Contar com uma central de atendimento exclusiva para atender aos seus clientes é algo que as empresas não podem mais subestimar na busca por bons resultados.

Ainda que muitas organizações tenham consciência disso e já ofereçam estruturas eficientes com essa finalidade, muitas ainda não utilizam seus Call Centers em todo seu potencial.

Quando isso acontece, elas podem estar perdendo oportunidades incríveis de melhorias nas operações e negócios.

Já sabemos que qualquer empresa que possui um Call Center (Central de Atendimento) irá utilizá-lo ao menos para duas funções básicas: receber ligações de consumidores que precisam resolver problemas relacionados aos produtos e serviços adquiridos ou tentar fechar vendas com ofertas personalizadas.

No entanto, a mesma estrutura utilizada para essas finalidades pode ser aproveitada também para outros processos. Nesse post, mostraremos 5 motivos para sua empresa contar com uma Central de Atendimento:

1) Pós-venda

Um SAC também pode funcionar como uma ferramenta poderosa para o pós-venda. Após vender um item, sua empresa pode ligar para o cliente para saber como foi sua experiência de compra e abrir os canais de comunicação disponíveis.

Com isso, você se mostra disponível para o desenvolvimento de um relacionamento mais próximo e ainda pode encontrar novas oportunidades de negócio em produtos e serviços acessórios.

2) Cobrança

A inadimplência é um problema comum para as empresas brasileiras. No entanto, esse obstáculo pode ser contornado por meio de algumas ações simples da Central de Atendimento, como uma ligação de lembrete sobre pagamentos em aberto.

Nesse momento, o atendente também pode fazer uma oferta de renegociação da dívida, oferecendo prazos e formas de pagamento que motivem o cliente a quitar o débito o quanto antes.

3) Pesquisas de marketing

O Call Center ainda pode ser útil para as empresas que precisam fazer estudos de marketing para subsidiar suas ações de vendas.

Seja durante uma ligação feita pelo próprio cliente ou de forma proativa, sua empresa pode fazer questões rápidas aos consumidores sobre os produtos e serviços, suas necessidades ou o serviço de atendimento.

Com o resultado em mãos, as organizações têm insights valiosos em busca de melhorias nas operações e negócios.

4) Fechar pedidos

Em alguns segmentos de mercado, não é raro que os consumidores prefiram fechar uma compra pelo telefone para se sentirem mais seguros.

Em função disso, manter esse canal aberto também é uma excelente forma de a empresa concluir vendas não somente pelo site ou pelas lojas físicas.

5) Estrutura ideal

Ainda que o Call Center traga tantas vantagens para o negócio, antes é preciso se assegurar de que a empresa possui todas as pessoas e recursos necessários para desenvolver essas ações no dia a dia.

Lembre-se de que essas centrais devem ter profissionais com conhecimento e habilidade, além de roteiros estruturados e padronizados para alguns tipos de contato.

Outro aspecto fundamental é a oferta de disponibilidade de rede para evitar que os clientes tenham de esperar muito tempo por um atendimento.

E atrelado a esse fator está, ainda, a automatização: algumas empresas recebem tantas ligações que é indispensável contar com soluções como softwares especializados, inteligência artificial e outros recursos para filtrar e direcionar ligações de forma automática.

Em função disso, vale a pena contar com uma empresa parceira que já tenha experiência no segmento para te orientar na implantação de um Call Center verdadeiramente relevante para o negócio.

E a sua empresa, já conta com um Call Center? Como tem sido a gestão de sua Central de Atendimento?

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