Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Ter uma equipe alinhada e capacitada para realizar as tarefas que o dia a dia demanda, além de apresentar um perfil comportamental ideal para encarar as diversas ocasiões que surgem durante o expediente, muitas vezes é visto como um grande desafio entre os gestores.

Quando lidamos com pessoas, é preciso ter em mente que é sempre necessário dar suporte aos profissionais para alcançar melhorias tanto pessoais quanto profissionais, sejam do coletivo ou até mesmo do indivíduo.

O treinamento é fundamental para manter a qualidade do trabalho do seu time em alta, tanto para os objetivos técnicos quanto para elevar a qualidade dos relacionamentos internos.

Infelizmente, muitas empresas não encaram o treinamento como um investimento que pode trazer ótimos resultados, mas sim como um custo desnecessário que pode ser substituído por pequenas ações pontuais ao longo do ano.

Como já dizia Claus Moser, renomado estatístico britânico, “educação custa dinheiro, mas, da mesma forma, custa dinheiro a ignorância”. O raciocínio é lógico, se investir em treinamento pode custar algo, imagine quanto uma equipe despreparada pode custar para a sua empresa?

Existem diversos tipos de treinamentos que podem ser aplicados em situações e cargos distintos. Cada formato possui um objetivo específico a fim de preparar os participantes da melhor forma, capacitando-os para alcançar os resultados esperados.

Realizar treinamentos de equipe beneficia a organização para desempenhar suas atividades, somando novos conhecimentos e perspectivas para a empresa.

Mas antes de pensar em qual será o melhor treinamento para sua equipe, pense: minha liderança está bem treinada? Pouco adianta treinar e preparar um time se os responsáveis por esses profissionais não estiverem alinhados com as novas premissas vindas do treinamento. Lembre-se de que o líder é o espelho para os seus liderados, portanto a dica é iniciar o programa de treinamento de sua empresa por aqueles que ocupam cargos de chefia e, a partir daí, planejar uma programação para o restante da empresa.

São diversas frentes de treinamento que sua empresa pode aplicar, porém, para que os resultados sejam permanentes e duradouros, é necessário que seja criado o hábito de treinar, ou seja, o treinamento não deve ser apenas um evento pontual, mas sim fazer parte de um ciclo contínuo durante o ano todo.

Veja a seguir alguns tipos de treinamento e seus principais objetivos:

Treinamento comportamental

Os treinamentos comportamentais visam preparar os colaboradores para pensar e agir de acordo com o que o cargo exige e, principalmente com o que a empresa acredita. Para isso, é feita uma análise que determina o perfil dos profissionais, destacando quais são os principais pontos que necessitam ser trabalhados.

Treinamento de capacitação

A capacitação geralmente é aplicada em treinamentos técnicos a fim de preparar o profissional para desempenhar da melhor forma as atividades delegadas para sua função.

Esse tipo de treinamento geralmente é aplicado quando um novo colaborador é contratado ou quando lhe é atribuído novas funções que necessitam de direcionamentos técnicos e específicos.

Treinamento de liderança

Assim como falamos no início do texto, o treinamento de liderança é fundamental para preparar profissionais para assumir a posição de líder. Estar à frente de uma equipe exige uma postura adequada para tal e, muitas vezes, profissionais são delegados a assumir a posição sem ter conhecimento e vivência do que realmente um líder deve possuir. Portanto, esse tipo de treinamento é recomendado para todos os tipos de empresas. Afinal, todo setor exige que um profissional assuma sua frente, não é mesmo?

Desenvolvimento de habilidades sociais

Muitas vezes o profissional é capacitado para assumir determinada função, possui o perfil comportamental ideal, porém suas habilidades sociais para esse tipo de atividade são limitadas. É aí que esse tipo de treinamento deve ser aplicado. A timidez excessiva ou até mesmo alguns tipos de fobias sociais podem prejudicar o desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa, impactando negativamente os resultados.

Esse treinamento consiste em compreender as dificuldades sociais dos funcionários com o objetivo de sugerir estratégias e intervenções baseadas na análise funcional do comportamento.

Treinamento de motivação

Esse tipo de treinamento é bem conhecido e utilizado em diversas empresas e segmentos. O principal objetivo do treinamento motivacional é melhorar o ambiente de trabalho, estimulando o crescimento do potencial humano, tendo sempre em vista o rendimento da equipe e, principalmente, a melhoria da empresa como um todo.

Treinamento de reciclagem

É de extrema importância que todos os profissionais da empresa estejam atualizados com tudo o que diz respeito a sua função. Participar de um treinamento a cada 3 anos não fará da sua equipe um time preparado e alinhado com as mudanças do mercado. Por isso, os treinamentos de reciclagem são fundamentais para manter a atualização da empresa em dia e todos os colaboradores engajados com o que precisa ser feito e da forma que o trabalho necessita ser conduzido.

Esses são apenas alguns tipos de treinamento que podem ser aplicados em qualquer empresa, porém existem muitos outros modelos que podem se adequar melhor as suas necessidades. Aliás, há treinamentos personalizados, estruturados de acordo com o objetivo que a empresa deseja alcançar.

Não importa o quão tecnológica sua empresa possa ser, afinal, para que cada máquina funcione adequadamente, é necessário que pessoas estejam investindo seus esforços para isso. Portanto, treine seu time e ofereça condições para que bons resultados surjam cada vez mais.