Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Inovar virou palavra de ordem. Dificilmente você encontrará alguém que não concordará com essa afirmação. Isso porque, mercado está em constante mutação e não buscar acompanhá-lo é assumir o risco de insucesso em médio/longo prazo.

Existem diferentes maneiras de implantar uma inovação em uma empresa e, apostar na tecnologia é uma delas.

Se observarmos o que acontece em nossa volta, é possível notar que há tecnologia em tudo, em casa, nas ruas, no trabalho, no cotidiano, enfim, tornou-se parte efetiva do dia a dia, capaz de proporcionar incontáveis benefícios à sociedade.

Para uma empresa, investir em soluções tecnológicas é ainda mais vantajoso, pois além de oferecer recursos para que a organização se desenvolva, dá condições para que ela crie um diferencial competitivo no mercado.

Pequenas empresas apresentam maiores dificuldades para adotar esse tipo de inovação por, muitas vezes, não identificarem onde pode ser aplicada em sua realidade. Uma maneira mais simples de começar a introduzir a inovação tecnológica nos seus negócios é optar inicialmente pela tecnologia da informação.

Por muito tempo, o uso da tecnologia da informação pelas empresas era relacionado somente a utilização de softwares e hardwares, representando o desenvolvimento organizacional, sem necessariamente fazer parte de um objetivo mais amplo para fortalecer o negócio em si.

Hoje em dia, já é vista como responsável por integrar toda a cadeia valor da empresa, fazendo parte efetivamente de seu sucesso ou fracasso.

Adotar a tecnologia da informação como forma de inovação tornou-se uma ótima estratégia para diferenciar-se e criar força no mercado. A partir dela, é possível oferecer recursos para mudanças nos processos e estrutura de negócio.

Com a crescente competitividade, toda empresa tornou-se dependente do que os seus sistemas de informação são capazes de fazer por elas e, por isso, necessitam cada vez mais de que essa tecnologia esteja alinhada com todos os objetivos e visões de negócio, para facilitar tomadas importantes de decisão, por exemplo.

A tecnologia da informação deve ser vista como um recurso para melhorar o desempenho organizacional e, por isso, merece uma atenção especial nas decisões orçamentárias.

Mesmo frente a inúmeras possibilidades, algumas empresas ainda focam apenas nas vantagens que visam a diminuição de custos, dando preferência a adoção de outras tecnologias incompatíveis com o seu negócio, buscando “inovar por inovar”, sem um propósito bem definido e minimizando os possíveis resultados positivos de uma aplicação bem feita.

O investimento em TI oferece diversos benefícios em âmbitos operacionais e estratégicos para qualquer empresa, contribuindo com o fornecimento de dados, informações e insights para o crescimento do negócio. Tendo isso como premissa, as organizações que investem na tecnologia da informação possuem grandes chances de se destacar diante de um mercado tão agressivo.

Para que fique mais claro, selecionamos 5 benefícios que a sua empresa poderá ter ao investir em inovações tecnológicas para eliminar, de uma vez por todas, o conceito de que a tecnologia só é relevante para grandes organizações:

1- Sobrevivência

Para que uma empresa sobreviva, é necessário estar atenta as movimentações do mercado. Parar no tempo irá atrasar o desenvolvimento dos negócios e contribuir, cada vez mais, com perdas significativas de atuação em seu nicho. Dessa forma, a adoção de soluções tecnológicas são fundamentais para que sua empresa continue no jogo.

2- Possibilidade de liderar um mercado específico

Utilizar novas ferramentas que possibilitam ter uma visão de longo alcance contribui para que o seu negócio identifique novas condições e possibilidades para atuar de maneirar diferente das habituadas pelo mercado.

A tecnologia oferece novos caminhos para chegar ao seu destino final. Com isso, é possível conquistar posições de destaque e liderar o seu segmento.

3- Expandir suas operações criando novos nichos de negócio

Onde você nunca enxergou uma possibilidade de negócio pode haver chances de se tonar um terreno fértil para novas operações. Quem investe em inovação deve estar sempre aberto para crescer e conquistar novos cenários, porém, para que isso aconteça é preciso identificar qual é a melhor maneira de investir em tecnologia para que a nova aquisição contribua para esse crescimento.

4- Encontrar novas formas de diferenciação

Uma boa gestão de TI pode ser imprescindível para auxiliar o armazenamento de dados e ter condições para aproveitá-los e sair à frente de seus concorrentes. Sabemos que uma empresa possui um grande volume de informações que, se bem utilizadas, certamente poderão ser ótimas aliadas para extrair insights significantes sobre o seu cliente e também sobre o mercado.

5- Parte fundamental para o desenvolvimento da empresa

Apostar apenas na capacidade humana para armazenar tudo o que diz respeito a seus produtos, processos e estratégias é dar um tiro no pé. Sabemos que qualquer funcionário poderá deixar sua empresa de um dia para o outro, levando consigo todo o conhecimento que possui.

Com a tecnologia da informação é possível criar mecanismos que estimulem uma cultura de troca de informação e colaboração, e também, organizar todas esses dados para que sejam sempre acessíveis e bem utilizados.

Não tenha receio de buscar novas formas de fazer com que o seu negócio cresça. A frase “em time que está ganhando não se mexe” não faz o menor sentido quando o foco é inovação. É preciso deixar o medo de errar de lado e buscar novas maneiras de alcançar resultados satisfatórios.

Começar com a tecnologia da informação poderá abrir portas para que novas tecnologias façam parte da sua estratégia e, principalmente, da conquista de resultados mais expressivos.

banner_bottom_blog--3--2