Você já deve ter notado como estamos vivendo em um mundo de constantes avanços e transformações. As coisas são modificadas de uma forma muito rápida, sejam elas boas ou ruins. E é exatamente isso que podemos observar, quando olhamos para os ataques e crimes, as empresas na área da segurança da informação.

As últimas notícias expressam que a muita capacidade e desempenho estão sendo aplicadas para coletar as informações e dados das empresas.

Notícias como: Modificações de ransomware duplicam no segundo semestre de 2019. O ransomware é um tipo de malware que sequestra dados e informações da sua empresa, solicitando um pagamento em criptomoedas para devolvê-las.

Ou, a espantosa informação de que o Internauta brasileiro sofre 22 ataques por segundo, mostrando que o Brasil se mantém como líder no ranking global dos 20 países mais atacados em nível mundial.

Ou, quem sabe ainda, a demonstração de que os malwares estão sendo constantemente modificados, explorando novas vulnerabilidades e usando novas táticas para alcançar seus objetivos, como o Golpe de phishing por mensagem de voz, onde, a vítima recebe um e-mail como uma notificação de caixa postal.

Essas são apenas três das muitas manchetes recentes que acendem o sinal de alerta para as empresas: suas informações e rede estão em perigo! Em resposta a esse alerta, tornou-se crucial pensar e falar de soluções para cuidar da proteção de dados, bem como mitigar os riscos do cenário empresarial.

Tendo isso em vista, vamos falar sobre uma das ferramentas mais importantes para a rede: o firewall! De forma mais específica o Firewall UTM .

Neste artigo vamos te explicar o que é um firewall UTM, como ele funciona, apresentar alguns outros tipos que existem, e muito mais!

Pronto para conferir? Então, vamos nessa!

Firewall UTM

Antes de compreendermos sobre o Firewall UTM, precisamos entender o que é um firewall. O Firewall é uma solução de segurança que, à partir de regras predefinidas, analisa o tráfego de rede para precisar quais operações de recepção ou transmissão de dados podem ser realizadas.

Seu próprio nome, “parede de fogo”, já mostra que essa proteção trata-se de uma barreira de defesa. Seu objetivo é liberar acessos genuinamente permitidos e bloquear aquele tráfego indesejado.

Ele pode ser comparado à entrada de uma festa. Se quiser entrar, precisa obedecer algumas regras predefinidas, como: se identificar, ser maior de 18 anos, não portar nenhum objeto que possa trazer riscos à segurança dos outros frequentadores.

Desta forma, esta solução de segurança impede ações maliciosas, pois consegue antevê-las e combatê-las.

A concepção de Firewall UTM, sigla que vem do inglês Unified Threat Management, surgiu de acordo com a necessidade e evolução do próprio mercado de segurança. Como falamos na introdução, novos ataques, explorando as vulnerabilidades, vêm surgindo constantemente.

Tendo isso em vista, um UTM pode ser prontamente identificado como um ativo de software e hardware – ou uma combinação entre os dois – que centraliza em plataforma única vários recursos, tais como:

  • Solução Firewall;
  • Filtragem Stateful;
  • VPN;Proxy Web;
  • IDS/IPS;
  • Balanceamento de carga;
  • Relatórios e logs;
  • Inspeção profunda de pacote (DPI).

Esse modelo de firewall é uma solução muito eficiente para pequenas e médias empresas, porque um único dispositivo pode atender grande parte das necessidades de segurança, com custos altamente acessíveis, principalmente se comparados à aquisição de produtos individuais que atendam essas necessidades.

Tipos de Firewalls

O firewall é uma ferramenta que pode ser executada de formas diferentes, dependendo de fatores como, por exemplo, critérios do desenvolvedor, estrutura da rede, necessidades específicas do usuário ou características do sistema operacional que mantém o firewall, operando assim seu trabalho de diferentes formas.

Por essa razão, existem vários tipos dessa solução de segurança. Confira à seguir as mais importantes:

Packet filtering- Filtragem de pacotes

É um recurso simples, mas que oferece um nível significativo de segurança. Consiste, basicamente, em uma lista de regras criadas pelo desenvolvedor, que o firewall analisa.

Se as informações são compatíveis, então aquele usuário é autorizado. Caso contrário, é negado. São dois os tipos de filtragem de pacotes:

  • Estático: os dados são analisados com base nas regras, independentemente da ligação que cada pacote tem com o outro. É uma boa solução, embora possa ocorrer o bloqueio de algumas respostas necessárias, devido a conflitos que podem ser criados, já que as regras são estáticas.
  • Dinâmico: surgiu para corrigir as limitações dos filtros estáticos. Ele permite a criação de regras que se adaptem ao cenário, possibilitando que os pacotes trafeguem quando necessário, e apenas durante o período determinado, corrigindo esse gargalo dos pacotes estáticos.

Proxy Services- Firewall de aplicação

O firewall de aplicação atua intermediando um computador, ou rede interna, e outra rede (normalmente a internet). Eles são, geralmente, instalados em servidores bem potentes, pois lidam com grande número de solicitações.

O proxy de serviço é uma boa opção de segurança, pois não permite a comunicação direta entre origem e destino, fazendo com que todo o fluxo passe por ele, tornando, assim, possível o estabelecimento de regras que impedem o acesso de determinados endereços externos.

O firewall de aplicação também executa tarefas complementares, como:

  • Registro de tráfego de dados em arquivo de log;
  • Armazenamento de conteúdos muito utilizados em cache;
  • Liberação de determinados recursos apenas mediante autenticação do usuário.

Porém, sua implementação não é fácil, dada a grande quantidade de serviços e protocolos existentes na internet, que, dependendo das circunstâncias, fazem com que o proxy de serviço exija muito trabalho de configuração para bloquear ou autorizar determinados acessos, ou até mesmo não consiga fazê-lo.

Stateful Inspection - Inspeção de estados

Considerado por alguns como a evolução dos filtros dinâmicos, os firewalls de inspeção de estado fazem uma espécie de comparação entre o que está acontecendo e o que espera-se que aconteça.

Para isso, eles analisam todo o tráfego de dados em busca de padrões aceitáveis por suas regras, os quais, inicialmente, serão utilizados para manter a comunicação. E, então, estas informações são então mantidas pelo firewall e usadas como parâmetro para o tráfego subsequente.

Ou seja, se a transação de dados ocorrer por uma porta não mencionada, o firewall possivelmente irá detectar isso como uma anormalidade e efetuará o bloqueio do processo.

Com os atuais meios de invasão e roubo de dados difundidos pela internet, para manter sua rede segura e protegida é preciso investir em métodos eficazes de defesa.

A importância do Firewall UTM para sua empresa

Se os ataques e crimes utilizam novas táticas e estratégias a cada dia, é mais do que fundamental que as empresas utilizem das melhores ferramentas, dentro do seu alcance, e que atendam sua realidade para cuidar das suas informações.

É por isso que o firewall UTM apresenta-se como uma solução acertada para sua empresa. Como foi explicado, ele reúne uma série de recursos dentro de uma só plataforma, não necessitando de investimentos adicionais. Por isso atende tão bem à necessidade das PMEs.

Mas, e o appliance? O firewall geralmente não precisa de um appliance? A maioria sim, mas existem modelos de firewalls UTM que não necessitam de appliance específico. Eles podem ser operados através de um desktop (um hardware aberto na plataforma x86).

É o caso do AdmFirewall. Além de ser um firewall UTM, tendo várias configurações de segurança para proteção da sua rede, ele é um software que é instalado em um desktop, o que o torna ainda mais acessível para as pequenas e médias empresas.

Tudo isso porque ele foi projetado exatamente para atender às necessidades da sua empresa. Sensacional, não é mesmo? Solicite um orçamento e saiba mais sobre, é só clicar no banner abaixo:

banner-admfw-orcamento


Conclusão

Investir e se preocupar com a continuidade dos negócios são ações de quem conhece o mercado, sabendo que a melhoria contínua é uma característica fundamental para o êxito dos negócios.

E, o cuidado com segurança das informações é um peça essencial nesse cenário. Por essa razão que o firewall UTM é tão importante, pois, oferece soluções de qualidade e compatíveis às necessidades do ambiente empresarial das PMEs.

Por isso, nós da Starti, reforçamos sempre o nosso compromisso de auxiliar na conscientização dos riscos e vulnerabilidades, bem como na apresentação de soluções e ações que tornem esse caminho mais próximo para você.

Tendo em vista esse compromisso, estamos preparando uma das principais conferências de segurança cibernética, gestão de TI e vendas: a <tsc/2019- Reorganize Security! Entre no site e confira todas as informações sobre esse evento que irá marcar 2019!

Continue conosco:

Firewall Appliance: é viável para sua empresa?

Controle de banda: porque ele é importante para sua empresa!

Conheça o detector e o bloqueador de invasões: IDS e IPS!