Os crimes virtuais são um tipo de delito praticado exclusivamente pela internet e que se enquadra nas ocorrências descritas no Código Penal Brasileiro, tendo como consequência punições como prisão, pagamento de indenizações e outros.

A sociedade hoje ainda está carente de uma legislação específica sobre o assunto, pois tudo precisa ser adaptado do Código já existente. Mas isso não significa que você não pode começar a se proteger desde já.

Descubra neste post como se prevenir dos mais variados tipos de crimes virtuais:

Só utilize redes Wi-Fi seguras

wi-fi seguro

Ao acessar redes Wi-Fi públicas, sejam elas abertas ou protegidas por códigos, lembre-se de que sempre podem estar interceptadas, o que significa que alguém pode estar monitorando sua conexão, aguardando por informações valiosas que possam ser usadas em casos de chantagem, um software espião estar esperando para roubar a senha de seu Internet Banking, entre outros.

Mesmo gastando seu pacote de dados, é preferível acessar a internet com rede própria para evitar problemas futuramente.

Utilize um antivírus

antivirus

Manter seu computador de mesa, notebook, tablet ou celular limpo de vírus e outros tipos de programas maliciosos é vital para a saúde do dispositivo e dos seus dados.

Esses malwares podem deixar sua máquina lenta, impedi-lo de acessar seu conteúdo, roubar dados pessoais e bancários, entre outros.

Mantenha um bom antivírus atualizado, com recursos de escaneamento para que qualquer item novo seja reconhecido (seja baixado da internet ou proveniente de pen drives e outros) e haja a correta eliminação de ameaças.

Atualize o sistema operacional

sistema operacional

Sistemas operacionais, tanto de desktops quanto de dispositivos móveis, podem apresentar falhas e é por isso que, muitas vezes, os programas maliciosos conseguem acessar sua máquina.

Atualizar o sistema operacional logo que sai uma nova versão é fundamental, pois ela corrige essas falhas, o que impede que novos ataques aconteçam e algo ruim se instale em seu dispositivo.

Opte por sites seguros para transações financeiras

transações financeirasSempre que for realizar alguma compra online, procure sites que tenham boa reputação, sejam recomendados por pessoas que já efetuaram diversas compras neles e não tiveram problemas.

Outro fator importante nesse momento é avaliar os comentários, preste atenção ao que as pessoas estão falando para saber se está tudo certo.

Faça backups constantes ou guarde seus arquivos em nuvem

arquivos em nuvem

É interessante ter cópias dos seus arquivos, por isso, um backup programado é uma medida importante de prevenção.

Além disso, se ainda não trabalha com arquivos em nuvem, é uma boa ideia começar a pensar para que num futuro fique livre de fazer backups constantes. Essas são só algumas medidas que vão torná-lo menos vulneráveis a crimes virtuais.

É importante ter bom senso também. Sempre que for acessar algo e desconfiar, evite. Peça a opinião de quem costuma entrar nesses sites para evitar ser vítima de mais um crime virtual.

Vale ressaltar que mesmo não havendo legislação específica sobre o assunto, quando um crime virtual é praticado utilizando um computador para atos de violência e delitos, os praticantes são enquadrados no Código Penal e a punição é feita da mesma forma.

Baixe aqui o e-book com 7 passos para proteger sua empresa de ataques cibernéticos!

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua dúvida ou colocação nos comentários que logo responderemos!

cabecalho_e-mail--2--3