Com o crescente número de processos automatizados, trabalhamos quase sempre dependendo da internet e dos recursos tecnológicos. Pensando nisso, preparamos um post especial para falar sobre firewalls de segurança.

A importância de falarmos sobre firewalls

admfirewall

Temas como esse devem ser divulgados na produção de conteúdos informativos, tanto para usuários domésticos quanto para empreendedores que trabalham dependendo de sistemas e da rede mundial de computadores. Essa prática auxilia na prevenção da perda de dados, invasão de hackers e outras ações nocivas que podem comprometer a segurança de suas redes.

Quer saber o que é firewall e como ele pode proteger sua rede e banco de dados? Acompanhe este post e confira 12 perguntas e respostas sobre essa ferramenta!

1. O que é um firewall?

admfirewall

O firewall pode ser um software (programa instalado) ou hardware (dispositivo externo) e ambos funcionam como uma espécie de barreira que protege os dados e acessos de redes corporativas e de uso doméstico.

Para entender melhor, escrevemos o maior artigo do Brasil sobre FIREWALL, leia agora!

2. Para que serve um firewall?

admfirewall

O uso de um firewall garante mais segurança em sua rede, impedindo que softwares de natureza duvidosa comprometam a segurança das informações de um computador. Com a utilização deste recurso, você está protegendo não somente sua empresa, mas também clientes, fornecedores e outros parceiros de negócio.

3. O que faz um firewall?

admfirewall

Um firewall impede que as redes de computador sejam invadidas, bloqueando o recebimento de arquivos nocivos e que não estejam devidamente especificados nas regras e configurações estabelecidas como seguras.

4. O que não faz um firewall?

admfirewall

O firewall não protege sua máquina contra riscos vindos de programas baixados pelo próprio usuário, assim como não impede que programas de e-mail baixem spam e, por último, não preservam o computador, caso sejam criadas conexões indevidas e de risco.

5. Como escolher um firewall?

admfirewall

Para escolher um firewall,* é necessário conhecer bem as informações técnicas do seu computador, como estrutura de rede e o sistema operacional utilizado. Com base nessas informações, é possível determinar com mais precisão qual tipo de firewall é mais indicado para o seu caso.

6. O que um bom firewall deve disponibilizar?

admfirewall

Antes de escolher entre uma versão gratuita ou paga, conheça as principais utilidades que um bom firewall deve apresentar:

  • Controle sobre o Skype;
  • Controle sobre a rede da empresa;
  • Controle sobre a navegação;
  • Controle sobre os e-mails.

7. Quais são os outros tipos de firewall disponíveis?

admfirewall

Packet filtering

Oferece nível significativo de segurança com dois tipos de filtragem, estatístico e dinâmico.

Proxy Services

Por lidar com um grande número de informações, são instalados em servidores mais potentes, atuando como um intermediadores entre uma rede, ou computador e outra rede.

Stateful Inspaction

Trabalha analisando dados em busca de padrões similares aos estabelecidos por suas regras, sendo também considerado como uma evolução dos filtros dinâmicos.

No artigo Guia Definitivo sobre Firewall falamos melhor sobre o assunto.

8. Quais são as razões para investir em um firewall pago, como o AdmFirewall?

admfirewall

Na maioria das vezes, o investimento é a forma mais segura de trazer *softwares *de proteção com maior qualidade e desempenho para os computadores, principalmente os de uso corporativo. Conheça as principais razões para adquirir um firewall pago:

  • Proteção contra hackers;
  • Proteção de arquivos;
  • Monitoramento dos dados enviados e recebidos;
  • Detecção do uso indevido da internet;
  • Segurança dos dados mais sigilosos;
  • Gestão completa dos recursos de internet e redes.

9. O que minha empresa ganha com o uso do AdmFirewall?

admfirewall

  1. Por meio do controle do uso de Skype, os gestores têm meios de saber quais colaboradores estão *online *em determinado momento, conhecendo assim possíveis causas de perda de produtividade nos setores ou entre determinadas equipes;

  2. Com o controle da rede, há facilidade na identificação de atividades indevidas na conexão que podem ser facilmente rastreadas pelo gerenciamento de IP. Essa prática, por si só, já é um alerta para que funcionários não acessem páginas e conteúdos que não estejam ligados ao seu trabalho e à sua respectiva função;

  3. Com o AdmFirewall, é possível obter essas e outras vantagens com mais proteção contra ataques cibernéticos.

10. O que é melhor: AdmFirewall ou um firewall gratuito?

admfirewall

Para saber a resposta, primeiro temos que entender a necessidade do usuário e também conhecer bem algumas características mais específicas de seu computador, como estrutura de rede, sistema operacional, dentre outras.

No caso de empresas e instituições privadas que possuem em sua rede um arsenal extenso de informações, sempre é bom optar pelo AdmFirewall.

11. Quais são os outros benefícios que o AdmFirewall pode trazer?

admfirewall

  • Meios de identificar comportamentos inadequados na rede: com o AdmFirewall, líderes terão meios para gerenciar os acessos na web, garantindo que o uso indevido de redes sociais e outras plataformas na internet não comprometam o desempenho da equipe e o alcance das metas setoriais;

  • Relatórios automatizados: outro ganho é na geração de relatórios específicos que traçam os principais sites visitados pelos seus colaboradores;

  • Identificação do perfil do funcionário: essa vantagem pode ser uma boa maneira de aprender a lidar com os funcionários de sua empresa, por meio da identificação de comportamentos na web;

  • Velocidade na conexão: por meio da gestão de *links *de internet e pela distribuição entre os usuários, é possível fazer certas restrições que possam gerar sobrecarga na rede;

  • Detecção e prevenção de intrusos: a barreira de proteção serve para bloquear os acessos indevidos e maliciosos nos computadores de seu local de trabalho;

  • Conexão segura: com a proteção dos dados e bloqueio de acessos indevidos as redes e computadores da empresa estarão mais seguros, oferecendo mais tranquilidade na gestão de seus dados.

12. Quais as desvantagens de usar uma versão gratuita de firewall em vez de optar pelo AdmFirewall?

admfirewall

Além de serem pouco práticos na instalação e configuração, as versões gratuitas deixam muito a desejar no suporte. Outro inconveniente é que, para quem não é especialista no assunto, esse tipo de firewall pode ser de difícil instalação e configuração.

Experimente o AdmFirewall por 30 dias GRÁTIS!

admfirewall