Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

As tecnologias inovadoras, que trabalham aliadas ao seu negócio, de forma integrada, buscam a otimização de processos vital para qualquer empresa, independente do ramo em que ela atua.

Quando pensamos nas pequenas e médias empresas, que, em tese, enfrentam maiores dificuldades que as grandes, ficam ainda mais evidentes a necessidade de investimentos de modo a acompanhar o ritmo acelerado do mercado.

De acordo com dados divulgados pela Microsoft, as PMEs são responsáveis por mais de 40% do PIB — um valor considerável. E crescem proporcionalmente à adoção de tecnologias inovadoras: quanto mais se investe em ferramentas de gestão, maior é a taxa de desenvolvimento empresarial.

Confira as principais tecnologias inovadoras que estão tomando conta do mercado e ajudando na consolidação de empreendimentos 😉

Cloud computing

O sistema de computação na nuvem é uma tecnologia que certamente veio pra ficar. Assim como nas grandes corporações, as PMEs enxergam nessa ferramenta, mais barata que as tradicionais, uma oportunidade de otimizarem seu espaço.

Não são mais precisos grandes espaços físicos para servidores e nem potentes máquinas para armazenar todos os dados e programas da empresa. Agora, tudo pode ser feito de forma online, integrada.

Automação de marketing

A automação de marketing é uma poderosa ferramenta de controle e gestão da informação nas PMEs, principalmente quando alia o digital com inteligência de mercado e ações de CRM.

Com uma abordagem baseada em dados, um sistema automatizado permite agilizar e potencializar processos.

Big Data Analytics

A análise e disponibilização de dados é uma importante ferramenta de gestão que tem sido difundida com o passar dos anos. Especialistas da IBM apontam que 2015 seja um divisor de águas no uso das informações a favor das pequenas empresas.

Gestão de conteúdos

O trabalho de marketing de conteúdo não é um conceito novo, mas se consolida como uma importante estratégia, especialmente para as pequenas empresas que, em sua maioria, trabalham com recursos limitados para investimentos em publicidade e relacionamento com os clientes.

A gestão de conteúdos consegue dar visibilidade para as empresas, de forma segmentada, otimizando a verba disponível, gerando resultados interessantes.

Dispositivos inteligentes

Uma oportunidade e tanto para as PMEs se destacarem no mercado é com a adoção de dispositivos inteligentes, sincronizados.

De sites integrados com aplicativos a maquinetas de autoatendimento, as pessoas estão cada vez mais suscetíveis às tecnologias inovadoras aliadas ao consumo.

Pagamento por celular

Alguns bancos já possibilitam que os clientes façam transações sem cartões nas máquinas de autoatendimento e, agora, o mercado tem caminhado para viabilizar de forma mais ampla o pagamento de serviços através do celular.

Companhias de táxis, restaurantes, cinemas e outros prestadores já têm disponibilizado o serviço ao consumidor. A utilização no Brasil ainda é tímida, mas certamente é um caminho que tende a crescer: o volume de usuários de smartphones é crescente e a confiança em comprar online também.

Impressão 3D

Pequenas e médias empresas estão tendo uma facilidade maior de acesso às impressoras 3D, que são ótimas ferramentas para avaliação prévia de um produto. Joalherias, confeitarias, produtores de peças, dentre outros segmentos, já têm lançado mão deste dispositivo.

Mercado de Capitais

Como alternativa para o tradicional mercado de empréstimos bancários, uma solução crescente nas PMEs tem vindo do Mercado de Capitais.

Antes, utilizado apenas por grandes empreendimentos, os mercados alternativos têm sido uma excelente opção para que pequenas e médias empresas possam capitalizar recursos viabilizando o seu crescimento e expansão comercial.

Comércio online

Já tradicional com os grandes negócios, as pequenas e médias empresas encontram no mercado online uma oportunidade e tanto de crescimento e expansão.

As pequenas empresas se voltarão para abrir as interfaces de programação de aplicativos projetados para simplificar o processo de vendas e relacionamentos a partir de dispositivos conectados à internet.