O StartiCast é um programa apresentado pelos especialistas da Starti sobre o mundo cibernético e segurança digital.

A segurança de redes corporativas e, também, da informação tem sido um tema constantemente falado nas mídias e temos acompanhado um número cada vez maior de ataques cibernéticos no Brasil o no mundo.

Mas, ao mesmo tempo que o tema tem sido tão falado - o que nos deixa contentes - ele também tem sido negligenciado por donos de negócios, diretores, gerentes e, muitas vezes, analistas de TI.

Já passou longe aquela ideia de que a segurança é um custo alto para as empresas. O que custa caro mesmo é a falência de um negócio; a perda da reputação com os consumidores; o vazamento de dados, entre outros.

Somente em 2017, as pequenas empresas tiveram um prejuízo de, aproximadamente, US$22 bilhões de ataques cibernéticos.

Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre de 2018, de acordo com relatório divulgado pela pSafe, foram mais de 120,7 milhões de detecções de links maliciosos.

O Lucas Babesco, nosso consultor aqui na Starti, escreveu um artigo bem bacana sobre as 7 principais previsões de segurança digital para 2019. Super recomendo!

Diante deste cenário, nós decidimos gravar uma temporada - que inicialmente foi aberta aos nossos leitores e parceiros - sobre Gestão de Riscos em Segurança da Informação.

Para gerir os riscos da maneira correta é necessário compreender a TI como parte essencial de uma empresa na continuidade do negócio.

Engana-se quem acredita que a TI foi criada apenas para configurar redes, dar manutenção em PCs, configurar servidores, apagar incêndio, etc. Na realidade ela deve servir como apoio na continuidade e crescimento do negócio.

As empresas sem tecnologia não existiriam no Séc. XXI. Vivemos uma transformação digital, em que tudo está saindo do off para o on e as empresas estão ganhando escala, produtividade e crescimento de receita com a automatização de processos e serviços.

A tecnologia é a essência de muitos negócios, que sem um controle, uma gestão eficiente podem dar adeus ao mercado sem qualquer desculpa.

Portanto, entender a TI como parte do crescimento e dos objetivos da empresa é o início para a prevenção das vulnerabilidades que apresentam mais riscos ao negócio.

Você deve estar se perguntando:

"Ok, Rafa! Mas por onde eu começo?"


Comece assistindo a 1ª Temporada do StartiCast sobre Gestão de Riscos em Segurança da Informação.

São 5 episódios com mais de 1h de conteúdo cada e convidados especiais.

starticast-gestao-de-riscos

Clique aqui para assistir a 1ª Temporada do StartiCast

Nós, da Starti, estamos focados em ajudar as pequenas e médias no Brasil a aumentarem sua segurança digital e tornarem seus ambientes mais seguros, produtivos e conectados.

Ouça os primeiros StartiCasts que foram gravados no formato podcast:



Acompanhe nossos pockets no Youtube:

Inscreva-se em nosso canal

Leia mais: