Firewall · · 4 min read

Starti Security x Firewall Gratuito

Starti Security x Firewall Gratuito

O firewall é uma ferramenta de segurança indispensável para cenários empresariais. Você o utiliza em sua empresa pela mesma razão que utiliza muros, cadeados, cercas e outras medidas de segurança para sua casa: ter o controle de quem acessa sua residência, liberando apenas pessoas autorizadas a entrar.

As ações do firewalls são semelhantes,  ele limita o acesso às portas e janelas do computador, impedindo a entrada de invasores. Assim como o antivírus, a VPN, o Proxy e outras ferramentas de segurança, existem firewalls pagos e gratuitos.

A essência de todos é a mesma: trabalhar para proteger a rede de ataques e invasões. Mas, você conhece as diferenças entre um firewall gratuito e um firewall pago?

Para responder a essa pergunta, falarei sobre o Starti Security, uma solução paga, de alta tecnologia e outros dois firewalls gratuitos, que estão entre os mais baixados no mercado.

Firewall Gratuito

Existe uma grande quantidade de ofertas de firewalls gratuitos no mercado. Basta fazer uma rápida pesquisa para encontrar inúmeras opções diferentes, com grandes promessas.

Mas, como tudo o que fazemos utilizamos na internet, é preciso estudar e entender de forma cuidadosa cada software para descobrir qual corresponde às necessidades imediatas de uma empresa.

É claro que existem boas opções disponíveis, basta que você saiba escolher e estar ciente de suas capacidades e limitações.

Por isso, apresentarei dois softwares que possuem versões gratuitas e são destaques no mercado, mostrando seus pontos positivos e negativos.

O importante é que você entenda se o produto realmente traz a solução que sua empresa necessita e o porquê de alguns softwares serem pagos enquanto existem infinidades de opções gratuitas na rede.

Pfsense

O PfSense é um firewall de distribuição livre que oferece opções de pacotes adicionais, desenvolvidos por terceiros, para aumentar suas funcionalidades.

Lançado em 2004, o software de código aberto possui um sistema de pacote para capacidade de expansão, envolvendo outras operações de segurança da rede, como: VPN, Proxy, OpenVPN, etc.

Desvantagens

Sua desvantagem fica por conta de a interface não ser intuitiva e demandar um conhecimento maior na área para manipular e aproveitar todas as suas funcionalidades.

Em consequência, o suporte também não é como se espera. É disponibilizado um espaço de dúvidas frequentes em inglês e cursos para aprender a lidar com o sistema, também em inglês e de alto custo, em torno de 400 dólares por módulo.

ZoneAlarm

O ZoneAlarm é outro software de segurança em inglês no mercado. Possui três versões disponíveis, sendo uma free e outras duas pagas.

Ele promete ser capaz de identificar o tipo de vírus pela análise de comportamento do malware e checar os arquivos anexos em e-mails, além de oferecer ferramentas de privacidade como uma toolbar instalada no navegador.

Desvantagens

O software não possui tradução para o português e suporte personalizado, mas sua principal desvantagem é não ser robusto o suficiente para atender empresas, mas apenas redes domésticas.

Estes foram os softwares gratuitos que selecionei para você. Reuni os principais diferenciais, pontos positivos e negativos.

Já deu para ter uma ideia das principais desvantagens de um firewall gratuito?

Enquanto você pensa sobre essa a resposta dessa pergunta, vamos entender o que um software pago pode te oferecer!

banner-blog-2

Starti Security: muito além do firewall

O Starti Security é uma solução nacional e completa para a segurança de redes em empresas, um software desenvolvido para atender especialmente as pequenas e médias empresas. As PMEs são as mais vulneráveis a ataques cibernéticos no cenário empresarial.

Por isso, o Starti Security é referência, pela sua tecnologia e baixo custo, oferecendo vários recursos, que centralizam operações e facilitam a proteção e controle da rede.

Alguns firewalls são instalados por máquina, o Starti Security é instalado em toda a rede e, assim, gera relatórios gerais de uma só vez, com o log de cada usuário.

Outra vantagem é o controle da banda de acordo com o setor ou usuário, o que permite a otimização do uso da internet contratada, seja ela qual for.

Além disso, você ele entrega camadas de proteção para o acesso remoto - VPN-, balanceamento de links, filtragem de navegação e identificação de invasões na ponta da rede, de maneira modular, possibilitando a adaptação de acordo com a necessidade de cada empresa.

Por ser uma solução 100% nacional, em português e oferece suporte online, por telefone e por e-mail, para atender sua empresa da melhor forma.

É importante lembrar que:

Conclusão

Após conhecer algumas das soluções mais utilizadas no mercado, você já pode colocar na balança o que cada um oferece para tomar a decisão correta. A escolha vai depender da necessidade que precisa ser suprida.

Os produtos são variados e muitos deles de boa qualidade, basta saber identificar o seu objetivo com um firewall de segurança e verificar qual corresponde melhor às suas expectativas.

Tenha sempre em mente que investir em um firewall em sua empresa, é uma atitude preventiva necessária para uma atuação responsável e um cenário mais seguro.

BANNER-EdgeProtect-2

Read next