Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Quando a internet da empresa cai ou começa a oscilar demais, os funcionários não conseguem mais acessar os arquivos e reclamam que o sistema está lento. E todos, claro, querem ter os seus problemas resolvidos para conseguirem dar continuidade ao seu trabalho. E quem é que recebe e gerencia todas essas reclamações? O gestor de TI da PME.

Nas empresas de tecnologia da informação, a necessidade da disponibilidade dos sistemas é muito intensa. Por isso, quando há qualquer tipo de problema envolvendo a banda larga nas pequenas e médias empresas, o trabalho e a produtividade na empresa são diretamente afetados.

Por isso, o gestor de TI da PME precisa ter a capacidade de resolver problemas sem que a organização precise interromper os seus trabalhos e sofra com perdas.

Como o gestor de TI pode superar desafios?

Para que haja uma boa gestão de TI na PME, é necessário que o gestor tenha habilidade para superar os desafios que o seu trabalho exige e saiba contornar bem os problemas que aparecem no dia a dia. Veja os 5 principais desafios do gestor de TI na PME.

Saber gerenciar

Parece óbvio, mas muitos profissionais não sabem gerenciar e isso reflete diretamente na produtividade e na satisfação dos empregados da PME.

Para que um gestor consiga fazer bem o seu trabalho, ele precisa saber lidar com as demandas da empresa, ter a habilidade de conduzir a corporação com foco e objetividade. E ter um bom espírito de liderança para lidar com pessoas.

Ter agilidade na hora de resolver problemas

Não adianta, os problemas aparecem todos os dias e não há como fugir deles. Mas o que diferencia um profissional de outro é justamente a sua capacidade para identificá-lo, classificar o seu risco e buscar a solução de forma rápida e precisa, para que a empresa tenha a menor perda possível durante uma falha do servidor, por exemplo.

Responsabilidade

Não dá para trabalhar com a gestão de TI na PME sem que o gestor tome para si as rédeas do seu departamento. É preciso vestir a camisa da empresa para conseguir gerenciar custos, recursos e pessoas.!

E, se o profissional conseguir prever as demandas para a sua área e mapear possíveis problemas antes que eles aconteçam, certamente a produtividade do seu setor crescerá de forma significativa.

Otimização

Um dos grandes desafios do gestor de TI é otimizar custos. Para que isso ocorra, a necessidade de automatizar contas, cortes e custos é constante.

Em muitas empresas, a falta de plataformas mais padronizadas, os serviços de TI mal direcionados e os processos inconsistentes podem elevar significativamente os custos da TI, o que é indesejável em qualquer PME.

Atualização

Os processos tecnológicos crescem e se modernizam de forma constante. Por isso, o gestor precisa sempre se manter atualizado através de cursos, palestras e atualização constante.

Dessa forma, o gestor de TI consegue lidar com os desafios da organização, afirmar a sua competência como líder e ajudar a sua empresa a crescer e ganhar credibilidade no mercado.

Quais são os seus desafios como gestor de TI de uma PME? Compartilhe-os conosco!

banner_bottom_blog-5