Tudo sobre Segurança da Informação e Proteção Digital

O firewall é uma ferramenta de segurança que tornou-se conhecida nos últimos anos, devido sua eficiência em proteger redes empresariais. Ele atua limitando o acesso às portas do computador e, assim, impede a entrada de invasores.

De maneira que, somente usuários autorizados terão a permissão para acessar certas funcionalidades na máquina, controlando a transferência de dados na rede e assegurando uma proteção maior para os dados e informações da empresa.

A tecnologia que abriu caminho para o firewall, foi a funcionalidade ACL - Access Control Lists -  dos roteadores da Cisco, em 1985, que eram listas de endereços de rede, para os quais os roteadores deveriam recusar o tráfego, dadas algumas características como, por exemplo, endereços de origem e destino da comunicação.

Porém, conforme as listas iam crescendo, os equipamentos começavam a apresentar problemas de performance, e os upgrades destes roteadores, tinham um custo muito alto.

Sendo assim, em 1989, nasce a primeira geração do firewall, uma iniciativa do Laboratório Digital Equipment Corp (DEC), proposto por Jeff Mogul.

O que é Firewall? - Aprenda Definitivamente!
Imagine uma casa com um muro baixo, tão baixo que qualquer um seria capaz de escalar ou quem sabe pulá-lo, sem problemas. Essa casa seria uma presa muito fácil para pessoas má intencionadas, ladrões e criminosos, não é mesmo? A resposta é óbvia: claro que sim! Ninguém precisa pensar muito para dar e…

Desde o nascimento da primeira geração de firewall muita coisa mudou. Hoje, além dos vários tipos de firewalls existentes, é possível encontrar e fornecer essa ferramenta de formas diferentes, em escopos diferentes.

Isso gera novas oportunidades aos clientes, oferecendo mais opções e caminhos e, principalmente para os prestadores de serviços da tecnologia da informação, que podem inovar, alcançando maior lucratividade com a venda dessas serviços.

Neste artigo, você vai descobrir quatro razões para vender firewall como um serviço. A saber:

  • A cibersegurança está no radar da nossa era;
  • Aumentar o ROI do seu negócio;
  • Especialização e melhoria no suporte;
  • Consolidar a sua empresa como autoridade.

Chegou a hora de conferir esse conteúdo, preparado?

Vamos lá!

Essa afirmação de "A cibersegurança está no radar da nossa era", poderia soar muito futurista e distante há alguns anos. Imagine então, dizer que ela é fundamental para a saúde dos negócios, gestão e proteção à reputação das empresas? Parecia loucura, coisa do “carinha da TI maluco”.

Entretanto, o tempo passou, os ataques cibernéticos aumentaram, gerando prejuízos e grandes desastres para várias empresas e corporações. O cibercrime se aprimorou, surgiram leis sobre os dados e privacidade, e o cenário virou.

Como resultado, cada vez mais, as empresas começam a entender a necessidade da cibersegurança para sobreviver em um mundo digital e constantemente modificável.

Esse fato também é sinalizado pelo crescimento no setor de TI no Brasil, que no ano de 2019 teve um aumento de 54% no faturamento, em relação ao ano anterior. Já a receita do primeiro trimestre de 2020, registrou um crescimento histórico de 130%, segundo as pesquisas da Wyser.

De maneira mais específica, a área da cibersegurança, vem experimentando um crescimento muito significativo entre 2019 e 2020, acelerando cerca de 12%.

Sendo assim, torna-se perceptível que as empresas estão abertas e discutindo temas de segurança, enxergando a eminente necessidade da cibersegurança como um elo fundamental dentro dos negócios.

Além disso, os acontecimentos no ano de 2020 aumentaram ainda mais essa necessidade.

A saber: A alta adesão ao trabalho remoto, e, consequentemente, a tecnologia como uma resposta aos desafios da pandemia e as ações impostas para adequação da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

De uma preocupação distante, a cibersegurança tornou-se essencial, um diferencial competitivo para as empresas.

Portanto, esse é o motivo primário para você oferecer e trabalhar dentro da área de cibersegurança. E o firewall é a ferramenta que pode levá-lo a alcançar melhores resultados, ao trabalhar oferecendo-o como serviço.

Aumentar o ROI do seu negócio

A segunda vantagem de ofertar o firewall como um serviço é aumentar o ROI do seu negócio. Sabemos que toda empresa deseja aumentar seu faturamento, ganhar escalabilidade e alcançar melhores resultados. Isso pode ser concretizado através de uma oferta de segurança contínua.

Mas, como? A seguir você vai conhecer três passos para vender o firewall como serviço, uma solução:

1.Ofertando firewall como serviço

  • Conheça as ferramentas - conheça sobre segurança

A primeira coisa que você precisa lembrar é que firewall é uma solução, sendo assim, trabalhar ofertando-o como serviço é diferente de simplesmente vender um produto.

É fundamental que você conheça como ele atua, mas também o contexto mais amplo, como por exemplo as dores que ele pode resolver. Conhecer isso interfere diretamente na sua entrega ao cliente.

Você sabia que 99% das falhas de firewall são relacionadas a problemas de configuração? Isso acontece porque muitos prestadores de serviços preferem implementar o firewall para ser um "quebra galho", quando deveria ser ao contrário.

Por isso, o conhecimento da ferramenta e sobre cibersegurança fará toda a diferença.

  • Aprenda a entender a necessidade do negócio

Uma das grandes barreiras para as empresas aderirem aos serviços da tecnologia da informação, principalmente para as pequenas e médias, é a visão de que isso é um "centro de custo". Observe esses dados:

54% das PMEs, relatam que a crescente complexidade da TI é um dos grandes motivos para a terceirização e, 73% relatam a cibersegurança como tendência tecnológica mais importante.

Eles comprovam como a TI e a cibersegurança são fundamentais para as empresas. Porém, para obter sucesso vendendo firewall como serviço é importante que você conheça as outras necessidades do negócio, como:

  • Gerenciamento de Riscos;
  • Níveis de implementação;
  • Avaliação da Estrutura.

  • Defina seu escopo de serviços

Esse terceiro ponto vai nortear o rumo do seu negócio. Mas é necessário algumas ações para que obter sucesso nesse passo.

Comece identificando seu alvo. Quem você deseja atender? Siga definindo as suas especializações e em quais frentes você pretende atuar. Isso definirá sua entrega de serviço, o que é muito importante.

Quando há falta de definição sobre os serviços e soluções, as falhas em configurações, atendimento e desempenho são problemas recorrentes. Portanto defina bem com quais frentes e soluções você irá atuar.

Uma vez que você conhece os passos para vender o firewall como um serviço, você pode entender como escalar sua oferta de segurança e aumentar o ROI do seu negócio.

2.Escalar oferta de Segurança

Para ganhar escalabilidade e atender mais clientes com a sua mão de obra, é necessário que você siga alguns processos, tais como:

  • Construa uma abordagem de segurança contínua

Isso envolve conhecer a ferramenta, o setor de atuação e as necessidades do seu cliente, para que possa mostrar a ele como a implantação da ferramenta é importante dentro da empresa.

Mude sua postura! Abandone a postura reativa de "resolvedor de problemas", e  apresente-se como alguém que soluciona os problemas, ou seja, que trabalha de forma proativa.

Além disso, é fundamental que você trabalhe na mitigação de riscos, expondo as vulnerabilidades do negócio do cliente e apresentando os caminhos de mitigação. Por fim, é necessário que você entenda o cenário e o diagnóstico do cliente antes de apresentar sua proposta.

  • Empacote seus serviços

Quando falamos em escalabilidade, um grande passo para alcançá-la é o empacotamento dos serviços.

Os pacotes de serviços auxiliam no trabalho visual, levando o cliente a entender que os serviços que você propõe podem ser recorrentes dentro do negócio, tanto pelos benefícios prestados, quanto pela forma de pagamento.

Trabalhando dessa forma, você consegue mostrar a clareza da sua oferta, além de você conseguir acelerar seu fluxo de trabalho, padronizar o atendimento aos seus clientes e mudar o foco de custo para valor agregado.

3.Busque parceiros estratégicos

Uma parceria estratégica pode ser a chave para você aumentar o ROI do seu negócio. Muitas vezes entregar os serviços ou soluções de maneira isolada, pode ser complicado, por isso, contar com especialistas faz toda a diferença.

É importante avaliar a parceria para que ela seja de fato estratégica, ajudando seu negócio a ganhar escalabilidade e aumentar a lucratividade. Conheça alguns pontos a considerar na escolha da parceria:

  • Possibilitação da entrega de Segurança de TI como serviço;
  • Atendimento de qualidade, que coloque o cliente no centro;
  • Alcançar lucratividade;
  • O foco em soluções de escala, flexíveis e com boa margem;
  • Vender serviços recorrentes e não produtos.

Ao ofertar o firewall como serviço, trabalhando com um modelo de assinaturas você consegue escalar a sua oferta e aumentar seu ROI, pois pode fornecer soluções de maneira acessível para seu cliente, com uma margem de lucros maior e resultados mais previsíveis para você.

Especialização e melhoria no suporte

Uma das grandes vantagens de vender firewall como serviço, é a especialização e melhoria do suporte, principalmente se você contar com um parceiro estratégico.

Isso possibilitará a entrega de uma solução de qualidade, que atenda bem as necessidade de seus clientes, além de um suporte de mais qualidade. Por isso, a escolha da parceria é um ponto fundamental para você obter bons resultados.

Muitas empresas apresentam softwares e atendimentos que acabam dificultando seu trabalho de ofertar soluções como firewall.

Sendo assim, considere bem a precificação, a lucratividade gerada para seus negócios dentro da parceria, os recursos, o relacionamento, margem de preços e visibilidade.

Consolidar a sua empresa como autoridade

Todo negócio deseja ser referência dentro do mercado, certo? Pois bem, ao trabalhar com o firewall como serviço você pode tornar-se referência, fortalecer a sua marca, sendo autoridade naquilo que entrega para seu cliente.

É claro que isso não será alcançado só com a venda do firewall como serviço, mas esse pode ser um pontapé inicial para a construção desse caminho de autoridade.

Trabalhe e estruture o seu escopo, seu modelo de negócio, dentro do que você almeja para a sua empresa.

Diante disso, foque em fechar contratos de serviços para configuração, gerenciamento e monitoramento proativo do firewall. Isso também te ajudará a consolidar sua empresa como autoridade, quebrando aquela característica que já vimos aqui de “apagador de incêndio”.

Por fim, trabalhe um pacote de serviços baseados em camadas de proteção: física, redes, dispositivos, nuvem. Estabeleça processos claros, desde a configuração ao monitoramento da ferramenta. Lembre-se: sem processo não há escala, nem lucratividade.

Starti: Uma parceria de rentabilidade e escalabilidade

Como vimos aqui, a parceria é um ponto fundamental para você obter sucesso vendendo firewall como serviço. Por isso, é necessário contar com uma empresa que entrega qualidade e gerenciamento completo, para você alcançar os resultados que deseja ofertando soluções de cibersegurança.

A Starti é uma empresa desenvolvedora de softwares, e hoje está focada em soluções de cibersegurança. Trabalhamos para que a segurança cibernética seja realidade cada vez mais comum e forte para as pequenas e médias empresas.

Somos especialistas no assunto e possuímos um firewall que é a solução ideal para as PMEs. Uma oportunidade única de você obter rentabilidade e lucratividade, com uma solução completa, para ter tranquilidade e entregar o melhor ao cliente.

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Conclusão

As previsões sobre o mercado global de serviços de segurança gerenciados remotamente, apontam uma alta expansão, com a taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 14% entre 2017 e 2021.

Isso sinaliza as oportunidades em ofertar serviços de cibersegurança como promissoras para prestadores de serviços de TI. Mais do que nunca, existe uma oportunidade para você virar a chave a alcançar melhores resultados. Não deixe-a passar.

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Fontes

SonicWall | XAAS Journal |