Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

É muito comum observarmos diretores e gestores diante de um grande dilema: como motivar funcionários, fazer eles vestirem a camisa da empresa e melhorar o seu desempenho profissional?

Essa não é uma questão de fácil resposta, pois envolve diversos fatores de engajamento da equipe na PME, o clima corporativo e o relacionamento entre gestores e funcionários dentro da organização, entre outros fatores.

Pensando nisso, no artigo de hoje vocês vão conferir 6 dicas infalíveis para motivar funcionários e fazer com que as equipes vistam a camisa da empresa. Confira a seguir!

Agregar valor

É importante que o gestor deixe claro para todos os profissionais, de todos os níveis, a importância que cada um deles tem para a empresa na obtenção de resultados corporativos.

Se a organização é grande e você não tem acesso direto a todos os seus profissionais, divulgue essas informações em impressos, murais e até mesmo na intranet da empresa. O importante é agregar valor a cada um dos funcionários.

Reconhecimento

Esse é o calcanhar de Aquiles de muitos profissionais que trabalham muito, se dedicam, mas, no dia a dia, não são reconhecidos pelo seu esforço e não recebem um elogio sequer. É nisso que os gestores precisam ficar de olho, profissionais competentes, que dão o melhor de si, merecem ser premiados com um sistema de bônus ou uma gratificação por produção, por exemplo.

Um elogio do gestor também é sempre bem-vindo e esse pode ser justamente o motor de engajamento de funcionários mais eficiente. Afinal, todo mundo gosta de ser reconhecido por um trabalho bem feito!

Reuniões com objetivos definidos

Se comunicar com os funcionários nas reuniões pode ser algo valioso. É nessa hora que os profissionais têm a oportunidade de falar sobre suas ideias e propostas de melhoria de uma atividade ou processo, por exemplo.

Dessa forma, quando as reuniões são periódicas e produtivas , os funcionários se sentem realmente “parte” da empresa e tendem a melhorar em termos de produtividade, além de gerar um maior engajamento da equipe na PME. Invista nelas!

Confiança

Para que o funcionário vista a camisa da empresa, ele precisa acreditar nos seus valores e missão corporativa. Isso porque muitas organizações pregam uma coisa mas, na prática, fazem outra completamente diferente. Isso desmotiva qualquer profissional.

Se esse é o caso da sua corporação, é importante mudar o modelo de gestão, criar metas e novos moldes de trabalho. Só assim a empresa consegue se reinventar e reter talentos.

Salários e benefícios

Antigamente, todo mundo achava que o importante era apenas ter um bom salário. Mas os tempos mudaram e hoje se observa que muitos talentos buscam também por um bom plano de carreira, plano de saúde, auxílio-creche, auxílio-educação, gratificações por produtividade, entre outros benefícios.

Um profissional que ganha um salário justo e benefícios adicionais, certamente trabalhará mais motivado e o seu engajamento na equipe será muito mais efetivo.

Metas de acordo com a realidade da empresa

Motivar funcionários é um desafio muito grande para qualquer organização. Mas é preciso também fazer uma análise da empresa e das condições de trabalho que ela oferece a seus profissionais para que isso possibilite o alcance das suas metas.

Muitas corporações cometem o erro de exigir demais dos seus profissionais mas não oferecer condições suficientes para que eles possam dar o melhor de si. Afinal, imprimir sem papel é impossível, da mesma forma que limpar sem ter um pano de chão. E, acredite, muitas empresas são assim, o que deixa seus funcionários desmotivados e até mesmo mais desleixados com o seu trabalho.

Por isso, oferecer uma boa infraestrutura de trabalho também vai motivar funcionários. Assim, as equipes terão a possibilidade de desenvolver todo potencial e melhorar a produtividade dentro da empresa.

Você já está motivando seus funcionários de outra forma? Então compartilhe com a gente os métodos que você utiliza na sua empresa!

cabecalho_e-mail--1--1