O balanceamento de links trata-se de um dispositivo que viabiliza a conexão de 2 ou mais links de internet, concedendo um melhor gerenciamento do tráfego, de forma que a utilização destes links seja balanceada entre os mesmos, e também a função “failover” (um link cai, o outro assume).

Pensar e entender como funciona este recurso é de grande importância, uma vez que a crescente utilização de tecnologia e sistemas, em todos os níveis, para a operação dos negócios, exigem o uso constante da internet.

Esse sistema web de balanceamento de link é adotado por empresas para aumentar sua competitividade, pois aumenta o tempo conectado à internet, minimizando interrupções por quedas no link.

Além da utilização do recurso de balancear os links, é importante compreender que esse recurso faz parte da segurança da informação. Ele está enquadrado no segundo pilar da segurança da informação: a disponibilidade.

É fundamental que, além de proteger e assegurar as informações, haja a disponibilidade dos serviços prestados pela empresa, e, para tais ações, é necessário que os recursos utilizados, como a internet, estejam liberados.

Por isso, preparamos para você esse artigo, com a finalidade de explicar como funciona o balanceamento de links, os grupos existentes e a sua importância no ambiente empresarial.

Ficou curioso para saber? Então vamos a leitura!

Bora lá!

Como funciona

O balanceamento de carga é uma chave para picos de tráfego de acesso; usando algoritmos inteligentes, a tecnologia é capaz de multiplicar virtualmente a infraestrutura de qualquer sistema operacional para que ele esteja sempre disponível para o usuário.

No caso de websites hospedados em Datacenters de alta disponibilidade, por exemplo, ,vários servidores ligados em rede dividem entre si as requisições. Temos então uma ou várias máquinas que cuidam de repartir as requisições entre os servidores, de modo que cada um cuida de parte das requisições e envia de volta às páginas prontas, que serão enviadas aos usuários.

Todos os servidores mantém uma cópia integral de todos os dados do site, já que de qualquer forma cada servidor precisará de todos os dados para atender às requisições que chegarem até ele.

Um software de controle se encarrega, então, de sincronizar os dados entre os servidores, automaticamente. Caso algum dos servidores precise ser desligado, seja por alguma falha, ou então para algum tipo de manutenção, os outros continuam trabalhando normalmente.

Ao voltar, o programa de controle sincroniza o servidor com os demais e ele volta à ativa.

Grupos de Balanceadores

Os balanceadores se dividem basicamente em dois grupos:

  • Hardware: “appliances” que além da função de gerenciamento dos links, agregam também firewall, protocolos de gerenciamentos, monitoração, etc. Normalmente, são mais fáceis de implementar (quando o que precisamos for apenas a função de balanceamento dos links), entretanto, costumam ter um valor elevado.
  • Software: a maioria das distribuições Linux já vem com a função de balanceamento de carga no seu kernel. Exigem um nível de conhecimento mais específico para implementação mas por outro lado, não exigem um custo tão elevado para a empresa.

Os serviços de balanceamento são escaláveis e bastante flexíveis. Cada máquina que faz o balanceamento é conhecida como “caixa”. Existem caixas com taxa de transferência de até 40 gigabits por segundo – um limite difícil de ser atingido, ainda que quantidade de tráfego cresça de repente.

Mas, se por acaso, o uso chegar perto deste limite essa caixa consegue escalar esse throughput por software. Isso significa que não é preciso trocar a caixa a todo momento.

Isso porque a capacidade de elevação está presente até na caixa mais básica. Então é possível comprar isso, e o processo é realizado por software, sem precisar fazer a troca física.

A importância no Ambiente Empresarial


Como falamos na introdução, a internet é um item crítico para o ambiente empresarial. Se uma empresa perder a conexão, ou a mesma for interrompida, isso implica no comprometimento da capacidade de produção.

Tendo isso em mente, precisamos pensar também de um outro recurso que ainda não foi abordado aqui: a redundância de links. Mas o que é redundância de links? É a alternância de links, que é realizada quando um link cai e o outro, prontamente, assume.

Existem situações em que a empresa faz uso somente da redundância de links, não lançando mão do balanceamento.

Mas quando avaliamos o funcionamento de ambos, podemos perceber que isso não é vantajoso, pois, a redundância só alterna os links quando um link cai, o que não gera um melhor desempenho para a rede, mesmo com a existência de mais de um link.

Já o balanceamento de links, vai além disso, pois ele faz a administração dos links de uma forma que o tráfego fique mais organizado, otimizando e melhorando a performance da rede, por usar todos os links simultaneamente. Por essa razão, é mais vantajoso para um ambiente empresarial a utilização do balanceamento de links.


Em nossos últimos artigos aqui do blog, apresentamos a você ferramentas de segurança que trabalham juntas para garantir a segurança da informação.

Além disso, também temos mostrado como o AdmFirewall têm dentro de suas configurações esses recursos, garantindo assim a proteção não só na borda, mas em outros fatores que envolvem a rede e o tráfego.

O Firewall é uma ferramenta fundamental na segurança dos dados e informações. É um software que oferece recursos que limita o acesso às portas e janelas do computador, e, assim, impede a entrada de atacantes.

Dessa forma, somente usuários habilitados terão permissão para algumas funcionalidades da rede de computadores. Ele impede a entrada e saída de informações confidenciais, pois controla a transferência de dados do computador através da internet, prevenindo o envio de arquivos privados à rede.

Além de desempenhar essa proteção, o AdmFirewall é um firewall muito completo, possuindo esses recursos que estamos apresentando a você nos últimos artigos, que protege sua rede, e também tem o mecanismo do balanceamento de links, para garantir uma melhor performance da sua rede.

Dentro do AdmFirewall, você pode configurar o balanceamento de links com o fim de administrar o tráfego dos links, mas, também, pode estabelecer outras regras específicas para o mesmos, com o fim de atender as necessidades da sua empresa.

Quer saber mais sobre o AdmFirewall? É só clicar no banner abaixo e solicitar um orçamento.

banner-admfw-orcamento


Conclusão
Como vimos, falamos no início do artigo, a internet é um recurso crucial para as empresas em nossos dias. Mas, quando se busca uma melhora no funcionamento da mesma, é muito importante considerar, não só o aumento de megas e links, mas, também, o balanceamento de links.

Por isso, essa ferramenta é indispensável para gerar a melhora, apesar de não ser um recurso de segurança dados, mas é de suma importância para o ambiente empresarial, e que deve considerar não somente a proteção das suas informações, mas, também, a otimização dos seus recursos, com o fim de aperfeiçoar suas atividades.

E nós, da Starti, que temos um compromisso com as PMEs, estamos comprometidos em oferecer ferramentas e ações para garantir a segurança da informação das mesmas, e temos também o objetivo de ajudar na conscientização da importância da proteção dos dados, bem como, fornecer informações de como melhorar o uso dos recursos e administração do mesmos.

Por isso, confira outros conteúdos que separamos para você, cheios de dicas e informações que ajudarão a sua empresa a trilhar o caminho do crescimento, através do cuidado com as informações:

Transformação Digital para pequenas e médias empresas: por onde começar?

O que é Gerenciamento de Riscos em Segurança da Informação?

RDP e porta TS: Como elas podem oferecer um risco a Segurança da Informação

BANNER-BLOG-2