rede, para enxergar mais claramente todos os problemas e vulnerabilidades existentes nela.
  3. Utilize ferramentas apropriadas para o mapeamento: firewall de borda, antivírus, RMM, monitoramento ativo dos dispositivos locais. Além disso, execute o famoso "scan de vulnerabilidade" regularmente, para manter as medidas de segurança atualizadas, de acordo com as ameaças encontradas.
  4. Crie políticas bem definidas para o firewall, exemplo: acessos externos via VPN, visando fechar as portas vulneráveis e gerar proteção para o RDP (principal porta de entrada do ransomware). Com o firewall, é possível coletar as variáveis de uso, a fim de criar as regras de acordo com a necessidade.

Uma dica bônus: crie políticas de senhas, com senhas fortes e eficazes, modificadas regularmente. E não se esqueça de trabalhar a conscientização das pessoas na empresa, pois elas são um elo fundamental na busca da segurança e resiliência.

Starti Security: segurança e escalabilidade para seu negócio

Para obter segurança e resiliência na rede de sua empresa é necessário contar com um firewall gerenciado de qualidade, capaz de executar as ações de segurança com o máximo desempenho.

O Starti Security é um firewall modular, completo, que entrega controle de acesso, proteção para a rede, balanceamento de links, identificação de intrusos, além de possuir outras funcionalidades que ajudam a construir um ambiente seguro para redes empresariais.

Que tal escalar o seu negócio com uma solução completa e alcançar resultados surpreendentes ofertando serviços de segurança?

Nós podemos ajudar você nessa jornada! Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas.

banner-parceria-2

Conclusão

Nesse mundo digital, cheio de ameaças e vulnerabilidades, você pode seguir pelo caminho da segurança, como afirma o especialista em segurança digital, Stephane Nappo: “Em vez de temer ou ignorar ataques cibernéticos, garanta sua resiliência cibernética contra eles.”

Acompanhe-nos em outras plataformas e fique por dentro dos melhores conteúdos de cibersegurança:

YouTube | Facebook | Instagram | LinkedIn | Podcast Távola Redonda| Canal no Telegram

Cola com a Starti, juntos vamos construir um #BRASILSEGURO!

Fontes

Sentinelone | Imasters