Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Quando se trata de melhorias no ambiente de trabalho, não importa muito o quão antiga ou jovem a empresa é, estão todas dividindo desafios em comum. Desafios estes que devem ser vividos constantemente em uma organização que pretende crescer.

Assim, a busca por soluções para que o andamento das atividades seja cada vez mais eficiente deve ser vivida por todos os integrantes da equipe, mas principalmente  por seus gestores, que devem observar  e ficar atentos às novidades do mercado.

Existem inúmeras ferramentas com ótimo custo-benefício ou mesmo nenhum custo, que são capazes de melhorar o fluxo e a qualidade de trabalho. Você já utiliza algumas? Sabe como exatamente elas podem ajudar?

Separamos algumas dicas de acordo com o tipo de software/ferramenta, mostrando em que setor da sua empresa elas podem ser inseridas e quais são os impactos que podem gerar. Confira:

1- Controle de fluxo de caixa/ finanças

As finanças da empresa são uma parte delicada em qualquer gestão e merece, além de pessoas de confiança para a administração, investimento em segurança e controle.

Já passou da hora de aposentar as planilhas. Elas podem sim funcionar como apoio, mas é preciso acompanhar as mudanças e incorporar novas e mais completas formas de lidar com os números.

A tecnologia oferece diversas opções que atendem essa necessidade e, o melhor, reduzem as chances de erros dentro das corporações, adicionando agilidade e organização nos processos.

Nessa etapa você pode buscar conhecer ferramentas como:

ERP Lite Free

Software gratuito para gestão da área de vendas, estoque e  financeira para micros e pequenas empresas.

Dropbox ou Google Drive

Para relatórios e documentos compartilhados, a utilização desses programas é o ideal. Eles permitem alterações e sugestões mútuas, são práticos e até econômicos e sustentáveis (no ponto de vista de utilizar menos papéis).

Omie

Software com funções de ERP e CRM, dedicado a pequenas empresas. Integra módulos de finanças, vendas, contabilidade e relacionamento com clientes.

Conta azul

Programa de ERP com módulos de finanças, estoque, vendas, compras e emissão de nota fiscal.

2- Relacionamento com o cliente

Se existe uma área prioritária nas empresas ela deve ser a de relacionamento ao cliente. Ele é a chave para a permanência e fidelização dos consumidores, assim como a atração de novos, e pode ser definitivo para a sobrevivência de qualquer empresa.

Por isso, quanto mais eficiente, ágil e completo esse relacionamento se tornar, melhor a empresa será vista. Os clientes esperam mais em atendimentos, eles querem prontidão, gentileza e soluções e, a forma como você faz essa entrega faz toda a diferença.

Quantos canais você oferece para contato? Quanto tempo você leva para atender um chamado? E para solucionar os problemas?

Todas essas informações devem ser analisadas a todo momento para que as melhorias sejam implementadas. Como você tem realizado o atendimento e construído o relacionamento com o seu cliente?

Algumas ferramentas podem colaborar, como:

Zendesk ou Neoassist

Plataforma de atendimento que integra auto atendimento, e-mail, social media, chat online e outros.

Agendor

Programa CRM que centraliza cadastros de clientes e salva seus históricos de compras, ajudando a empresa a conhecer melhor o perfil do seu público e analisar o desempenho de vendedores e outras ações.

3- Segurança e produtividade

Com as finanças organizadas e o relacionamento do cliente em dia chegou a hora de pensar em produtividade e segurança em sua empresa. Esse é mais um ponto que a tecnologia trabalha e que traz impactos diretos nos resultados finais.

Não há como pensar em crescimento sem também avaliar riscos e se prevenir. Os gestores que estão atentos ao mercado sabem o quanto as ameaças virtuais estão crescendo em todo o mundo e as consequências podem ser grandes.

Ao mesmo tempo, isso está ligado diretamente à produtividade dos colaboradores. Já que com prevenções retrabalhos são evitados e o tempo passa a ser melhor aproveitado.

Você já parou para pensar nisso? Pois muitos gestores não conseguem associar esses dois tópicos e acabam agindo sem detectar as reais causas de seus problemas.

Reflita sobre isso daqui para frente e pense também nessas ferramentas que podem te ajudar nesse momento:

Manic Time

Esse programa serve para saber como cada um aproveita suas horas de trabalho. Ele armazena sites, programas e envia relatórios para mostrar como foi o desempenho diário.

Trello

Esse é apenas um exemplo de gerenciador de tarefas. Você pode encontrar outros como o Trello, que ajudam a organizar tarefas, seus fluxos e prazos, junto com o time.

Starti Security

Já falamos muito sobre o Starti Security, mas vale lembrar que ele é uma solução de segurança completa, que permite o controle de sites acessados, evita intrusos na rede, envia relatórios de desempenho e outras funcionalidades que unem os propósitos de segurança e produtividade.