A internet trouxe consigo inúmeros benefícios às empresas e suas operações, tendo sido um marco na nova economia mundial.

Todos os processos e, principalmente, a comunicação foram otimizados com o uso de sistemas online e a troca de dados, que podem ocorrer em questão de segundos.

Porém, esses benefícios criaram nas empresas, uma certa dependência da rede, sendo que, em casos de problemas com a conexão, estando ela lenta ou mesmo interrompida, toda a empresa pode parar, deixando os funcionários ociosos e o trabalho sem ser executado.

Os prejuízos que podem ser causados por problemas com internet lenta na empresa podem variar de acordo com o seu porte, mas sempre envolverá o atraso de tarefas importantes e perda financeira, que irá refletir diretamente nos resultados finais.

As causas que influenciam a baixa conexão da rede e interrupção podem ter diversas fontes, desde o provedor de internet contratado até a infraestrutura de rede utilizada e a forma como os colaboradores interagem com ela.

A maioria das atividades costumam não ter mensurados os prejuízos financeiros caso tenham sido atrasadas, porém, os prejuízos são conhecidos daqueles que já tiveram grandes problemas com baixa conexão à internet.

Independente de de onde estejam vindo, algumas ações podem ser tomadas para avaliar e solucionar o problema de forma eficaz, partindo de dentro da empresa através dos próprios gerentes de comunicação e contando com o auxílio de profissionais e especialistas em tecnologia da informação.

Listamos algumas dicas, confira conosco a seguir:

Identificando a lentidão na rede

Antes de realizar qualquer ação com o intuito corretivo ou preventivo para acabar com a lentidão da internet na sua empresa, é preciso conhecer bem como está estruturada a rede e identificar de onde possam estar vindo os gargalos.

O primeiro passo que pode ser dado é o contato direto com o provedor que fornece a internet e, se possível, com outros clientes deste provedor, para ter conhecimento da qualidade do serviço prestado e se o problema é local ou geral, o que já expressaria uma necessidade de buscar novos provedores.

Para auxiliar nesta tarefa, alguns conhecimentos mais técnicos serão necessários para ter a certeza de que as informações passadas pela empresa provedora são verídicas.

Ter um técnico de redes dentro do quadro de funcionários da empresa ou contar com o serviço de consultoria de outra empresa especializada em TI será essencial para identificar os problemas com precisão .

Com a investigação, é possível descobrir também que a internet lenta seja decorrência de dispositivos mal configurados na rede, ou por máquinas ou usuários que estejam consumindo excessivamente a conexão com tarefas que não são pertinentes ao trabalho, ou que não precisam ser executados com todo o recurso que estão consumindo.

Implemente um controle de banda

O controle de banda é o processo de monitorar e de fato controlar a distribuição do link de internet por toda a rede. A distribuição pode ser otimizada, dando preferência aos dados e rotinas que possuam mais importância na rede. Arquivos em download podem ter a sua velocidade reduzida, ou também transmissões de áudio e vídeo. Principalmente se a empresa não possuir um link tão alto de conexão à internet, esta solução pode ser muito eficaz para se conseguir um desempenho melhor das atividades sem aumentar a velocidade do link. A implementação pode ser em hardware ou software, porém a primeira é considerada a ideal, por manter parcialmente independente a configuração de controle da estação do usuário final, através de um roteador.

Controle por máquina

O principal controle que pode ser feito, e o mais básico também, é o controle por máquina. A empresa pode definir quanto cada estação de trabalho em seu ambiente irá receber de conexão. As máquinas ou departamentos inteiros que as suas operações online possuem valor maior dentro do negócio, e podem ter a sua conexão diferenciada, com maior velocidade para que as tarefas sejam executadas preferencialmente.

Controle por usuário

Da mesma forma que o controle pode ser feito por máquinas, ele também pode ser estabelecido por usuários. Este controle é ainda mais eficiente, já que muitos dos colaboradores podem precisar utilizar mais de uma máquina dentro do ambiente da empresa.

Ter este tipo de serviço na empresa ajuda a identificar o comportamento da equipe e fornece informações suficientes para avaliar se a internet tem sido usada de acordo com as políticas da empresa.

Link normal e backup

Outra possibilidade com um controle de banda é possuir um link de backup para situações em que o link principal seja interrompido.

Este é um diferencial para manter os colaboradores em produção mesmo com a ausência do link principal de conexão e, assim reduzir os prejuízos, já que sua empresa estará sempre online.

Balanceamento

O balanceamento se trata da distribuição de mais de uma conexão à internet a partir de um mesmo link principal. Em ambientes maiores e com mais departamentos, podem ser criados diferentes pontos de acesso a internet através de wi-fi ou mesmo pontos físicos, com nomes e autenticações diferentes.

Introduzindo este método na empresa, fica ainda mais fácil ter controle sobre o uso da banda e evitar que ela se sobrecarregue, ficando lenta por problemas internos.

A Tecnologia da Informação veio para otimizar as atividades principalmente no meio corporativo, porém para se conseguir resultados ainda melhores com o uso da tecnologia, ela precisa receber a devida atenção e investimentos em recursos e profissionais qualificados.

Investir em um controle de banda pode trazer um grande retorno para empresa com a otimização das máquinas e aumento da produtividade dos colaboradores.

Muitos gestores e empresários acreditam que problemas com internet lenta são provenientes da empresa provedora do acesso, mas não é bem assim.

É importante conhecer as causas que estão dentro da casa e conhecer as melhores formas de driblar este problema.

E então, ainda tem dúvidas ou alguma dica a compartilhar? Deixe o seu recado nos comentários!
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