Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

A presença da tecnologia da informação e da comunicação nas empresas se tornou tão fundamental que hoje é impossível trabalharmos desconectados da rede da empresa, o que traz à tona uma nova preocupação por parte dos empreendedores: a segurança da rede.

Uma rede corporativa vulnerável deixa portas abertas para que vírus e hackers invadam os sistemas de informação da empresa e levem consigo informações preciosas, inclusive de propriedade intelectual, o que impacta diretamente nos negócios.

Para não ser alvo de ataques cibernéticos, é preciso investir em formas de aumentar a segurança de rede da sua empresa.

Selecionamos alguns cuidados para que você comece a se precaver contra este tipo de problema.

1. Implementar senhas de acesso

Alguns usuários reclamam do uso de senhas internamente, mas esta medida é necessária para rastrear acessos e possíveis roubos de senha no ambiente corporativo.

Sabendo exatamente quem acessou o quê, as informações da empresa ficam resguardadas e os funcionários podem se proteger de acusações de roubo de informações, por exemplo.

2. Estabelecer níveis de acesso

Será que todos os funcionários da sua empresa precisam ter acesso aos mesmos dados?

Não é possível implementar níveis de acesso que assegurem a segurança das informações em seus determinados níveis gerenciais?

Estabelecer políticas e níveis de acesso contribui para manter informações estratégicas protegidas e também aumenta a organização das pastas e subpastas do sistema, pois o número de usuários de cada uma delas se torna reduzido.

banner_checklist_bottom

3. Realizar backups diários

O backup é a melhor forma de se proteger de erros no sistema e ataques cibernéticos, pois ele mantém os dados e informações do seu sistema armazenados em outro local, podendo ser recuperados a qualquer momento.

Você pode investir em servidores para o backup, ou, então, utilizar o armazenamento na nuvem, que, dependendo de caso a caso, pode ser uma forma viável técnica e financeiramente para proteger os dados contra catástrofes, fora do ambiente na empresa.

4. Automatizar processos

Alguns processos podem ser independentes da intervenção humana, contribuindo para a segurança da sua rede corporativa.

O backup é um deles e pode ser programado para ser realizado sempre em determinada hora do dia, automaticamente, aumentando a eficácia do processo e a segurança das informações.

5. Manter sistemas e ambientes operacionais atualizados

A atualização de sistemas e ambientes operacionais é necessária para que a sua empresa esteja resguardada de possíveis gaps de segurança e funcionamento encontrados pelo fornecedor.

A cada nova versão os sistemas são melhorados e você só tem a desfrutar dessas melhorias mantendo a atualização em dia.

6. Utilizar apenas Wi-Fi protegido por senha

Ambientes públicos costumam oferecer Wi-Fi gratuito, contudo, se você estiver utilizando um dispositivo da empresa, com informações importantes, evite usar este recurso.

Ao conectar-se em uma rede Wi-Fi aberta, seus dados ficam expostos na rede, podendo ser alvo de pessoas mal intencionadas.

7. Controle de acesso à Internet

Todo cuidado é pouco ao acessar links externos de computadores da empresa, pois eles podem ser invadidos por vírus, malwares ou spywares, os quais podem trazer problemas ainda maiores, como roubo de senhas e dados.

Traçar uma política de acesso a esse tipo de links internamente pode contribuir para a conscientização dos seus funcionários e maior segurança para a sua rede corporativa.

Isso pode ser feito através de um Firewall de Controle de acesso à Internet.

Estas são algumas medidas preventivas que podem ser facilmente implementadas na sua empresa, contudo, é possível ir além delas e estabelecer outras formas de aumentar a segurança de rede da sua empresa.

Consulte um especialista no assunto e verifique o que mais pode ser feito para manter a sua empresa isenta de problemas relacionados à segurança de redes. Se você tem alguma dúvida sobre o que acabamos de falar, fique à vontade para entrar em contato!

Banner_blog-copy