3 tipos de softwares que melhoram o seu negócio

Gestão de TI Abr 26, 2016

Quando se trata de melhorias no ambiente de trabalho, não importa muito o quão antiga ou jovem a empresa é, estão todas dividindo desafios em comum. Desafios estes que devem ser vividos constantemente em uma organização que pretende crescer.

Assim, a busca por soluções para que o andamento das atividades seja cada vez mais eficiente deve ser vivida por todos os integrantes da equipe, mas principalmente  por seus gestores, que devem observar  e ficar atentos às novidades do mercado.

Existem inúmeras ferramentas com ótimo custo-benefício ou mesmo nenhum custo, que são capazes de melhorar o fluxo e a qualidade de trabalho. Você já utiliza algumas? Sabe como exatamente elas podem ajudar?

Separamos algumas dicas de acordo com o tipo de software/ferramenta, mostrando em que setor da sua empresa elas podem ser inseridas e quais são os impactos que podem gerar. Confira:

1- Controle de fluxo de caixa/ finanças

As finanças da empresa são uma parte delicada em qualquer gestão e merece, além de pessoas de confiança para a administração, investimento em segurança e controle.

Já passou da hora de aposentar as planilhas. Elas podem sim funcionar como apoio, mas é preciso acompanhar as mudanças e incorporar novas e mais completas formas de lidar com os números.

A tecnologia oferece diversas opções que atendem essa necessidade e, o melhor, reduzem as chances de erros dentro das corporações, adicionando agilidade e organização nos processos.

Nessa etapa você pode buscar conhecer ferramentas como:

ERP Lite Free

Software gratuito para gestão da área de vendas, estoque e  financeira para micros e pequenas empresas.

Dropbox ou Google Drive

Para relatórios e documentos compartilhados, a utilização desses programas é o ideal. Eles permitem alterações e sugestões mútuas, são práticos e até econômicos e sustentáveis (no ponto de vista de utilizar menos papéis).

Omie

Software com funções de ERP e CRM, dedicado a pequenas empresas. Integra módulos de finanças, vendas, contabilidade e relacionamento com clientes.

Conta azul

Programa de ERP com módulos de finanças, estoque, vendas, compras e emissão de nota fiscal.

2- Relacionamento com o cliente

Se existe uma área prioritária nas empresas ela deve ser a de relacionamento ao cliente. Ele é a chave para a permanência e fidelização dos consumidores, assim como a atração de novos, e pode ser definitivo para a sobrevivência de qualquer empresa.

Por isso, quanto mais eficiente, ágil e completo esse relacionamento se tornar, melhor a empresa será vista. Os clientes esperam mais em atendimentos, eles querem prontidão, gentileza e soluções e, a forma como você faz essa entrega faz toda a diferença.

Quantos canais você oferece para contato? Quanto tempo você leva para atender um chamado? E para solucionar os problemas?

Todas essas informações devem ser analisadas a todo momento para que as melhorias sejam implementadas. Como você tem realizado o atendimento e construído o relacionamento com o seu cliente?

Algumas ferramentas podem colaborar, como:

Zendesk ou Neoassist

Plataforma de atendimento que integra auto atendimento, e-mail, social media, chat online e outros.

Agendor

Programa CRM que centraliza cadastros de clientes e salva seus históricos de compras, ajudando a empresa a conhecer melhor o perfil do seu público e analisar o desempenho de vendedores e outras ações.

3- Segurança e produtividade

Com as finanças organizadas e o relacionamento do cliente em dia chegou a hora de pensar em produtividade e segurança em sua empresa. Esse é mais um ponto que a tecnologia trabalha e que traz impactos diretos nos resultados finais.

Não há como pensar em crescimento sem também avaliar riscos e se prevenir. Os gestores que estão atentos ao mercado sabem o quanto as ameaças virtuais estão crescendo em todo o mundo e as consequências podem ser grandes.

Ao mesmo tempo, isso está ligado diretamente à produtividade dos colaboradores. Já que com prevenções retrabalhos são evitados e o tempo passa a ser melhor aproveitado.

Você já parou para pensar nisso? Pois muitos gestores não conseguem associar esses dois tópicos e acabam agindo sem detectar as reais causas de seus problemas.

Reflita sobre isso daqui para frente e pense também nessas ferramentas que podem te ajudar nesse momento:

Manic Time

Esse programa serve para saber como cada um aproveita suas horas de trabalho. Ele armazena sites, programas e envia relatórios para mostrar como foi o desempenho diário.

Trello

Esse é apenas um exemplo de gerenciador de tarefas. Você pode encontrar outros como o Trello, que ajudam a organizar tarefas, seus fluxos e prazos, junto com o time.

AdmFirewall

Já falamos muito sobre o AdmFirewall, mas vale lembrar que ele é uma solução de segurança que permite o controle de sites acessados, evita intrusos na rede, envia relatórios de desempenho e outras funcionalidades que unem os propósitos de segurança e produtividade.

Gostou das dicas? Agora você sabe por onde começar a procurar soluções modernas e tecnológicas que podem melhorar os seus processos e impulsionar a sua empresa no mercado.

Se tiver sugestões, deixe-nos um comentário!

Rafael Pizzolato

CMO na Starti

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.