A tecnologia da informação nas empresas deixou de ser uma atividade apenas de acompanhamento e com pouca importância.

O mundo corporativo está cada vez mais globalizado — e isso só foi possível graças à evolução tecnológica, que permitiu uma completa difusão da informação.

Tudo o que a sociedade consumidora pensa, necessita ou vislumbra é criado, produzido e vendido pelas grandes corporações mundiais.

Já não existem intervalos de tempo significativos de uma invenção para outra. O telefone (smartphone) é um bom exemplo disso: a cada ano, surgem novos modelos e inovações, sendo que falar é apenas um dos mínimos recursos.

O mais importante é que a tecnologia da informação é uma grande ferramenta de apoio a outras áreas e traz diversos benefícios para cada setor da organização.

Neste artigo, mostraremos 6 vantagens que tal recurso pode trazer para as empresas.

Quer saber mais? Continue a leitura e confira!

1. Aumento da produtividade

Um dos benefícios mais claros da implantação de uma estrutura sólida para a tecnologia da informação é reduzir ao máximo os trabalhos manuais.

Por meio do trabalho dos profissionais de TI, a empresa consegue automatizar a maioria dos processos e simplificar atividades que, devido à falta de tecnologia, eram mais demoradas.

Além disso, a coleta, a manutenção e o manuseio de dados são essenciais para o sucesso de qualquer empresa.

E apenas tendo um departamento de tecnologia trabalhando para a organização é possível exercer tais funções corretamente.

Ou seja: o aumento da produtividade vem da consistência e da segurança que a tecnologia da informação oferece para os outros setores desenvolverem suas atividades.

Funcionando da forma correta, o TI consegue melhorar a rotina de todos os colaboradores da companhia.

2. Aperfeiçoamento da comunicação

O time de TI é responsável pela escolha dos canais de comunicação corretos e a garantia do funcionamento de cada um.

Isso faz com que a interação entre todos os setores e colaboradores da empresa seja ágil, tornando a resolução de problemas e a tomada de decisões mais rápidas.

Entre esses canais, podemos citar os serviços de e-mail, os aplicativos de mensagens, a sincronização de agenda, os chats e outros que necessitam de acompanhamento para terem funcionalidades e segurança da informação garantidas.

O TI também garante que videoconferências sejam realizadas com pessoas distantes geograficamente, diminuindo despesas com viagens e hospedagens — além de outros gastos gerados por um deslocamento.

Não apenas a comunicação será aperfeiçoada, como também será possível uma redução de custos.

3. Melhoria na interação com os clientes

Talvez essa seja a melhor e mais importante consequência de se investir na tecnologia da informação nas empresas.

O mundo corporativo vive em função de melhorar a comunicação e a experiência do cliente e, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, essa interação pode ser sempre aperfeiçoada.

Veja algumas vantagens que o TI de uma empresa pode oferecer para melhorar a comunicação com seus consumidores:

  • criar apresentações dos produtos e serviços para os clientes;
  • ajudar a tornar mais chamativas campanhas institucionais;
  • publicar de forma mais fácil e abrangente as campanhas de marketing;
  • trabalhar o banco de dados para manter contato com os consumidores;
  • auxiliar na construção dos perfis de potenciais clientes.

Estas foram apenas algumas das dezenas de maneiras que o TI pode trabalhar para a melhoria da interação com os consumidores e o seu público-alvo.

Além disso, outras ferramentas (como o Big Data) podem ser utilizadas para entender o comportamento do consumidor e desenvolver soluções específicas, melhorando os resultados e aumentando o engajamento.

4. Maior segurança na informação

Com um departamento de tecnologia estruturado, a segurança digital da empresa está garantida.

Se os dados e as informações digitais têm papéis fundamentais para a implantação de estratégias e melhorias nas organizações, protegê-los se tornou essencial.

Os profissionais de TI são os mais indicados para auxiliar, indicar ou mesmo instalar os antivírus ou firewalls necessários para garantir a integridade dos dados obtidos.

Só assim é possível se prevenir de ataques cibernéticos e até do mau uso interno da rede de computadores.

Além disso, o departamento de TI é responsável por realizar programações de backups periódicos do sistema.

Isso é necessário para recuperar informações importantes caso haja algum contratempo ou até mesmo para promover uma recuperação total, mediante uma invasão de sistema.

5. Aumento da disponibilidade do sistema

Como citado, a atuação do TI garante maior integridade ao sistema interno da empresa, diminuindo quedas, lentidão e mau funcionamento.

O reflexo desse trabalho é que se cria um ambiente mais organizado, assertivo e eficaz.

Com isso, a disponibilidade das informações importantes aumenta de forma considerável.

Tais dados podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar pelos funcionários responsáveis e credenciados. Todo esse processo traz grandes vantagens, como:

  • organização da rotina;
  • sincronização do sistema com os objetivos de cada setor;
  • expansão das funcionalidades do sistema, visando ao aumento da produtividade;
  • acesso à informação de forma mais fácil, entre outros.

6. Auxílio no setor fiscal e financeiro

Já faz muito tempo que o setor fiscal e financeiro das empresas não tem nada a ver com a tecnologia do sistema.

Hoje, todas as operações financeiras — que vão desde o pagamento de colaboradores até a medição do fluxo de caixa — são realizadas a partir de dados digitais.

E, quanto maior a companhia, maior será a quantidade de dados neste sentido.

Consequentemente, se torna uma missão “ingrata” manter e manusear todas essas informações digitais sem nenhum acompanhamento especializado.

Entre as soluções mais utilizadas pela tecnologia da informação para auxiliar os setores financeiro e fiscal, estão:

  • backups de informação em nuvem;
  • softwares para controle financeiro;
  • ERPs (Sistema de Gestão Empresarial) para acompanhamento fiscal;
  • programas para tradução de dados e relatórios de leitura.

Mensurar o grau de importância da tecnologia da informação nas organizações é uma tarefa muito difícil, pois, como você pôde observar, ela atua de forma plural, colaborando de forma direta e indireta com os mais diversos setores, garantindo segurança e disponibilidade e automatizando processos.

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