Em tempos da tão temida crise, muitas pessoas optam por alternativas de empreendimento que oferecem resultados mais seguros, enquanto outros buscam exatamente o contrário, propondo-se a buscar novas soluções e novas ideias de negócios para se diferenciar do que já estamos acostumados a encontrar por aí. Mas é preciso muito cuidado, em momentos de instabilidade como esse, a dica é apostar em soluções que possam trazer resultados em curto prazo.

Você já se perguntou quais seriam os principais motivos que determinam se uma empresa dará certo ou não? Provavelmente sim. E quais foram as respostas que você encontrou? Eu diria que são vários fatores que determinam o sucesso ou fracasso de uma empresa e, uma boa gestão seria um deles.

É preciso ter um bom planejamento, cuidar muito bem de tudo que se diz respeito a assuntos financeiros, estar atento sobre o que os concorrentes estão fazendo e, não menos importante, ser criativo para se diferenciar entre tantas novas marcas que surgem diariamente.

Nesse artigo iremos falar um pouco sobre a importância dessa tal diferenciação e mostrar algumas ideias de negócios que deram certo nos últimos anos. Espero que você possa se inspirar e ter novas ideias. Vamos nessa?

Como se diferenciar?

Primeiramente, quem deseja ser notado não pode optar por seguir a massa, correto? Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que, para que novos resultados apareçam, é necessário desapegar de velhas ideias. Portanto, se você deseja chamar a atenção do seu público, saia do comum e não tenha medo de ousar.

Quando falo em ousadia nos negócios, nem sempre quer dizer que a saída é criar novos produtos por meio de ideias mirabolantes, muitas vezes identificar uma nova maneira de executar velhos processos já pode ser tão revolucionário quanto uma criação do zero.

Tenha em mente que a inovação é um dos principais fatores para manter qualquer empresa viva e a conhecida frase “em time que está ganhando não se mexe” definitivamente não funciona aqui.

Uma hora ou outra toda empresa precisará criar pontos de renovação para não ficar parada no tempo. Essa renovação pode ocorrer através de mudanças em processos, atenção e melhorias nos detalhes, criação de novos produtos e serviços, entre tantas outras opções de incrementar a entrega e experiência final para o consumidor. Mas lembre-se: inovar, nem sempre, significa inventar a roda.

Sua empresa pode optar por diversos pontos de diferenciação. Caso escolha se diferenciar por meio do produto, você poderá explorar os pontos de características, desempenho, conformidade, durabilidade, design, embalagem, etc. Se preferir criar diferenciação através do pessoal poderá explorar pontos como o conhecimento, cortesia, credibilidade, atenção, clareza. O preço também é uma opção, buscar destaque através de condições de pagamento e programas de financiamento pode funcionar muito bem, tudo irá depender da estratégia que os negócios irão seguir.

Esteja sempre alinhado com o propósito da sua empresa e também com o movimento do mercado. De nada adianta criar ciclos de inovação quando não se está atento as mudanças mercadológicas e, principalmente ao comportamento do seu consumidor.

Separamos 4 empresas que souberam ouvir o mercado em que estão inseridas e conseguiram criar diferenciações relevantes, a ponto de estarem na nossa lista de negócios que deram certo. Veja abaixo e inspire-se!

As boas ideias de negócios que deram certo

NuBank

O NuBank apostou em um mercado que tem funcionado muito bem e apresenta fortes indícios de que irá continuar em pleno crescimento. O mercado fintech, finanças com tecnologia, tem sido a base de grandes mudanças na economia mundial. As empresas que fazem parte desse universo se destacam por possuírem um caráter inovador, ideias criativas e bem menos burocráticas que os tradicionais bancos e grandes financeiras.

Assim funciona o NuBank, uma empresa de cartão de crédito e banco digital. Muito mais simples que qualquer banco e com taxas muito mais atrativas, a empresa apostou na tecnologia mobile para facilitar a interação com seus clientes e seguir as tendências de comportamento de seu público.

A startup foi criada em 2013 e hoje lidera o mercado fintech.

Uber

Assim como no exemplo anterior, o Uber também funciona pela internet e smartphones, porém se enquadra em outro tipo de categoria, a economia compartilhada.

Para quem ainda não ouviu falar, o Uber conecta motoristas particulares a passageiros que desejam utilizar o serviço de transporte privado. Com o aplicativo instalado no próprio smartphone, o passageiro solicita os serviços do motorista mais próximo e, antes mesmo de confirmar o chamado, já pode estimar o valor da corrida. Todo o pagamento é feito via cartão de crédito por meio do aplicativo, podendo ser considerado um bom ponto de diferenciação do negócio, porém o que realmente chama a atenção dos usuários são o cuidado, atenção e conforto oferecidos durante toda a prestação do serviço.

O gráfico de crescimento do Uber surpreendeu muita gente durante os últimos meses e promete continuar nessa crescente pelos próximos períodos. Em fevereiro de 2014, a empresa foi avaliada em US$ 18 bilhões, mas, em dezembro desse mesmo ano, o valor da empresa já havia batido os US$ 41 bilhões.

Dafiti

Seguindo nossa seleção de negócios que deram certo, vamos para o ramo de varejo online inspirados pela empresa Dafiti.

A Dafiti é considerada um dos negócios mais lucrativos da internet e tida como o principal e-commerce de moda no país desde 2011, ano de sua criação. A grande diferenciação do negócio é o amplo portfólio de produtos oferecidos pela marca. No início, o foco era o comércio de sapatos online, porém, atualmente é possível comprar roupas, acessórios e produtos de beleza, além de artigos esportivos e produtos do mercado de luxo. A diversidade de produtos não para por aí. Recentemente a marca expandiu o portfólio e passou a comercializar produtos para o lar, com objetos pequenos de decoração e itens de cama, mesa e banho.

E como sabemos que toda essa variedade no varejo online realmente funcionou? No primeiro semestre de 2015 a marca registrou um aumento de receita líquida de 41%, segundo dados divulgados pela própria empresa. No período, a companhia somou receita de R$ 368 milhões.

Pergunta respondida?

Ø1 Digital

Nem só de grandes exemplos é feita nossa lista. A Ø1 Digital é exemplo de que empresas menores podem crescer e representar muito bem quando o assunto é sucesso nos negócios.

Desde 1997, a empresa acompanha a evolução da internet e busca se adaptar no cenário digital dos negócios. Hoje, é uma empresa de representatividade no ramo de aplicativos mobile, tendo como um de seus principais desenvolvimentos os aplicativos da Galinha Pintadinha e seus canais no Youtube. Além disso, também é responsável pelas contas da dupla infantil Patati Patatá, Palavra Cantada e também de aplicativos corporativos como Pepsico, Laboratórios Sabin, entre outros.A empresa faturou R$ 5 milhões em 2014.

Para que uma empresa realmente dê certo, sabemos que é necessário que haja atenção redobrada em muitos outros fatores, como segurança da informação (principalmente para os que utilizam a internet como base, como em nossos exemplos), gestão, planejamento, entre outros, assim como apontamos inicialmente. Nossa intenção com esse artigo é inspirá-los através de bons exemplos e trazer boas ideias de negócios para que o seu cresça sempre mais.

Mas não se esqueça: o maior segredo para o sucesso é não ter medo de colocar a mão na massa e não desanimar diante das adversidades do mercado.

Esperamos ter alcançado nosso objetivo. Até a próxima!