A segurança na internet é essencial para proteger a estrutura e as informações que estão expostas na web e na mira de cibercriminosos.


Dentro de uma empresa essa proteção não deve ser diferente, na verdade a atenção precisa ser redobrada levando em consideração que os colaboradores acessam diversas informações ao mesmo tempo e podem cair em golpes simples como um clique aqui em um e-mail falsificado.

Por meio de métodos, procedimentos e normas, é possível implantar uma cultura diferenciada na empresa sobre o que é estar seguro na internet.

Isso não significa controlar os acessos do colaborador o tempo todo, é importante educá-lo para que suas informações fiquem seguras e sua rede longe de hackers.

Neste artigo você irá descobrir o que é preciso fazer para garantir a segurança durante a navegação na internet, os riscos que a web oferece e como se prevenir.

Quais riscos os colaboradores podem oferecer?

A principal brecha que um criminoso da internet usa para invadir e roubar dados de uma empresa é por meio de phishing, vírus e malwares acessados pelos próprios colaboradores de maneira inconsciente (links suspeitos, downloads, e-mails falsos, etc).

Por mais que faça tentativas, é humanamente impossível que o gerente/coordenador consiga ficar de olho em tudo que está sendo acessado dentro da empresa e isso acaba resultando no aumento no número de casos de crimes na internet.

Os colaboradores são alvos fáceis para os hackers porque instalam programas e clicam em links nocivos que abrem as chamadas backdoors (portas abertas) na rede interna da empresa colocando, assim, os dados, por vezes confidenciais, em exposição.

A backdoor fica oculta e quando o gestor não possui controle por meio de ferramentas que garantem a segurança da empresa, não descobre que sua rede foi invadida – isso quando a invasão ocorre de maneira oculta.

Essas invasões podem gerar diferentes prejuízos para as empresas, porque os hackers têm diferentes propósitos. Entre eles podemos destacar:

Atacar sistemas ou equipamentos;
• Roubo de identidade;
• Venda de dados pessoais;
• Corromper informações;
• Roubar dinheiro.

Cuidar da segurança na internet é imprescindível, pois a empresa deve ter controle absoluto sobre tudo que ocorre na rede e é acessado pelo colaborador, ou seja, ainda que o mesmo acesse sites indevidos e caia em algum tipo de golpe, será a empresa quem irá responder por isso graças a lei do Marco Civil da Internet.

Ebook_Marco-Civil

O ato de tentar obter informações pessoais ou confidenciais por meio de manipulação também é conhecido como engenharia social, que é utilizada para obter dados bancários, assédio ou até mesmo falso testemunho.

Como o criminoso não possui o perfil da vítima, utiliza a internet para enganá-la, se passando por um funcionário do banco, administrador de um sistema, entre outros exemplos.

Afinal, como garantir a segurança na internet?

Para garantir a segurança ao navegar na internet é importante unir dois pontos principais: bom senso e conhecimento.

Alguns passos devem ser seguidos para aumentar a segurança em suas navegações. O primeiro é apostar em senhas realmente seguras, já que a maioria das pessoas costuma colocar senhas óbvias ou repetir a mesma em diferentes contas.

O ideal é usar combinações com números, letras maiúsculas e minúsculas. Não padronizar, não usar informações pessoais. Mude a senha periodicamente e guarde-as em um local seguro.

O e-mail é uma das plataformas mais utilizadas dentro de empresas e, por isso, também é a mais propícia para ser golpeado pelos criminosos da internet.

Através dele são enviados spams (e-mails indesejados) e anunciadas falsas promoções para chamar a atenção do internauta, além de enviar arquivos com vírus com o intuito de roubar informações confidenciais.

Por isso, quando uma pessoa recebe um e-mail que parece suspeito mande para a caixa de spam e não clique caso haja links ou imagens.

Os cuidados com downloads são primordiais dentro de empresas, pois qualquer arquivo baixado sai totalmente da internet para o computador e pode acabar executando algum programa malicioso na máquina. Para isso, é essencial ter um antivírus e mantê-lo sempre atualizado, assim é possível descobrir se o arquivo baixado é confiável.

Qual é a melhor solução para garantir a segurança na internet?

Manter os colaboradores seguros ao navegar na web não é tarefa simples para os gestores, mas existem maneiras para limitar o acesso às portas do computador, evitando a entrada de invasores à sua rede.

O AdmFirewall possui um recurso chamado "WebFilter", mais conhecido como "Filtro de Conteúdo", que gerencia as permissões de acesso à sites com agilidade e praticidade.

O WebFilter visa controlar acessos à sites pornográficos durante o horário de trabalho e, até mesmo, a sites que não são permitidos dentro da empresa, de acordo com sua política de segurança interna.

Além de realizar esses controles, o administrador da rede tem acesso a relatórios dos sites mais acessados e quais os usuários da rede que mais consomem internet.

Essa informação é essencial para quem toma decisão dentro da empresa, normalmente gerentes, diretores e proprietários, que visam a segurança, o controle e a produtividade.

Maior Produtividade = Maior $$ Faturamento

Quem não quer ser mais produtivo e aumentar o seu faturamento?

Com pequenas ações, instalando um Firewall, como o AdmFirewall, sua empresa consegue se proteger, e ainda ser produtivo.

banner-blog-pag-admfirewall-1

Ficou claro que garantir a segurança na internet, na sua empresa, com o uso das ferramentas corretas pode ser mais fácil do que parece.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Entre em contato conosco.