Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

“Update or Die!”, afirmou Carlos em um tom repleto de ira.

Carlos é um profissional de TI, responsável pela gestão da tecnologia da informação, o cérebro invisível de qualquer empresa.

A raiva de Carlos tem um motivo: o desinteresse dos gestores quanto às atualizações dos softwares e hardwares da empresa. Ele sabe que as demandas do setor de TI na empresa são quase sempre negligenciadas, e teme os problemas que virão como resultado de tal postura.

O receio de Carlos é fundamentado em fatos. Em 2017, a ausência de updates em softwares ocasionou uma das maiores infecções por ransomware da história. Mais de 200 mil computadores foram afetados pelo WannaCry.

Vulnerabilidades, falhas na operação e queda no desempenho, são alguns dos inúmeros problemas causados pela ausência de updates regulares em softwares e hardwares.

Para ajudar Carlos a convencer os gestores, e você a entender mais sobre este assunto, vamos apresentar:

Update e upgrade: quais as diferenças?

Update é o termo inglês para atualização, utilizado na tecnologia para definir melhorias, um aprimoramento da versão atual do software ou aplicativo, onde incrementações de novas funções e informações são instaladas no sistema.

Já o upgrade é um termo que classifica uma melhoria drástica em um sistema operacional, ou seja, uma mudança de uma versão antiga para uma totalmente nova.

De maneira simples, update define as atualizações em um sistema e o upgrade uma mudança completa.

Essa diferenciação é importante porque, em muitos casos, apenas realizar um upgrade em um software ou hardware não será suficiente para resolver os problemas de performance.

Além disso, quando executado de maneira errada, um upgrade pode ocasionar problemas em vez de trazer melhorias. Imagine você abrindo o motor do seu carro para realizar um “upgrade”.

Você não é um mecânico, e nem tem experiência em motores ou qualquer assunto da mecânica. Quais as chances de você executar um bom upgrade? Da mesma forma, para realizar um bom upgrade em softwares e hardwares, é necessário ter um conhecimento sobre de softwares e hardwares.

Isso posto, é hora de você conhecer quatro razões para manter os updates em softwares e hardwares em dia.

Update de softwares e hardwares: 4 razões para manter em dia

Os updates são executados para resolver problemas de segurança e performance, deixando o desempenho dos programas e máquinas cada vez melhor. Manter as atualizações em dia é uma medida essencial para as empresas evitarem transtornos na operação.

1. Corrigir bugs de software e melhorar o desempenho

A tecnologia pode ser comparada a um rio. O ciclo do rio é constante, o fluxo da água de uma nascente é corrente, portanto, o rio está sempre se renovando. Da mesma forma, a tecnologia também está em constante evolução, sempre melhorando e apresentando novas possibilidades.

Precisamos entender que os softwares quase nunca são lançados em perfeitas condições, porque isso é praticamente impossível, visto que os desenvolvedores não são capazes de mapear, testar e consertar todas as possibilidades pelas quais um programa pode falhar.

Sendo assim, depois que um software é lançado ao público, os milhares de usuários podem utilizá-lo de muitas maneiras. E é aí que os bugs e problemas começam a aparecer.

Como resposta a isso, os desenvolvedores de softwares encontram maneiras de resolver os problemas, lançando os patchs de correções como um update para os softwares.

2. Adicionar ou aprimorar recursos

O segundo motivo também impacta diretamente no desempenho dos programas e máquinas. O update serve para aprimorar alguns recursos do software ou adicionar novas funcionalidades.

Há quem classifique essas atualizações como não essenciais. Mas pense comigo: se você tem um sistema operacional capaz de gerar dez relatórios por dia para os desenvolvedores disponibilizarem um patch novo, se o software for capaz de gerar vinte relatórios, não seria uma ótima melhoria?

Pois bem! O aumento na produtividade é só um dos benefícios gerados pela adição e aprimoramento de recursos em um software.

Além disso, o update em hardwares é essencial para evitar falhas catastróficas nas fontes de alimentação, discos rígidos, etc.

3. Manter os softwares e hardwares compatíveis com outros sistemas

O cenário empresarial utiliza diversos softwares, e ter facilidade em realizar as integrações é um ponto essencial às empresas. Qualquer programa que interaja com drivers de um sistema de computador precisa ser capaz de se comunicar bem com ele.

Os drivers são programas de software que informam o funcionamento dos recursos do computador, como gráficos e som. Quando os softwares estão desatualizados, o funcionamento dos sistemas operacionais podem ser comprometidos.

4. Evitar violações e problemas de segurança

A última razão é a mais importante de todas: a segurança.

Manter uma rotina de update de softwares e hardwares é uma medida de prevenção, capaz de evitar que as vulnerabilidades de segurança sejam exploradas por cibercriminosos.

Os crackers gastam muito tempo procurando brechas em produtos e softwares mais utilizados. Essas vulnerabilidades permitem que eles infectem os sistemas de computadores, sequestrando dados, violando privacidade e obtendo informações.

Sem update hoje, sem segurança amanhã!

Uma empresa que se preocupa com a segurança está pensando em sua sobrevivência no mercado.

Por isso, quando falamos em segurança, nenhuma brecha pode ser ignorada, e a ausência de updates em softwares e hardwares é mais que uma brecha; é praticamente um 'Grand Canyon na TI'.

A empresa norte-americana Equifax, atuante no segmento de gestão de crédito, sentiu na pele o estrago que softwares e hardwares desatualizados podem fazer. Em 2017, a organização sofreu um ciberataque que comprometeu seus sistemas.

No ocorrido, dados de mais de 147 milhões de consumidores americanos foram comprometidos. A violação deu-se devido a uma falha no sistema de segurança, que poderia ter sido corrigida dois meses antes, caso a empresa estivesse em dia com as atualizações dos softwares.

Algum tempo depois, no decorrer das investigações, as notícias revelaram que as práticas e políticas de segurança da empresa estavam desatualizadas. Além disso, a empresa não executava medidas básicas de proteção.

No ano de 2019, a Equifax fez um acordo para pagar aproximadamente 650 milhões de dólares ao governo dos Estados Unidos por conta do vazamento de dados, segundo as notícias da Computerworld.

A ausência de updates, que parece inofensiva, hoje, pode se transformar em um dos maiores problemas, amanhã.

Descubra mais razões para manter os update em dia, ouça o sétimo episódio do Távola:

Update em softwares e hardwares: o que considerar no processo?

Após entendermos a importância do update, é fundamental que saibamos quais pontos considerar nesse processo. Assim, o processo de atualização é feito corretamente, evitando possíveis transtornos.

  • Disponibilidade: o sistema possui estabilidade?

Os sistemas precisam ter estabilidade, garantindo disponibilidade contínua para os colaboradores e também aos gestores de TI. Os sistemas de nuvem ajudam na garantia dessa etapa, pois os servidores e serviços funcionam com redundância de camadas.

  • As soluções são adaptáveis e sustentáveis?

Conhecer o cenário e as necessidades da empresa é fundamental para que os updates e upgrades sejam realizados corretamente. Nessa etapa, é necessário considerar a flexibilidade das soluções implementadas e suas melhorias.

A possibilidade de personalização das ferramentas, de acordo com as necessidades da empresa, faz toda a diferença. Investir bem é investir em soluções que atendam às demandas da organização a longo prazo.

  • Update realizado: como ficam os acessos?

Essa é a última etapa, e precisa ser considerada com cuidado. Quem realizará, e como serão feitos os acessos às novas versões e recursos dos sistemas? Os processos de melhoria precisam ser considerados em todas as etapas.

É importante que o domínio e controle do sistema sejam feitos de forma integral e autônoma, por parte da empresa.

Verificar todas essas etapas garante que o processo de atualização e melhoria seja executado de maneira inteligente e eficaz, evitando dores de cabeça.

Lembre-se: “As pirâmides do Egito e a Grande Muralha da China foram construídas para durar para sempre. Hardwares e softwares não.” - Ty Mesquita

Conclusão

Os updates são parte da gestão de TI, por isso, empresas que desejam manter a operação em dia, evitando problemas, devem possuir updates regulares em sua política de segurança.

Desta forma, dores de cabeça, como a que Carlos está sentindo agora, serão evitadas. Esperamos que esses gestores optem por não pagar para ver.

Por falar em ver, aproveite que chegou até o fim desse artigo e confira outros conteúdos:

Apresentação de projetos: como mostrar resultados de TI?
SaaS, PaaS, IaaS: quais as vantagens de cada um?

Acompanhe-nos em outras plataformas e tenha acesso a conteúdos semanais:

Fontes

EVEO | Computerworld