Os 5 principais desafios do gestor de TI nas empresas

Gestão de TI Abr 10, 2015

Quando a internet da empresa cai ou começa a oscilar demais, os funcionários não conseguem mais acessar os arquivos e reclamam que o sistema está lento. E todos, claro, querem ter os seus problemas resolvidos para conseguirem dar continuidade ao seu trabalho. E quem é que recebe e gerencia todas essas reclamações? O gestor de TI da PME.

Nas empresas de tecnologia da informação, a necessidade da disponibilidade dos sistemas é muito intensa. Por isso, quando há qualquer tipo de problema envolvendo a banda larga nas pequenas e médias empresas, o trabalho e a produtividade na empresa são diretamente afetados.

Por isso, o gestor de TI da PME precisa ter a capacidade de resolver problemas sem que a organização precise interromper os seus trabalhos e sofra com perdas.

Como o gestor de TI pode superar desafios?

Para que haja uma boa gestão de TI na PME, é necessário que o gestor tenha habilidade para superar os desafios que o seu trabalho exige e saiba contornar bem os problemas que aparecem no dia a dia. Veja os 5 principais desafios do gestor de TI na PME.

Saber gerenciar

Parece óbvio, mas muitos profissionais não sabem gerenciar e isso reflete diretamente na produtividade e na satisfação dos empregados da PME.

Para que um gestor consiga fazer bem o seu trabalho, ele precisa saber lidar com as demandas da empresa, ter a habilidade de conduzir a corporação com foco e objetividade. E ter um bom espírito de liderança para lidar com pessoas.

Ter agilidade na hora de resolver problemas

Não adianta, os problemas aparecem todos os dias e não há como fugir deles. Mas o que diferencia um profissional de outro é justamente a sua capacidade para identificá-lo, classificar o seu risco e buscar a solução de forma rápida e precisa, para que a empresa tenha a menor perda possível durante uma falha do servidor, por exemplo.

Responsabilidade

Não dá para trabalhar com a gestão de TI na PME sem que o gestor tome para si as rédeas do seu departamento. É preciso vestir a camisa da empresa para conseguir gerenciar custos, recursos e pessoas.!

E, se o profissional conseguir prever as demandas para a sua área e mapear possíveis problemas antes que eles aconteçam, certamente a produtividade do seu setor crescerá de forma significativa.

Otimização

Um dos grandes desafios do gestor de TI é otimizar custos. Para que isso ocorra, a necessidade de automatizar contas, cortes e custos é constante.

Em muitas empresas, a falta de plataformas mais padronizadas, os serviços de TI mal direcionados e os processos inconsistentes podem elevar significativamente os custos da TI, o que é indesejável em qualquer PME.

Atualização

Os processos tecnológicos crescem e se modernizam de forma constante. Por isso, o gestor precisa sempre se manter atualizado através de cursos, palestras e atualização constante.

Dessa forma, o gestor de TI consegue lidar com os desafios da organização, afirmar a sua competência como líder e ajudar a sua empresa a crescer e ganhar credibilidade no mercado.

Quais são os seus desafios como gestor de TI de uma PME? Compartilhe-os conosco!

banner_bottom_blog-5

Rafael Pizzolato

CMO na Starti

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.