O acesso à internet nas empresas é um ponto que gera muitas divergências e dúvidas dentro das empresas. O principal questionamento dos gestores é como garantir o controle efetivo de acesso à internet?

Na sua empresa existe definição do que pode ou não ser acessado?

Se você tem essa questão bem definida, mas não sabe como controlar, saiba que há formas pontuais de se resolver essas questões. E nós vamos te ajudar com isso!

Confira a seguir 5 dicas para garantir o controle de internet na sua empresa.

Controle o acesso à internet com firewall

Um firewall é uma ótima solução para controlar o acesso à internet. Ele consegue ver tudo que entra e sai da sua rede, assim como o que está sendo acessado. Através dele é possível configurar quais sites podem ser acessados, bloquear ou permitir conexões remotas e outros diversos recursos muito úteis ao gerenciamento de rede.

Focando no acesso à internet, um firewall nos permite bloquear os sites que não serão acessados na empresa, evitando constrangimentos e problemas relacionados a esse tipo de conteúdo.

Um exemplo bem útil disso é o bloqueio de todos os sites de pornografia ou conteúdo sexual.

Se forem necessárias exceções, você pode possuir grupos de usuários específicos com acesso à internet liberado.

O AdmFirewall permite o bloqueio total de plataformas de chat, como Skype e WhatsApp. Além disso, o software monitora o a navegação de cada colaborador, individualmente, em tempo real.

Bloqueie as redes sociais

É fato que a maioria dos seus funcionários possui no mínimo um perfil em redes sociais, seja no YouTube, Facebook, Instagram, Pinterest ou outros. Se o acesso não é bloqueado, os colaboradores podem passar minutos ou até mesmo horas todos os dias dedicando atenção e os recursos da empresa a elas.

Além de influenciar negativamente a produtividade, esses acessos consomem grande parte da banda de internet da empresa, o que gera impacto negativo mesmo nas pessoas que estão focadas no trabalho.

Limite os downloads

A todo momento em que um colaborador acessa à internet download de arquivos são realizados, podem ser aplicativos, planilhas, documentos em pdf, fotos, vídeos, músicas, filmes etc.

O problema é que quando um download é iniciado ele consome parte da banda de internet disponível para realizar o procedimento de obtenção do arquivo. E se esse arquivo é muito grande certamente prejudicará a performance de internet da empresa.

Deve ser criado no firewall uma política de controle de downloads onde sejam bloqueadas extensões específicas de filmes, músicas, vídeos e outras extensões indesejadas.

Além disso, pode ser configurado um limite de arquivos. Por exemplo, só será possível baixar arquivos que contenham no máximo 20 megabytes.

Defina grupos

Os usuários da sua empresa podem ter necessidades diferentes, alguns setores realmente demandam mais internet que outros.

A melhor forma de atender bem a todos é criar grupos ou categorias de usuário e possuir um perfil de acesso à internet para cada grupo. Dessa forma exceções também poderão ser tratadas.

Conscientize a todos

Crie uma campanha de conscientização e divulgue para que todos na empresa conheçam a importância de controlar o que os funcionários acessam na internet.

É indispensável que eles mesmos entendam a necessidade desse controle. Afinal, o objetivo é melhorar as condições de trabalho dos próprios funcionários.

A partir do momento em que eles entenderem que acabam atrapalhando uns aos outros, as medidas de controle de internet serão mais bem aceitas entre todos e não gerará uma sensação de desconforto entre a equipe de TI e o resto da empresa.

Agora que você conhece as melhores dicas para controlar o que os funcionários acessam na internet, conte pra gente a sua opinião! E aproveite para assinar a nossa newsletter!