Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Controlar a banda de internet na empresa é uma das maneiras mais eficientes de garantir que a conexão está sendo bem distribuída, ou seja, de acordo com as necessidades de cada setor ou colaborador.

Quando a conexão de internet não é distribuída pensando na função de cada área ou profissional, outros funcionários podem ter suas atividades prejudicadas por causa da falta ou oscilação constante no sinal.

A sua empresa ainda não aderiu ao controle de banda larga?

No artigo de hoje, você vai conhecer as opções mais usadas no mercado e, em seguida, você poderá avaliar qual atende melhor as necessidades da sua companhia e investir nessa prática.

O que é controle de banda?

O controle de banda é uma maneira de gerenciar como a internet será usada dentro da empresa. É muito utilizado para garantir que a internet seja entregue aos colaboradores de acordo com suas necessidades.

Mas como avaliar as necessidades da minha equipe?

Você pode listar quais sites cada área costuma acessar e quanto cada portal exige da conexão de internet da sua empresa. Por exemplo, algum setor precisa acessar vídeos ou baixar programas com frequência? Então, o ideal é que ele consiga realizar essa tarefa com rapidez, ou seja, a velocidade da conexão dessa área seja maior do que a de uma área que não precisa acessar o mesmo conteúdo ou utilize menos dados para download e upload.

Como o controle de banda é feito?

Para o controle de banda larga a empresa pode optar por hardwares, como é o caso dos modems, softwares ou ainda, baixar um programa gratuito na internet.

Cada método utilizado tem suas peculiaridades e a empresa deve avaliar qual atende melhor suas necessidades.

Conheça as opções que a nossa equipe escolheu:

NetLimiter

O NetLimiter é um programa que limita o acesso à internet de acordo com os programas que estão em execução no computador.

O aplicativo permite que o administrador limite a banda apenas para entrada ou saída de dados, além disso ele disponibiliza um gráfico com os dados de tráfego da rede. Com o gráfico o administrador pode acompanhar o que está sendo utilizado na rede e limitar a internet para cada programa especificamente.

O programa cumpre bem com o controle de banda dos programa, porém, para utilizá-lo é necessário instalar em cada computador, o que pode dificultar na criação da limitações de acesso e no controle.

Ubiquiti NanoBeam

Essa opção de controle de banda é um roteador completo de alto desempenho. Pode ser encontrado em variações de modelos, mas todos oferecem o controle de banda de internet. Com ele a empresa pode controlar os dados de upload e download de acordo com o IP do usuário ou pelo mapeamento de grupos.

Apesar de ser bem completo e cumprir com o oferecido, em relação ao controle de banda, o Ubiquiti não oferece suporte personalizado e relatórios individuais.

Mikrotik

O Mikrotik também é uma opção de roteador para controlar a banda de internet da empresa. Em suas configurações, é possível delimitar a quantidade de banda que você deseja liberar para cada usuário individualmente, ou ainda, especificar quanto de dados o usuário pode enviar ou receber.

Por outro lado, assim como o Ubiquiti, essa aplicação não oferece suporte e relatório individual.

Starti Security

O firewall é considerado uma das melhores opções para o controle de banda larga nas empresas. Ele consegue ver tudo que entra e sai da sua rede, assim como o que está sendo acessado. Dessa forma, o responsável pela área de TI pode limitar os dados que são recebidos e enviados desnecessariamente.

Sempre que um colaborador acessa à internet muitos dados são recebidos, eles podem ser originários de aplicativos, planilhas, documentos em pdf, fotos, vídeos, músicas, filmes etc.

Claro que esses acessos podem estar relacionados com a atividade do funcionário, mas o problema é que quando um download é iniciado ele pode consumir grande parte da banda de internet disponível para toda a equipe.

Com o Starti Security o profissional de TI pode criar uma política de controle de downloads onde sejam bloqueadas extensões específicas de filmes, músicas, vídeos e outras extensões indesejadas, assim outros colaboradores não serão prejudicados, precisando paralisar suas atividades.

Outra vantagem, é que a solução oferece suporte e economia em banda larga, já que ela será usada somente com o necessário.

A sua empresa já experimentou fazer o controle de banda larga de internet? Conte para a gente como é a sua experiência nesse assunto. Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.