Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

O investimento em tecnologia empresarial é uma estratégia que, ao longo dos últimos anos, foi incorporada em vários negócios na busca por processos mais eficazes e uma maior capacidade de atender às demandas do mercado.

Com as soluções de TI certas, empresas podem tornar os seus serviços mais eficientes, reduzir o número de falhas operacionais e aumentar o seu nível de mobilidade e flexibilidade. Nesse sentido, saber escolher o investimento com maior retorno é crucial.

Diante disso, estratégias como o cálculo do ROI em TI estão sendo adotadas por vários gestores para compreender com mais precisão como um investimento vai impactar nos resultados da empresa a médio e longo prazo. Se você quer saber mais sobre ele e como esse indicador afeta o sucesso de investimentos, leia este post!

O que é o ROI em TI

Sigla para Return On Investment, algo que em português pode ser traduzido como Retorno Sobre o Investimento, o ROI é um indicador utilizado por empresas para avaliar com precisão como um investimento vai afetar os resultados financeiros a médio e longo prazo.

Ele é calculado levando em consideração uma série de fatores, dando ao gestor uma visão abrangente das várias áreas do negócio.

Nesse sentido, podemos destacar entre as variáveis que compõem o ROI:

  • Valor do investimento.
  • Ganho de performance.
  • Redução de erros operacionais.
  • Diminuição do custo operacional.
  • Aumento da satisfação de clientes.
  • Ganhos de mercado.
  • Aumento da lucratividade dos produtos e serviços da empresa.
  • Melhorias internas.

O impacto do ROI no ambiente corporativo

A implementação do ROI em TI pode causar um grande impacto dentro do ambiente corporativo. Caso a empresa necessite reduzir os seus gastos, por exemplo, esse indicador pode ser utilizado para avaliar se novas tecnologias, como a telefonia digital, serão capazes de eliminar custos recorrentes ou reduzir o seu impacto financeiro.

Assim, a empresa pode tornar o seu orçamento mais enxuto e eficaz.

A longo prazo, os lucros do negócio serão ampliados com o ganho de competitividade proporcionado por uma cadeia operacional com menos gargalos e maior capacidade de atender as demandas do mercado.

A viabilidade de metodologias de trabalho modernas, como a BYOD, será avaliada com precisão, tornando o ambiente interno mais flexível e produtivo. Assim, a empresa conseguirá manter o seu fluxo de receitas em crescimento constante.

Tornando investimentos mais precisos e eficazes

O investimento em TI, muitas vezes, envolve gastos elevados e, diante desse cenário, saber como um novo serviço ou sistema afetará o fluxo de receitas do empreendimento a médio e longo prazo pode ser fundamental para garantir o sucesso das estratégias de venda.

Além disso, a adoção de novas tecnologias significará uma habilidade maior de reduzir custos, tornar processos mais eficazes e ampliar a capacidade operacional de toda a empresa.

Se você quer saber mais sobre o ROI e como ele pode ser utilizado pela empresa para criar um fluxo de investimentos de sucesso, fique atento aos nossos conteúdos e por dentro do nosso blog.

banner_bottom_blog--4-