A comunicação interna é importante e essencial para qualquer empresa. Todo profissional sabe disso. Se o objetivo da sua é crescer e oferecer melhores serviços ao cliente, esse assunto é ainda mais relevante.

O desafio é perceber que o ambiente ideal de comunicação interna da empresa não é alcançado da noite para o dia.

Exige consistência e incentivo, pois se trata de mudar a cultura enraizada de como as pessoas se comunicam em todos os níveis do processo corporativo.

Além de necessária, a comunicação interna eficaz é possível, e há muitos motivos para começar agora.

Veja porque melhorar a comunicação interna da sua PME em 4 dicas! 😉

1) Uma boa comunicação interna aumenta o engajamento dos funcionários

Quando os funcionários passam informações de modo eficaz uns para os outros, os objetivos da empresa se tornam claros, e os problemas, passageiros.

Um ambiente que incentiva o engajamento não tem espaço para o arquivamento de informações importantes, algo que geralmente acontece quando o funcionário tem medo de se expor à culpa e ao feedback negativo.

No fim das contas, o compartilhamento de informações no trabalho pode economizar bilhões de reais para a empresa. Quando os mal-entendidos são eliminados, soluções são encontradas com mais facilidade e, muitas vezes, por mais pessoas.

Os resultados positivos se tornam o próprio incentivo para que os funcionários continuem engajados. É aí que você sabe que atingiu a comunicação interna ideal.

2) Melhora a competitividade da empresa

A empresa que cultiva um ambiente onde o diálogo aberto existe não só verticalmente entre empregador e funcionário, mas horizontalmente entre equipes, tem resultados diferenciados.

Quando os funcionários entendem seu papel no negócio, eles se esforçam para que toda a empresa tenha êxito. Pesquisas mostram que o índice de funcionários dispostos a trabalhar pelo sucesso da empresa é de 91% quando se tem boas práticas de comunicação interna.

Eles passam a enxergar não só seu potencial dentro da empresa, competindo com outras equipes, mas enxergam o potencial da empresa frente a outros concorrentes, buscando maior sinergia para atingir resultados coletivamente.

3) Forma equipes mais fortes

A comunicação interna clara é fruto dos esforços conjuntos da diretoria e do resto dos colaboradores. É preciso criar o hábito de compartilhar, comentar e fornecer feedback sem perder a confiança no grupo e a disposição em trabalhar juntos.

Estima-se que as práticas altamente eficazes de comunicação interpessoal nas empresas resultam em 20% a menos de rotatividade de funcionários, formando, assim, equipes cada vez mais fortes e comprometidas.

A simples consequência de estar bem informado sobre as expectativas e recompensas do trabalho motiva o funcionário a permanecer comprometido em situações que, em outras circunstâncias, poderiam levá-lo à insegurança.

4) Aumenta a produtividade das equipes

Quantas horas na semana são gastas em reuniões? Com certeza, mais do que o necessário.

Com uma comunicação interna eficaz, ferramentas podem auxiliar os funcionários a relatarem os desafios e sucessos da equipe sem a necessidade de realizar tantas reuniões pessoalmente, aumentando a produtividade em 20 a 25%.

O tempo ganho pode, então, ser usado para tarefas que antes eram deixadas de lado, sem perda alguma de informação e com maior integração entre os funcionários.

Os motivos para melhorar a comunicação interna da sua empresa são vários e nós podemos auxiliá-lo a fazer isso da maneira mais eficaz possível.

Se estiver na dúvida sobre como começar, existem algumas ferramentas básicas que podem ser úteis: um bom serviço de e-mails corporativos, ferramentas de chat para a empresa, telefonia VoIP (tanto para vendedores externos como entre as equipes), entre outras.

Que tal começar agora?