Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Toda pequena e média empresa precisa contar com boas soluções em tecnologia. Em um mundo constantemente conectado como o que vivemos, um negócio não pode se dar ao luxo de não apoiar os seus processos à ajuda das máquinas. Para garantir que tudo isso seja feito da forma mais produtiva possível, é essencial contar com as soluções de um departamento de TI.

Empresas pequenas possuem necessidades equivalentes às grandes, mas sem contar com tanto capital para investir. Apesar disso, se aplicada de forma estratégica por uma equipe de profissionais capazes de otimizar processos, a tecnologia também pode ajudar. Confira a seguir Soluções em Tecnologia: 6 itens que toda PME deve ter:

1) Monitoramento de internet

A maioria dos negócios da atualidade está inserida na internet. Desta forma, são oferecidas diversas facilidades e ganhos substanciais em produtividade. No entanto, ela pode trazer perigos à integridade dos arquivos da empresa e à própria rede interna. Uma das mais essenciais soluções em Tecnologia busca o monitoramento e a garantia de segurança para a internet da empresa.

2) Gestão de controle de dados

O departamento de TI oferece como uma de suas principais soluções a manutenção e organização dos dados da empresa. Com boa parte dos negócios se baseando em computadores, isso significa que muitos arquivos importantes precisam de uma boa proteção. Esta segurança deve garantir que hackers e outros criminosos virtuais fiquem longe, não conseguindo acessar os arquivos privativos da rede corporativa. Ainda faz parte da seleção de responsabilidades de um departamento de TI garantir que estes arquivos não sejam acessados por usuários não autorizados de dentro da empresa.

3) Manutenção da integridade dos arquivos

Outra solução em tecnologia aplicável a dados estratégicos diz respeito à manutenção de um sistema de backup, de forma a proteger estes dados mesmo em casos de falhas mecânicas. Através de cópias de segurança e um competente controle de múltiplas versões de arquivos, os negócios podem ser conduzidos com tranquilidade mesmo em casos de perdas de dados. Nestas situações, basta resgatar a última versão salva do documento requisitado.

4) Implementação de políticas de segurança

No meio corporativo, só é possível começar a trilhar em direção ao sucesso quando todos os processos de segurança estão alinhados. Fica a cargo do departamento de TI a implementação e manutenção de políticas de segurança que tenham como objetivo otimizar os processos da empresa e garantir a segurança e a integridade dos arquivos. Somente com a implementação de métodos competentes é possível estabelecer uma organização produtiva.

5) Suporte a equipamentos e software

Uma empresa que depende de computadores para funcionar só é tão produtiva quanto os seus equipamentos. Uma das mais valiosas soluções em tecnologia é garantir o bom funcionamento de todos os softwares e sistemas tecnológicos que são utilizados no dia a dia do negócio. Isso vale para os próprios computadores e até os softwares instalados. Esses últimos devem estar sempre atualizados e em pleno funcionamento no hardware corporativo.

6) Implementação de sistemas eficientes

O departamento de TI possui a responsabilidade de sempre estar em busca de sistemas e processos que otimizem os negócios da empresa. Também fica a cargo destes profissionais a devida adaptação e manutenção destes sistemas. É o caso, por exemplo, da implementação da telefonia em VoIP, que otimiza os gastos e a operação em ligações telefônicas. Outro exemplo é a instalação de um firewall para proteger a rede interna, mantendo longe hackers e outros criminosos virtuais.

Um departamento de TI deve oferecer soluções que não só otimizam os processos da empresa como também garantem a segurança das comunicações e dados. Somente é possível se destacar no mercado e conquistar novos negócios estando à frente das tendências de tecnologia em seu meio. Considere estas soluções e inicie 2015 ultrapassando os seus concorrentes.

Além disso, a empresa deve permanecer atenta às tendências de utilização de dispositivos pessoais dentro do ambiente de trabalho.