Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Com o alto fluxo de dados entre as múltiplas máquinas que compõem uma empresa, o risco de invasões por hackers é muito alto.

Como os computadores e a internet costumam ser utilizados como meio para fechar negócios e manipular arquivos importantes, a rede interna de uma empresa precisa contar com toda a segurança.

A melhor maneira de assegurar a integridade dos arquivos da rede é utilizando um bom software de firewall.

Um software de firewall é uma camada de segurança que serve para proteger a comunicação dos dados entre computadores e a internet.

Basicamente, todo e qualquer envio e recebimento de dados via internet passa pela análise do firewall. Isso vale também para os acessos: só podem entrar na rede e acessar os arquivos aqueles que possuem a devida autorização.

A rede interna fica livre do acesso não autorizado de hackers e outros malfeitores. E, diferente do que possa parecer, um recurso como este não é exclusivo de grandes empresas. Os negócios menores possuem plenas condições de contratar e manter um bom software de firewall.

Veja a seguir 6 razões para investir no melhor software de firewall.

1) Ficar livre de hackers

Cada vez mais os hackers encontram novas formas de invadir redes privadas e roubar arquivos e dados das pessoas. Os criminosos virtuais atingiram tal ponto de ousadia que chegam a manter estes arquivos reféns até que a empresa pague um resgate pela devolução deles.

Também existem hackers contratados por negócios concorrentes, com o intuito de desestabilizar os rivais. E esse tipo de serviço pode ser encontrado através da internet mesmo, onde um site oferece hackers de aluguel para serviços como invadir e-mails.

Por isso, a melhor forma de conter estes avanços é com a implementação de um software de firewall.

2) Proteger os arquivos da empresa

Hoje em dia, as empresas estão completamente dependentes de computadores para organizar as suas informações. São planilhas, apresentações, documentos, fotos e outros múltiplos tipos de arquivos importantes.

O quão grave seriam as consequências caso eles fossem perdidos em uma invasão via internet? Um software de firewall assegura a integridade e a segurança dos documentos corporativos, sem que o usuário tenha a sua produtividade impactada.

3) Monitorar envios e recebimentos da rede

A internet nada mais é do que uma via de mão dupla: dados são enviados e recebidos constantemente. Para se ter o máximo de segurança, é preciso que estes envios e recebimentos sejam muito bem monitorados.

Os envios devem ser cuidadosamente analisados para se ter certeza de que estão mesmo sendo enviados e não roubados. Já os recebimentos devem ser escaneados por vírus e bloqueados caso representem alguma ameaça.

4) Detectar uso indevido da internet

Não se deve pensar a proteção da internet corporativa apenas de fora para dentro. A manutenção da integridade da rede deve ser pensada também internamente, garantindo que todos os funcionários façam um uso prudente dos recursos da empresa, sem gerar prejuízos e comprometer a produtividade.

Um software de firewall é capaz de bloquear o acesso a sites que não condizem com o trabalho, além de poder oferecer relatórios detalhados sobre o uso da internet.

5) Manter dados importantes seguros

A maioria das empresas já possui dentro de sua rotina um número considerável de transações econômicas feitas pela internet. Esses dados precisam estar sempre completamente seguros, já que um acesso não autorizado pode roubar estas informações, comprometendo números de cartão de crédito, de identidade e vários outros.

Com um firewall instalado, tal invasão fica impossibilitada, e os dados, protegidos.

6) Você não pode se dar ao luxo de não ter um software de firewall

Muitos investimentos em segurança costumam vir após algum desastre. Na linguagem popular, significa colocar tranca na porta depois que o ladrão já invadiu. Não deixe que essa história se aplique à sua empresa.

Para os administradores, é preciso visão estratégica sobre o real valor de manter a integridade dos dados do negócio e evitar invasões e hackers.

Os prejuízos no caso de vazamentos de dados serão muito maiores do que o que é gasto na implementação e manutenção de um firewall.