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Sistemas, operações, empresas e pessoas: o que todas essas coisas têm em comum? Elas estão interligadas e compartilham um ponto crítico — erros e falhas. Nenhum sistema, operação ou ambiente corporativo está completamente livre de problemas.

No entanto, frequentemente esperamos que as pessoas sejam infalíveis, especialmente diante de ameaças cibernéticas. Um relatório da IBM apresentou que 19 em cada 20 violações cibernéticas acontecem por falhas humanas.

Mas e se você, prestador de serviços de segurança, pudesse ajudar os colaboradores dos seus clientes a se conscientizarem sobre cibersegurança, conhecendo as principais falhas exploradas e tomando decisões mais estratégicas no ambiente de trabalho?

Neste artigo, você descobrirá como a conscientização em cibersegurança pode ser uma estratégia poderosa para transformar a segurança digital em um trabalho colaborativo, fortalecendo a proteção das empresas.

Continue lendo para descobrir.

O que é Conscientização de pessoas em cibersegurança?

Conscientização de pessoas em cibersegurança

Para falar de conscientização de pessoas, precisamos falar do erro humano. Quando analisamos a segurança de uma empresa, erros humanos são ações não intencionais, ou mesmo a falta de ação, dos colaboradores e usuários, que causam, espalham ou permitem que uma violação de segurança aconteça.

Tais ações podem ser diversas, desde interagir com um e-mail e fazer download de anexos infectados por malwares, usar o e-mail corporativo em ações fora do trabalho, utilizar senhas fracas e repetidas, dentre muitas outras coisas.

Agora, imagine uma empresa utilizando diversas ferramentas e tecnologias, a probabilidade de erros humanos é alta. Por isso, a conscientização é uma estratégia essencial para educar os colaboradores sobre os riscos e as ameaças que podem comprometer a segurança dos sistemas e informações da empresa.

O objetivo da conscientização é a educação de pessoas, apresentando as principais ameaças, as boas práticas que podem ser adotadas no cotidiano, estimulando o desenvolvimento de uma consciência sobre a segurança, que resulta em uma postura proativa e capaz de lidar com cenário de incidentes.

A conscientização como serviço (CaaS)

Também conhecida como Security Awareness as a Service, a Conscientização como Serviço (CaaS) é uma solução que foca no treinamento e capacitação de equipes em cibersegurança. Esse serviço é especialmente valioso para pequenas e médias empresas, que podem não ter recursos internos para investir em treinamentos robustos.

O que pode ser oferecido como serviços e soluções de conscientização?

Serviços e soluções de conscientização

O CaaS pode incluir treinamentos personalizados, simulações de ataques, como phishing, e atualizações contínuas sobre novos riscos. Essa abordagem permite que as empresas adotem uma postura proativa em relação à cibersegurança, protegendo-se contra o erro humano, sem a necessidade de equipes internas robustas.

Assim como outras estratégias de segurança, é necessário estabelecer métricas e relatórios regulares, para acompanhar a eficácia do programa e ajustar as estratégias conforme necessário, fortalecendo a segurança dos clientes de maneira contínua.

Mas, o que torna as estratégias de conscientização realmente educacionais, possibilitando o desenvolvimento de uma cultura de segurança em seus clientes? Vejamos a seguir.

Trabalhando a educação modular e contínua em conscientização de pessoas

Uma conscientização eficiente não é um evento isolado, mas sim um processo contínuo. Segundo um estudo da Proofpoint, empresas que implementam treinamentos regulares de conscientização em cibersegurança experimentaram uma redução de 70% na taxa de sucesso de ataques de phishing. Além disso, a KnowBe4 constatou que treinamentos mensais aumentam a segurança em 37%, comparados aos treinamentos anuais.

O ponto de partida para isso é a modularização dos conhecimentos e estratégias aplicados às necessidades da empresa. Cada empresa possui a sua estrutura e diferentes níveis de hierarquia, portanto isso deve ser considerado na conscientização dos colaboradores.

O ideal é realizar um mapeamento da estrutura do cliente, seus acessos, contas, funções, personalizando o conteúdo segundo as funções e necessidades específicas, garantindo que cada colaborador receba a formação adequada.

O mapeamento e modularização também ajudam na periodicidade dos treinamentos de conscientização, uma vez que você precisará acompanhar o progresso dos colaboradores, tirar dúvidas, mantendo um processo verdadeiro de educação de pessoas.

Pontos essenciais na conscientização em cibersegurança

Pilares da conscientização em cibersegurança

Os tópicos que serão abordados ao longo dos treinamentos são essenciais, e irão nortear quais ferramentas e táticas você utilizará, portanto, se certifique que as estratégias que você usará estão bem alinhadas com:

  • As necessidades do negócio do seu cliente
  • Principais dificuldades da equipe
  • A capacidade financeira e estrutural que ele possui.

Ensinar sobre a identificação de ataques phishings

Você pode começar falando sobre o velho e conhecido phishing, auxiliando os funcionários na identificação de tentativas de phishing e golpes por e-mail. Apesar de amplamente abordado nos últimos anos, os ataques phishings ainda são um grande problema para a segurança empresarial.

Além de utilizar simulações de forma estratégica, você deve apresentar os passos a serem tomados para evitar esse tipo de golpe. É importante também apresentar as variações do phishing, como o smishing, que cresceu muito nos últimos anos.

Exemplos de simuladores phishing: InfoSec IQ, Gophish e SpeedPhish Framework.

Trabalhar a segurança de senha e autenticação

As senhas ainda são um dos maiores problemas na segurança dos usuários, sendo um ponto essencial a ser trabalhado nos treinamentos. Além de ensinar sobre a solidez e exclusividade das senhas, mostre como a autenticação multifator (MFA) ajuda no fortalecimento contra os acessos não autorizados.

Fortaleça pessoas contra engenharia social e golpes na internet

Educação sobre engenharia social e golpes online

Grande parte dos erros humanos ocorre em resposta à manipulação, onde os cibercriminosos aplicam técnicas de engenharia social. Por isso, suas estratégias de conscientização devem incluir as práticas e táticas utilizadas na engenharia social, como pretexting, baiting e tailgating. (Clique aqui e conheça mais sobre elas)

Fortaleça e capacite também os usuários contra sites e páginas falsas, ensinando sobre as conexões seguras, layouts e as urls.

Ensine sobre a segurança dos dispositivos móveis

Os celulares e tablets são parte da nossa vida cotidiana e também precisam estar protegidos. Por isso, inclua ensinamentos e práticas de segurança móveis para os aparelhos pessoais e fornecidos pela empresa, principalmente ao acessar informações relacionadas ao trabalho.

Isso inclui usar os recursos básicos de segurança do dispositivo, como definir um bloqueio de tela e aplicar prontamente as atualizações de segurança do sistema operacional quando notificado.

Inclua procedimentos de relatórios de incidentes

Uma das etapas essenciais de uma estratégia de segurança é o plano de respostas de incidentes, entretanto, é fundamental incluir instruções claras sobre como relatar incidentes de segurança. Esse conhecimento pode ser desenvolvido nos treinamentos de conscientização, ensinando de maneira clara as etapas exatas a serem seguidas no caso de suspeitas de um incidente de segurança.

Oriente quem contatar e quais informações incluir, caso precisem relatar alguma atividade suspeita. Para executar bem essa etapa, o seu mapeamento deve ser muito bem estruturado, considerando todos esses pontos.

Aprenda na prática a conscientizar seus clientes

A conscientização de pessoas é um processo com várias etapas, práticas e estratégias, mas o objetivo fundamental é: fazer da cibersegurança um trabalho em equipe, aumentando a proteção das empresas.

Por isso, além de todos os pontos que abordamos ao longo deste artigo, queremos desafiar você a mergulhar mais no tema, aprendendo como ajudar seus clientes na conscientização dos colaboradores.

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Se as pessoas são o elo mais frágil na segurança, a conscientização, aliada à estratégia e educação, são o verdadeiro hacking para fortalecer e protegê-las. Acreditamos nesse caminho, por isso seguimos descomplicando a cibersegurança.

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