Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

A cibersegurança tornou-se uma peça indispensável para a sobrevivência das empresas no Brasil e ao redor do mundo.

No cenário mundial, pequenas empresas pagam até US$ 1 milhão para escapar das ameaças de hackers, como apontou um recente estudo do Identity Theft Resource Center.

Já no Brasil, os dados da Check Point Software apresentaram um aumento de 62% nos ciberataques semanais contra empresas brasileiras em 2021.

Os custos das ciberameaças poderão ser sentidos até o fim deste ano, já que os prejuízos causados nas empresas em todo o mundo pelo cibercrime devem ser três vezes o valor do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro - US$ 6 trilhões.

Além de reforçar a importância da cibersegurança, tais dados levantam alguns questionamentos:

Quais fatores geram essa insegurança digital no Brasil? Como responder a essas demandas? Qual será o futuro da segurança?

Vamos juntos descobrir as respostas para esses questionamentos.

O problema da segurança no Brasil

Sabemos que o cenário digital está repleto de riscos, ameaças para os dados e informações, bem como à reputação das empresas.

Somos um país extremamente vulnerável no quesito cibersegurança, ocupando a quinta posição no ranking dos países mais afetados pelo cibercrime.

Os maiores desafios para a cibersegurança no Brasil são: custos, vagarosidade e falta de oportunidade por parte do setor público e privado.

Nos últimos anos ocorreram ações por parte do poder público em direção à conscientização e adesão às medidas de segurança, como a criação do Marco Civil da Internet (2014) e a Lei Geral de Proteção de Dados (2018).

Apesar dessas leis sinalizarem avanços em direção à segurança por parte do setor público, elas ainda são desproporcionais ao cenário de instabilidade que enfrentamos.

No setor privado, não existem muitas diferenças; apesar de existir um investimento maior em cibersegurança, ele ainda é insuficiente. Como apontou a pesquisa da EY Global Information Security Survey: somente 2% das companhias brasileiras acreditam possuir um sistema de segurança de informação adequado e eficaz.

Por fim, os custos. Muitas empresas ainda enxergam os investimentos em cibersegurança como um custo difícil demais de lidar.

Entretanto, essa dificuldade, em relação aos custos, esconde outros fatores, como a falta de profissionais preparados para as demandas de cibersegurança e soluções internacionais, em níveis elevados, para empresas de pequeno e médio porte.  

Diante desse cenário, surge o seguinte questionamento:

Como podemos responder a essas demandas?

Nós acreditamos que o Brasil precisa ser mais seguro, com empresas mais resilientes aos riscos digitais.

Como desenvolvedora, no mercado de segurança da informação, focada em fortalecer pequenas e médias empresas, entendemos que o caminho para a transformação deste cenário de insegurança depende muito daqueles que estão na base, no atendimento dessas empresas brasileiras: os prestadores de serviços de TI e MSPs.

Por isso, trabalhamos  para fortalecer a comunidade desses profissionais, para educar pessoas e empresas e para elevar o nível de conhecimento dos prestadores de serviços de TI.

Assim nasceu a The Starti Conference - a maior conferência anual de cibersegurança, gestão e negócios, voltada aos prestadores de serviços de TI e MSPs que atuam no mercado das PMEs no Brasil.

Uma imersão desenvolvida para elevar o nível de maturidade da cibersegurança no mercado brasileiro, ajudando no fortalecimento da comunidade dos profissionais de TI.

Em sua 3ª edição, o evento instiga os participantes a pensarem sobre o futuro da segurança no Brasil, indo além das ferramentas e da maneira reativa na prestação de serviços, trabalhando de maneira estratégica.

Inteligência estratégica

No mundo da cibersegurança, é importante saber prever o futuro. Mas, isso não significa saber ler uma bola de cristal, e sim executar uma inteligência estratégica na prestação de serviços de segurança.

Cada mudança tecnológica traz um novo desafio de segurança. É importante que profissionais que desejam empreender na área se autoquestionem: seus negócios e suas estratégias são sustentáveis a longo prazo?

É hora de conhecer a segurança do futuro, encarando que as antigas respostas não funcionarão contra as novas ameaças.

Neste cenário, a The Starti Conference 2021 propõe um aprimoramento da entrega de segurança no mercado, capaz de lidar com essas novas estratégias e de responder a um presente tão vulnerável.

Para que essa imersão seja completa, convidamos grandes especialistas do mercado.

Os especialistas

A The Starti Conference 2021 será realizada em duas trilhas: Gestão & Negócios e Segurança & Privacidade. Para tal, convidamos grandes nomes do mercado, a saber:

  • Claudio Martinelli, Diretor de Marketing Latam da Kaspersky, apresentará os caminhos de proteção contra as novas ameaças cibernéticas.
  • Arthur Sabbat, Diretor do Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), apresentará um panorama sobre a ANPD e o cenário da privacidade e proteção de dados no Brasil.
  • Diretor de sucesso do cliente para segurança cibernética da Microsoft, Marcello Zillo, estará presente na TSC/2021, apresentando as tendências mais recentes em segurança cibernética.
  • Chefe de sucesso e atendimento ao cliente na AXUR, Luciana Teles é professora especialista em sucesso e relacionamento com o cliente. Com seu olhar analítico e estratégico, apresentará os caminhos para aumentar a percepção de valor e a satisfação do cliente.
  • Há 12 anos atuando como Diretora Regional EXIN, com carreira internacional, Milena Andrade é especialista em SLA e estratégia de TI. Em sua participação na The Starti Conference 2021, Milena mostrará um overview de certificações do mercado da tecnologia e cibersegurança.

Esses são alguns dos grandes nomes que estarão presentes na TSC/2021.

Levaremos até você uma experiência única, com uma feira de negócios completa, coffe break, espaço para networking, talks com especialistas e certificado digital após o evento.

A TSC/2021 será presencial, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, determinados pelos órgãos de saúde competentes do Estado de São Paulo.

O evento ocorrerá no dia 10 de dezembro, das 08h às 19h, no Espaço Fit Eventos - Unidade Nações Unidas, São Paulo/SP.

Agora é a hora de garantir a sua participação na maior imersão de cibersegurança, gestão e negócios do Brasil. O segundo lote já está aberto com um preço exclusivo, para você não ficar de fora.

Clique no banner abaixo e garanta já a sua vaga:

Banner-blog

Acompanhe-nos nas redes sociais e tenha acesso a conteúdos semanais e todos os preparativos para a TSC/2021: