Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

O Web Filter é uma ferramenta que realiza o monitoramento dos sites acessados pelos usuários no ambiente empresarial. Como o nome indica, trata-se de um filtro de conteúdo da web, com a finalidade de restringir o que pode ou não ser acessado pelos usuários.

O Web filter é uma peça fundamental da segurança da informação. Afinal, grande parte dos perigos oferecidos às empresas, bem como vulnerabilidades, são exploradas através de acessos a sites da web.

Por isso, nesse artigo você descobrirá como funciona o web filter, quais os benefícios e tipos existem e qual a importância do mesmo no ambiente empresarial.

O que é Web Filter?

O que é web filter?

O filtro de conteúdo web, também chamado de web filter, é o nome que denomina a ferramenta que possibilita a aplicação de controles sobre o uso da internet, conforme as políticas de segurança estabelecidas pela corporação.

Esses filtros contribuem, com os analistas, estabelecendo uma conformidade entre a política definida e o dia a dia na organização.

Basicamente, o web filter trabalha com dois tipos de listas em sua operação: a whitelist, que é a lista que libera os acessos, e a blacklist que nega os acessos. Essas listas são configuradas e determinadas no software.

Existem alguns programas que entregam essas listas pré-configuradas, evitando assim o trabalho de montar lista por lista.

Existem, ainda, sistemas que permitem a utilização de uma lista separada de whitelist e blacklist, permitindo ou negando o acesso a sites em horários pré-estabelecidos.

Esta prática é muito utilizada para o uso da internet fora do horário das atividades de cada usuário.

Essas configurações seguem as normas da política de segurança da informação elaborada pela empresa, que abarcam as estratégias de como a mesma atuará frente às ferramentas e ações de segurança da informação, como, por exemplo:

  • Sites permitidos, acesso e uso dos equipamentos
  • Dispositivos móveis (computadores, notebooks, celulares, tablets, etc).

Como funciona um web filter?

Como funciona um web filter? 

Talvez você tenha ficado na dúvida:

"Então, é necessário que eu administre duas listas?" Não. Você determinará uma das duas listas.

Ou você libera os acessos e cria uma blacklist com as negações, ou bloqueia todos os acessos, criando uma whitelist com as permissões, o que é uma prática mais segura.

De forma simplificada, os programas, após serem configurados com as listas que você criou, fazem uma busca por palavras-chave, e pela URL dos sites, permitindo ou não os acessos.

Conheça a seguir quatro benefícios de utilizar o web filter em sua empresa.

4 Motivos para utilizar o web filter

1. Aumenta a segurança da navegação

Além de possibilitar total agilidade no controle de uso da internet, o web filter também oferece uma camada extra de segurança.

Por ser tão eficiente e abordar categorias completas de conteúdo, ele inclui a classificação de sites que possuem conteúdos maliciosos.

O controle automático a este tipo de conteúdo proporciona tranquilidade para analistas e gestores.

Além disso, ele também é extremamente eficaz quando se trata de disponibilidade da internet.

Uma das principais causas de indisponibilidade é resumida pelo consumo excessivo de banda por algum colaborador da empresa, o que, potencialmente, inviabiliza o uso por parte de outros departamentos.

A limitação de banda, com base nas categorias do web filter, também auxilia os profissionais a superarem este problema na organização.

2. Gera relatórios de acesso mais claros

Em sua grande maioria, filtros de conteúdo possuem recursos com relatórios de acessos fazendo parte de sua estrutura.

Isso permite que o analista saiba exatamente o que os colaboradores estão acessando, qual a taxa média de banda consumida por cada um deles, quanto tempo os colaboradores permanecem em cada site, dentre outros.

Esses relatórios proporcionam aos analistas uma atuação proativa, antecipando ações corretivas, mediante identificação de anormalidades no uso da internet.

Algumas soluções, como, por exemplo, o envio de notificações automáticas por e-mail, facilitam ainda mais o dia a dia de analistas e gestores.

3. Aumenta a produtividade dos colaboradores

Procurar por ferramentas adequadas que melhorem a produtividade do time é um desafio constante, tanto para os gestores como para analistas, independentemente da área de atuação na empresa.

Com o uso inadequado da internet, é fácil que o time se torne menos produtivo, causando perdas representativas, como você pode ler no artigo sobre perdas associadas à falta de produtividade.

No entanto, ao realizar a categorização correta dos conteúdos, torna-se mais fácil transformar o tempo dos colaboradores em atividades úteis e valiosas para o crescimento do setor e da empresa.

Uma das maiores perdas de uma empresa pode acontecer internamente, através do mau uso da internet. Através da categorização eficiente do conteúdo, isso não será um problema.

Analistas e gestores de tecnologia tem papel fundamental para o desenvolvimento e sucesso da organização, uma vez que boa parte dos processos de uma empresa encontram-se informatizados, e muitas vezes dependentes da internet.

Quando você pode controlar e filtrar a navegação, a sua empresa fica mais segura, a produtividade dos colaboradores aumenta, fazendo com que a empresa caminhe com mais segurança para seus objetivos.

4. Reduzir a responsabilidade da empresa

Por fim, a responsabilidade judicial e legal das empresas. Esse é um item que a filtragem da Web pode auxiliar na proteção da sua empresa contra os pesadelos legais.

Por exemplo, se um funcionário fizer download ilegal de material protegido por direitos autorais usando a rede da empresa; você pode ser responsabilizado por acusações criminais que podem comprometer a reputação e as finanças de sua empresa.

O web filter impede que os funcionários acessem sites arriscados que contenham conteúdo ilegal, racista e pornográfico. Além disso, permite que você promova práticas de navegação seguras que ajudam a garantir a conformidade com os regulamentos do setor.

A cibersegurança da sua empresa precisa ser ampla

A filtragem na navegação protege sua empresa

Mas, além de conhecer o Web Filter, sabendo como ele opera e seus benefícios, é interessante que você saiba também que existem ferramentas e tecnologias que permitem você se comunicar com mais segurança, e gerenciar todas essas soluções, apresentando outros recursos e ações de segurança da informação.

Como no caso do Starti Security, a solução de segurança mais completa para pequenas e médias empresas.

Entre os vários módulos do Starti Security, temos o web filter, garantindo assim a proteção da rede de computadores da sua empresa, filtrando e limitando o acesso na internet, e o App Filter, que realiza a filtragem por aplicativo.

Contando também com recursos como VPN, IDS/IPS, balanceamento de links, etc.

Descubra como oferecer proteção aos seus clientes e alcançar melhores resultados para seu negócio. Clique no banner abaixo e fale com um de nossos especialistas:

banner-parceria-1

O que podemos concluir é que, a filtragem de navegação é uma ação de segurança da informação, indispensável para a proteção dos dados e informações de uma empresa, bem como é uma peça fundamental na produtividade e otimização dos serviços da mesma.

Que tal mergulhar em mais conteúdos sobre cibersegurança?

É só nos acompanhar em nossas outras plataformas: