A otimização em diversos setores, processos e atividades dentro de uma organização pode ser considerada a mola propulsora do negócio, quando ele já está corretamente implementado e em plena operação. Por isso, os empreendedores e gestores, de modo geral, têm como meta constante conseguir encontrar meios de estimular seus funcionários e conseguir produzir bem mais e melhor, gastando-se bem menos recursos e tempo. Aumentar a produtividade dos funcionários está na pauta do dia em qualquer empresa, e você pode ver dicas de como conseguir isso a seguir.

Atividades que atrapalham a produtividade no trabalho

Reuniões desnecessárias, desorganização e o adiamento de tarefas estão entre os comportamentos que podem atrapalhar a produtividade e o bom desempenho no ambiente de trabalho. Uma pesquisa da empresa CarrerBuilder identificou esses e outros comportamentos que podem interferir na produtividade de uma equipe ou de funcionários individualmente. De acordo com a vice-presidente de recursos humanos da CareerBuilder, “é importante ser organizado e designar o tempo para trabalhar em diferentes projetos. Minimizar as interrupções e deixar a comunicação pessoal para a hora de almoço ou descanso. Essas atitudes podem ajudar a colocar mais tempo e força no dia de trabalho”.

Quer mais dicas para aumentar a produtividade no trabalho? Continue lendo este artigo.

Resolva os problemas pessoais e interpessoais

Funcionários que chegam atrasados no local do trabalho, prorrogações na entrega de tarefas e desentendimentos entre seus colaboradores são algumas das primeiras coisas que devem ser decididas, a fim de aumentar a produtividade no trabalho. É muito importante que o gestor se reúna com os colaboradores, conte-lhes as novas metas da empresa e promova o bom fluxo de trabalho, criando um ambiente de bem-estar e harmonia para todos que trabalham lá.

Explique claramente metas e objetivos

É preciso mostrar o plano estratégico da empresa para os próximos meses e anos, sem deixar dúvidas para os talentos que vão colocá-las em prática. Afinal, a boa atuação do time depende imediatamente de se saber o que fazer. Comunique-lhes metas, objetivos de longo prazo e os respectivos prazos, de modo que eles possam se envolver mais e desempenhar suas funções da melhor forma possível.

Padronize e automatize as operações

Criar padrões para tarefas e atividades dentro da empresa significa dizer que as pessoas terão um modelo para se pautar na hora de cumprir os afazeres para os quais foram delegadas, de modo que haverá menos retrabalho e as tarefas desnecessárias serão cortadas. E se houver a oportunidade de automatizar diferentes operações, ocorrerá a consequente redução dos erros e muito mais agilidade no cumprimento dos serviços e na prestação de atendimentos aos seus clientes. Neste sentido, os softwares e plataformas que ajudarão em tal expediente devem ser apreciados como investimentos, e não como despesas corporativas.

Estimule a organização do ambiente de trabalho

Se os espaços laborais estiverem limpos e arrumados, todos os objetos de trabalho e materiais importantes serão mais facilmente acessados e encontrados. Um ambiente organizado permite melhor fluxo de atividades e otimiza as rotinas, além de estimular a disposição e a sensação de bem-estar, equilíbrio e entendimento.

Reduza os tomadores de tempo

Chamadas muito longas, tempo perdido vendo a internet, joguinhos no smartphone… Existem diversos tomadores de tempo que afastam as pessoas da atenção ao que é mais importante e que deveriam estar realizando na jornada de trabalho. É claro que a extrema pressão não colabora para a produtividade no trabalho, e é preciso ter momentos de lazer e descanso. Mas se o gestor puder monitorar o uso da internet e a quantidade e duração das ligações, saberá proporcionar melhores feedbacks para seus colaboradores.

O incremento da produtividade no trabalho, a automação de certas operações e os investimentos alocados em setores estratégicos poderão fazer com que sua empresa cresça ainda mais rápido do que sua expectativa.

Como você tem cuidado desses aspectos e, principalmente, do rendimento do time que trabalha colaborando com sua organização?

A Starti pode te ajudar a melhorar a produtividade da sua equipe monitorando e controlando a internet e serviços como Skype, com o AdmFirewall, e oferecendo melhorias na gestão e controle de sua telefonia com o AdmVoice. Temos uma equipe capacitada para te auxiliar em todos os processos e tirar todas as suas dúvidas! Entre em contato com a gente 😉

cabecalho_e-mail--3--4