6 empresas que falharam em segurança na internet

Firewall Jul 30, 2015

Os aplicativos instalados em nossos celulares são pequenos exemplos de como tudo está em constante atualização.

Na telinha, podemos acompanhar a evolução de cada sistema, mas no dia a dia mal percebemos as transformações que passamos e o quanto nossas atividades tomam novas proporções, gerando cada vez mais dados.

A velocidade é tamanha, que chega até a ser difícil de acompanhar.Na esfera empresarial, os números são ainda maiores, são milhões de novas informações geradas diariamente ao redor do mundo e, assim, a segurança na internet torna-se essencial para não cair em mãos erradas e colocar em risco a saúde e reputação de um negócio.

Muita gente tem a errônea ideia de que grandes e famosas empresas não passam por isso – e é aí que se enganam. Não só pequenos e médios negócios sofrem com a falta de segurança na internet.

Para ilustrar aqui a importância de proteger dados e informações gerados dentro de uma organização, elencaremos alguns dos maiores casos de vazamentos de dados da década, em que as empresas e seus clientes foram prejudicados. Confira!

Kickstarter

No início de 2014, o site de financiamento coletivo Kickstarter foi invadido. Os invasores tiveram acesso a algumas informações pessoais dos usuários, como nome completo, e-mail e senha. A empresa veio a público se retratar e pedir que todos trocassem esta, por motivo de segurança.

Na ocasião, o CEO da empresa declarou que os invasores só conseguiriam acessar senhas muito fracas e que, por utilizarem combinações encriptadas pela função SHA-1, dificilmente teriam acesso a informações importantes.

Nasdaq

O mercado de ações norte-americano foi invadido por cinco hackers russos e um ucraniano. A quadrilha desviou mais de 160 milhões de dólares de cartões de crédito e débito de mais de 800 mil contas distintas.

O ataque, que foi feito através da invasão de servidores utilizados pela Nasdaq, atingiu bancos, redes de lojas e empresas de pagamentos. E o mais curioso, a ação dos hackers ilustra um pouco da articulação em cima da segurança na internet, já que o ataque durou alguns anos – entre 2005 e 2012!

Adobe

Em 2013 a empresa foi hackeada e teve os dados de mais de 38 milhões de usuários vazados. Dentre eles estavam logins, senhas e até mesmo cartões de créditos em alguns casos. Por sorte, essas informações estavam criptografadas.

Evernote

Assim como a Adobe, a empresa teve a segurança na internet afetada, tendo um dos servidores derrubado em 2013. Com a invasão, mais de 50 milhões de usuários foram obrigados a trocar suas senhas. Porém, como os dados estavam criptografados, os estragos não foram maiores. Também não houve roubo de informações relativas a pagamentos.

PlayStation

Os amantes de videogame sabem o quanto é ruim ficar longe dos consoles.

Em 2011, após um ataque aos servidores da PS Network, a rede online ficou fora de serviço por mais de 40 dias, afetando mais de 77 milhões de usuários.

Além disso, desconfia-se que informações como logins, senhas e até mesmo números de cartões de crédito tenham sido expostos. Para se desculpar com os jogadores, a Sony os presenteou com filmes, games e outros itens – mas, aparentemente, não conseguiu acalmar seus ânimos na época.

AOL

A segurança na internet não é apenas para prevenir hackers.

No ano de 2004, um engenheiro de software da gigante AOL roubou e vendeu para spammers informações com e-mails e nomes de usuários de aproximadamente 92 milhões de clientes.

O resultado: mais de 7 bilhões de e-mails indesejados foram enviados para essa lista. No fim, o responsável pelo golpe foi condenado à mais de um ano de prisão.

Entendeu porque é tão importante deixar a segurança na internet em dia na sua empresa? Independente do porte ou segmento do negócio, ninguém está a salvo de ataques.

Por isso, não perca tempo e proteja seu patrimônio – afinal, a informação é um ativo importante e que vale dinheiro, não é mesmo?

Você já conhecia a história desses grandes ataques?

Sua empresa ou negócio já foi prejudicado pela falta de segurança na internet? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários.

Rafael Pizzolato

CMO na Starti

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