Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Você conhece a telefonia digital, ou VoIP? Se não, conhecerá em breve. VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite que uma chamada telefônica seja transformada em sinais digitais e transmitida através da internet.

Isso quer dizer que a comunicação por telefone como conhecemos, deixará de existir. A telefonia analógica dará espaço à telefonia digital, facilitando a troca de informações e diminuindo seus custos.

Infelizmente, até o momento os investimentos em telefonia VoIP foram menores do que o esperado. Já temos toda a tecnologia necessária, que foi aprimorada ao longo dos anos, mas só agora as grandes operadoras estão migrando para a telefonia digital. Porém, o mercado está positivo em relação a essa mudança, e a expectativa é um crescimento de 18% até 2017.

A tendência do futuro é indispensável para sua empresa. Confira o novo e-book gratuito!

Quais as vantagens da telefonia digital?

A maior delas está na convergência das informações. Por meio do VoIP é possível se comunicar por texto, voz e vídeo, seja em seu smartphone, tablet, PC ou qualquer outro aparelho conectado à rede.

Hoje em dia, vemos isso acontecer o tempo todo com videogames, que não são mais usados só para jogar, e TVs que têm multifuncionalidade. Normalmente, a comunicação na rede é feita por meio de programas gratuitos, como Skype, Google Talk, Facebook e Whatsapp.

A telefonia VoIP já está em nossas vidas há muito tempo. E agora, com o avanço e expansão da banda larga no mundo inteiro, só tem a crescer no mercado da comunicação. Confira os serviços que a telefonia digital pode oferecer:

  • Chamadas telefônicas gratuitas;
  • Videochamadas e conferências gratuitas;
  • Mensagens de texto;
  • Identificador de chamadas;
  • Reencaminhamento de chamadas;
  • Compartilhamento de dados e informações.

Por que adotar o VoIP em minha empresa?

A convergência de informações já é realidade para grande parte dos usuários da rede atualmente. Mas, para empresas, o processo têm sido um pouco diferente. Isso acontece porque, quando falamos nos sistemas operacionais que funcionam nos aparelhos celulares e outros, falamos de sistemas gratuitos, que não oferecem a segurança necessária para as informações de uma empresa.

Para isso, é necessário que a parte interessada contrate uma operadora de telefonia especializada em IP, que garanta a segurança e disponibilidade do serviço. É por esse motivo que as empresas precisam fazer um investimento inicial para migrar da telefonia analógica para a telefonia digital. Uma aplicação com o retorno muito rápido, já que no terceiro mês de uso é possível ver a economia nas contas.

Além disso, o VoIP é um ótimo meio de melhorar a comunicação interna e externa de sua empresa. Isso porque ele vai disponibilizar uma comunicação ágil, eficiente e segura para todos. Seja entre a equipe de trabalho ou com os clientes, o VoIP vai ajudar a estreitar os relacionamentos e aumentar a produtividade de sua empresa.

É por todas essas vantagens e facilidades que o VoIP é sim a tendência do futuro quando falamos em comunicação empresarial. Não é à toa que esse uso está em crescimento exponencial em todo o mundo.

Ainda tem dúvidas sobre a telefonia VoIP? Entre em contato com a equipe de consultores da Starti, eles estão disponíveis para responder todas as suas dúvidas. Aproveite, é gratuito!