/ Firewall

O que é firewall e como ele pode proteger a sua empresa?

[su_youtube url=”https://youtu.be/XdajrUgEi2k” responsive=”no”]

Você deve estar se perguntando: “O que é firewall? Pra quê serve?”.

A sua empresa conta com uma rede de computadores, mesmo que pequena, e sua equipe utiliza a internet com bastante frequência?

Acredito que de cada 10 pessoas que leram essa pergunta, pelo menos nove, devem ter respondido positivamente.

Hoje em dia, os processos estão cada vez mais informatizados e é quase impossível trabalhar 100% do tempo sem internet ou computadores.

Porém, da mesma forma que a internet oferece benefícios para otimizar os métodos de trabalho das empresas, se não for usada com segurança, ela também pode causar danos às companhias.

Perda de dados, invasão de hackers, vírus potentes, que podem contaminar uma rede inteira e até a queda excessiva de internet são apenas alguns dos problemas que uma empresa pode ter se não garantir a segurança da sua rede.

Neste artigo vou explicar o que é firewall e como ele pode ajudar a proteger a sua empresa de imprevistos indesejados e perigosos.

Acompanhe!

O que é firewall?

Em inglês, a palavra *firewall *significa “parede de fogo” e é o nome utilizado para referenciar portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias de prédios. Por aí, já dá para ter uma noção de como ele é aplicado em redes de computadores.

O firewall é uma barreira de proteção que ajuda a** bloquear acessos** indevidos e maliciosos à rede de uma instituição, e até mesmo para uso doméstico.

Ele ajuda a impedir que um tráfego indesejado seja realizado e permite que acessos confiáveis sejam administrados da forma que a organização achar necessária.

Com um conjunto de regras, estabelecidos pela gestão de TI da empresa, o firewall analisa o tráfego na rede e estabelece quais são as ações de envio ou recebimento de dados que podem ser realizados em cada máquina.

O firewall filtra todo o fluxo de dados e pode ser usado tanto em redes empresariais quanto residenciais, protegendo a integridade e a confidencialidade das informações.

Para que serve um firewall?

Você mora em condomínio ou conhece alguém que mora em um? Então, provavelmente, já precisou passar pela portaria do prédio, certo?!

O firewall e a portaria dos prédios são bem parecidos e eu já vou explicar por que.

Quando um desconhecido chega a portaria de um condomínio ele precisa se identificar, aguardar até um morador informar que o conhece e sua entrada está liberada ou, em alguns casos de maior restrição, o morador precisa ir até a portaria para acompanhar o visitante.

Além disso, o desconhecido não pode entrar no condomínio levando objetos que ofereçam riscos à segurança dos moradores e, ao sair, não pode levar nada que pertença a um morador sem ter sido autorizado.

O firewall trabalha da mesma forma, garantindo que a segurança da rede da empresa seja preservada.

Ele controla os dados que são transferidos para o computador da empresa ou saem de dentro da empresa através da internet e impede que softwares maliciosos possam invadir as máquinas da rede.

Um exemplo prático da utilização de firewall para proteção de dados confidenciais é separar a rede de serviços da rede de Recursos Humanos, onde estão armazenados os dados pessoais dos funcionários.

Apesar de evitar ataques à rede existem diversos tipos de *malware *que podem chegar à sua empresa de outras formas, como em arquivos anexos a e-mails, e esse tipo de perigo não é bloqueado pelo firewall.

Por isso, além de um bom firewall, sua empresa deve contar com um antivírus potente.

O que o firewall faz e o que o firewall não faz?

Como mencionei anteriormente, um firewall não é um antivírus, mas para ficar ainda mais claro listei abaixo o que um firewall faz e o que ele não faz. Veja:

– Ele impede que seu computador seja invadido;

– Não permite que dados indesejáveis entrem em uma máquina;

– O firewall bloqueia o envio de dados originários de uma máquina que não estejam especificados nas configurações;

– O firewall não protege as máquinas contra programas baixados pelos usuários;

– Não impede que programas de e-mail baixem spam nas máquinas;

– Não impede que o usuário crie exceções errôneas que podem colocar o computador em risco.

Quais funcionalidades o firewall pode oferecer?

Existem diversos tipos de firewalls disponíveis em versões gratuitas ou pagas. Cada uma dessas versões pode contar com funcionalidades específicas que podem não ser encontradas em outros firewalls.

Escolhi o firewall da Starti, o AdmFirewall, para explicar como as funcionalidades de um firewall pode ajudar a proteger sua empresa. Confira:

Controle sobre Skype

Com o AdmFirewall sua empresa pode liberar ou bloquear o acesso de cada colaborador ao Skype.

Ele monitora as conversas em tempo real e lista todos os usuários on-line que estão utilizando o software.

Além disso, é possível fazer filtragem de contatos, definindo com quais contatos da lista o colaborador poderá interagir.

No final, é possível gerar relatórios das conversas por período ou por contato.

Controle sobre a rede corporativa

Essa funcionalidade oferece maior controle sobre a rede de computadores da companhia.

De acordo com as informações do desenvolvedor, a empresa pode gerenciar os endereços de IP de cada usuário atribuindo um IP específico para cada máquina.

Dessa forma, os relatórios gerados oferecerão maior efetividade na hora de localizar ações e acessos indevidos na rede.

Para os colaboradores que devem ter acesso livre e não precisam trabalhar sob o monitoramento do firewall, é possível mascarar o acesso sem restrições das regras de firewall.

Normalmente, esse tipo de liberação é feita para os gestores da empresa.

Mas como garantir que o acesso dos gestores não prejudique a conexão dos demais usuários?

Com o controle de banda é possível delimitar quanto de banda de internet cada usuário, IP ou grupo pode acessar diariamente, ou por períodos.

Outro problema frequente dentro das empresas é a sobrecarga em um determinado link que, muitas vezes, acaba ocasionando a queda na velocidade da internet e até na perda da conexão.

Para empresas que utilizam mais de um link de internet a redundância automática é uma solução que substitui a frequência de acesso do link que está sobrecarregado, ou não está respondendo, pelo link reserva.

Com isso, a empresa sempre terá conexão com a internet ativa.

Controle sobre a navegação

A produtividade dentro da empresa pode cair muito quando o colaborador está há muito tempo trabalhando na mesma rotina e sem motivação.

Soma-se a isso o acesso à internet de forma indiscriminada e o resultado será uma equipe que produz menos e não oferece resultados.

A empresa que tem total controle sobre o uso que o colaborador faz da internet consegue monitorar a navegação de cada funcionário em tempo real, filtrar o conteúdo que ele poderá acessar e bloquear sites nocivos, ou ainda, permitir que ele acesse determinados sites (banco, escolas, faculdades, notícias) enquanto estiver no horário de almoço, por exemplo.

Além disso, é possível obter relatórios de acessos aos sites, bloqueios e tentativas de acesso por usuário e saber exatamente quem acessou ou tentou acessar um tipo de conteúdo.

Controle sobre E-mail

Muitos gestores não fazem ideia dos riscos que um e-mail pode oferecer para a empresa.

Um funcionário mal intencionado pode enviar dados sigilosos da empresa ou receber arquivos maliciosos através de sua conta de e-mail.

Por isso, a instituição deve garantir total controle sobre as contas de e-mail corporativas.

É importante ressaltar que ao adquirir um firewall e implementá-lo, a companhia não está interessada em inspecionar a vida do colaborador.

O firewall é uma medida de segurança para a empresa e também para os funcionários.

Por isso, antes de colocar um firewall em execução, a empresa deve comunicar a todos os colaboradores sobre os benefícios que ele vai oferecer e porque a sua utilização é necessária.

Além disso, orientar a equipe sobre as práticas adequadas para manter os dados da empresa seguros é tão importante quanto investir em softwares de segurança.

E então, conseguiu entender bem o que é firewall e como ele pode ajudar a sua empresa?

Você já conhecia o firewall e utiliza um em sua empresa? Conte para a gente nos comentários, queremos conhecer a sua história.