Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Estamos na era das transformações e avanços tecnológicos constantes. Nessa era tudo se modifica, não só as invenções e descobertas, mas também as demandas e necessidades das pessoas.

Dentro disso, o próprio mercado de trabalho, sendo diretamente afetado pelas mudanças e descobertas transforma-se, exigindo uma nova postura das empresas e dos trabalhadores.

É o caso da modalidade de trabalho chamada trabalho remoto, sendo relativamente nova no Brasil, mas surgiu há algum tempo nos Estados Unidos, alinhando-se a essas transformações como a internet e a popularização do celular, abrindo essa alternativa de trabalho.

No trabalho remoto utilizam-se ferramentas tecnológicas (como telefone, Skype, Zoom, e-mails, softwares e aplicativos). Com a modalidade ganhando as manchetes e assuntos nos últimos dias, devido à pandemia do coronavírus, surgem dúvidas e até mitos sobre o tema.

Isso porque, muitas pessoas acreditam que essa modalidade restringe-se a estar em casa, de pijama, trabalhando menos, ganhando mais, basicamente um mar de rosas para o trabalhador.

Além desses mitos, existe outra questão crucial no trabalho remoto que muitas vezes é ignorado ou desconhecido pelas pessoas: a segurança das informações. Afinal, estar em uma ambiente doméstico ou público (bibliotecas, cafeterias, etc), abre uma série de vulnerabilidades e riscos que precisam ser considerados.

Diante disso preparamos esse artigo sobre trabalho remoto. Nele você verá:

  • A modalidade (mitos, vantagens e desafios);
  • Dicas para aumentar a produtividade;
  • Riscos do trabalho remoto
  • Como garantir a segurança do trabalho remoto;
  • Dicas extras

Trabalho Remoto: mitos, vantagens e desafios

No começo da nossa conversa, falamos que o trabalho remoto surgiu como uma consequência das transformações da nossa era. Mas não só por isso, ele também surgiu visando uma economia e otimização dos serviços.

Isso porque, uma vez que o funcionário executa o trabalho remotamente, os custos com transporte, alimentação e até mesmo com as necessidades do ambiente físico da empresa são diminuídos (energia, água, café, produtos de higiene, etc).

Outra vantagem é o aumento no foco e produtividade do funcionário, que se eleva pela promoção de um ambiente mais silencioso, com mais possibilidade de concentração, além da flexibilidade dos horários.

Mas claro, que existem desvantagens, ou melhor, desafios para execução do trabalho remoto. E eles precisam ser considerados para que a execução desse tipo de trabalho não se torne uma dor de cabeça. Vejamos alguns:

Organização e planejamento

Uma das vantagens do trabalho remoto é produtividade e flexibilidade, porém a falta de organização e planejamento podem sabotar essa vantagem tornando-o um problema. Quem trabalha remotamente precisa conhecer bem os desafios do ambiente que está e definir os limites do espaço e horários.

O trabalho remoto, executado em casa, como é na maioria das vezes, necessita de um espaço específico com horários estabelecidos, da mesma forma feito no ambiente empresarial.

Acúmulo de Tarefas

Esse segundo desafio está muito relacionado à falta de organização do tempo. Isso porque, pode ser que, ao trabalhar em casa, a pessoa pegue mais atividades para fazer do que realmente daria conta, o que resulta em atrasos de entrega ou até mesmo noites mal dormidas para conseguir cumprir prazos.

Além disso, prejudicar a saúde, é provável que tais tarefas não sejam executadas da melhor maneira possível. Por isso, o planejamento é essencial, respeitando seus limites e visando uma otimização. Afinal, aumento na produtividade não é só um aumento de demanda entregue, mas de qualidade no que foi entregue.

Problemas de comunicação

Um último desafio que precisamos considerar são as falhas na comunicação. A ausência de contato presencial com outras pessoas da empresa pode acabar gerando problemas de comunicação, os famosos mal entendidos.

Esse problema pode surgir quando o funcionário trabalha em uma empresa que não tem uma sede, permitindo que todos seus funcionários exerçam suas atividades de maneira remota.

Para evitar esse tipo de contratempo, ações como: clareza nos e-mails e mensagens em aplicativos são fundamentais.

Dicas para um trabalho remoto produtivo

Apesar de não termos citados todos os desafios do trabalho remoto, uma coisa é certa: eles não são difíceis de serem vencidos. Por isso, preparamos algumas dicas simples e fáceis para você garantir uma rotina de trabalho remoto mais produtiva, principalmente se você aderiu a essa modalidade recentemente:

Separe um local específico para sua rotina de trabalho:

É fundamental que você tenha um local próprio para fazer suas atividades de trabalho. Se você não tem um escritório para isso, não tem problema, pode adaptar a sua realidade, porém é necessário que você consiga ficar sozinho, e que não existam barulhos no ambiente.

Aproveite para seguir algumas boas práticas que você já exercia na rotina do escritório: uma roupa adequada para trabalhar, um ambiente organizado para o trabalho, etc.

Crie um planejamento com horários e metas:

Muito do sucesso no trabalho remoto está ligado em como sua mentalidade é trabalhada. Você precisa lembrar que está trabalhando, portanto, é necessário um horário de início das tarefas, almoço e término.

Outra dica é manter uma agenda com as tarefas e reuniões, o que para aqueles que trabalham com uma equipe é fundamental. Sugestões de ferramentas de tarefas: calendário da Google, o Asana, Trello e Monday.

Organize suas tarefas pessoais

Para otimizar ainda mais seu tempo, aumentando sua produtividade organize suas tarefas pessoais, estabelecendo horários para descanso, lazer, hobbys e tempo com a família. Isso ajudará seu desempenho e equilíbrio.

Essas dicas vão ajudar você a desempenhar um trabalho remoto mais produtivo, mas existe outro item que faz toda a diferença para a continuidade do trabalho remoto: a segurança e proteção dos dados.

Riscos do trabalho remoto

O trabalho remoto pode envolver muitos riscos, principalmente às informações e dados da empresa. A saber: falhas no sistema que exclui arquivos que não possuem uma cópia segura (backup), o roubo de uma senha (brute force) ou até erros do próprio computador.

Tudo isso pode resultar no roubo das informações confidenciais de uma empresa e consequentemente, trazer grandes prejuízos.

Por tanto, é essencial que a empresa conheça os riscos envolvidos no trabalho remoto, promovendo soluções para mitigar e proteger suas informações.

Ressaltamos esse ponto, pois, além dos prejuízos envolvidos em ataques e vazamentos de dados, temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) que entrará em vigor no mês de agosto, responsabilizando as empresas pela maneira que tratam os dados sensíveis de seus clientes.

O ideal é que, a empresa tenha um plano de Gerenciamento de Riscos elaborado pela equipe ou profissional de TI da mesma, e envolver o trabalho remoto.

Gerenciamento de Riscos em Segurança da Informação: Aprenda TUDO!
O Gerenciamento de Riscos em Segurança da Informação é uma frente de trabalho específica que tem por objetivo identificar os possíveis riscos e reduzir os impactos negativos que eles podem causar, permitindo o tratamento ou aceitando seus efeitos, que por via de regra acarreta em prejuízos financeir…

Como garantir a segurança no trabalho remoto

As medidas para garantir a segurança no trabalho remoto são bem similares as medidas para garantir a segurança da rede da empresa. Como vimos, o primeiro passo é conhecer os riscos e vulnerabilidades. Isso porque, eles serão explorados nos ataques.

Além de conhecer os riscos, utilizar as ferramentas para segurança das informações é essencial. São elas: Firewall, Antivírus, Web Filter, IDS/IPS, Proxy, entre outras. Mas no acesso remoto, uma das ferramentas mais importantes é a VPN.

A VPN é a sigla para Virtual Private Network, traduzido como Rede Virtual Privada, e tem a função de garantir o tráfego de dados de forma segura e, permitir o acesso remoto protegido.

Ela cria um túnel seguro para o tráfego dos dados, dentro deste túnel a conexão é criptografada, assim ninguém pode ver os dados que são carregados, baixados ou enviados.

Descubra mais dicas de segurança para o home office:

Tão importante quanto o uso da VPN são as ações das pessoas que estão no trabalho remoto. É necessário que a postura no horário seja a mesma exercida no ambiente empresarial.

Evitar links e downloads maliciosos, utilização da conta corporativa somente para as ações do trabalho, etc. Pensar antes de clicar ajudará a garantir a segurança no trabalho remoto.

Dicas Extras

Nós da Starti, sabemos que esses dias estão sendo difíceis para todos. Por isso, preparamos esse artigo sobre trabalho remoto e segurança da informação, afinal, devido à pandemia do coronavírus, aderir à quarentena, é a medida mais plausível para garantir a proteção de vidas.

Nossa equipe está trabalhando de maneira remota, para cuidado dos colaboradores e continuidade dos nossos serviços.

Mas, além de ajudar sua empresa a garantir um trabalho remoto mais seguro, queremos deixar aqui dicas de aplicativos que você pode utilizar tanto para fazer as reuniões e videoconferências do trabalho, como para promover chamadas com a família, os amigos, realizar grupos de estudos e debates sobre assuntos relevantes.

Conheças 4 aplicativos gratuitos:

  • Skype
  • Zoom
  • Hangout
  • Telegram

Você pode utilizar esse tempo da quarentena para ser mais produtivo, cuidando tanto da segurança do trabalho remoto como otimizando sua rotina, fazendo uso dessas tecnologias e outros recursos.

Aproveite para fazer também outras atividades relevantes para seu crescimento pessoal nesse tempo. Cuide de sua saúde mental também!

Seja em tempos de pandemia ou não, o trabalho remoto é uma modalidade que cresceu muito nos últimos anos e tende a continuar. Por isso, é fundamental que as empresas cuidem da segurança da informação, para que esse tipo de trabalho seja de fato, vantajoso.

Confira mais conteúdos em nossas outras plataformas:

YouTube | Facebook | Instagram | LinkedIn| Podcast Távola Redonda | Canal no Telegram