Budget de Segurança: Por quê investir e por onde começar?

Planejamento Jul 03, 2020

Uma empresa precisa de vários elementos fundamentais para funcionar, um deles é o planejamento. O planejamento é uma peça indispensável, pois por meio dele, uma empresa define suas metas, traça suas ideias e estabelece os caminhos a serem utilizados para conseguir alcançar sucesso em suas ações.

Sem planejamento não há possibilidade de entender em qual nível uma empresa está, e quais caminhos ela precisa tomar para chegar onde deseja. Além disso, o processo de metrificação e avaliação dos resultados e desempenho fica muito mais complicado, resumidamente: planejar é essencial, é saber que a empresa precisa de meios para exercer suas atividades da melhor maneira.

Mas afinal, porque estou falando sobre planejamento? Como o nosso assunto de hoje é sobre orçamento, sobre definição de budget para Segurança da Informação de uma empresa, é indispensável entendermos que é necessário um planejamento financeiro bem definido.

Pensando nisso, o artigo será um guia com alguns passos para te ajudar a definir um orçamento de segurança da informação para sua empresa, de forma que possa atender suas necessidades, medindo resultados. Nele você vai encontrar:

  • Por que devo investir em Segurança?
  • Trabalho Remoto e o cenário pós pandemia
  • Budget para Segurança: Como definir?

Preparado(a)? Então vamos lá!

Por que devo investir em Segurança?

O mundo em que vivemos é digital. Nossa forma de comprar, de obter informação, consumir entretenimento e até as nossas relações, hoje, mais do que nunca, são realizadas por meio da tecnologia, por vias digitais.

As previsões para futuro apontam que isso torna-se cada vez mais comum dentro da rotina das pessoas e consequentemente das empresas.

Em um mundo digital, repleto de tecnologia, os riscos e vulnerabilidades também estão presentes, deixando em perigo um dos bens mais valiosos que uma empresa possui: seus dados e informações. Isso porque, os criminosos estão sempre buscando possibilidades para explorar as vulnerabilidades e executar ataques cibernéticos, gerando prejuízos que podem ser irreparáveis.

Segurança Digital: Minha empresa precisa dela?
A Segurança Informações engloba duas outras categorias: a Segurança Cibernética e a Segurança Digital . A Segurança Cibernética atua na prevenção de ataques cibernéticos. Já em Segurança Digital é o termo usado para definir medidas e ferramentas usadas na proteção das informações importantes do neg…

Portanto, dentro desse cenário cada vez mais digitalizado e com riscos reais, é crucial o investimento em segurança, além de alguns outros motivos bem óbvios:

  • Processos mais ágeis e eficientes
  • Mais produtividade
  • Redução de custos
  • Melhor interação com clientes
  • Acesso remoto
  • Vantagens competitivas no mercado.

Fora os motivos que listei aqui, o cenário que encaramos agora, diante da pandemia, já desenha uma necessidade urgente do investimento em segurança dentro das corporações.

Trabalho Remoto e o cenário pós-pandemia

Em março de 2020, as empresas se viram diante de um grande desafio: adotar medidas de distanciamento social, para garantir a saúde dos seus colaboradores e, ao mesmo tempo, encontrar recursos que poderiam garantir a continuidade de seus serviços, diante a pandemia.

Infelizmente muitos setores ficaram de mãos atadas, pois dependiam da circulação de pessoas para funcionarem. Mas as empresas que puderam, aderiram ao trabalho remoto, como alternativa para essa crise. A necessidade de atender essa nova rotina gerou transformações muito significativas, levando a uma adesão impressionante de tecnologia por parte das empresas.

As notícias mostram que, diversas companhias brasileiras manterão suas equipes em regime de home office até meados do segundo semestre, ou voltarão apenas em 2021, mesmo que a taxa de contágio esteja controlada no País.

Tais informações mostram que o cenário pós-pandemia será mais tecnológico do que antes, e com mais riscos e vulnerabilidades para os dados das empresas, já que o número de ataques ransomwares, phishings, exploração da porta RDP, entre outros cresceu assustadoramente nos últimos meses.

Então vamos recapitular: um mundo cada vez mais digital, uma explosão na adesão da tecnologia por parte das empresas, ataques cibernéticos e fraudes aumentando alarmantemente. Todos esses elementos só reforçam a grande necessidade das empresas: investir em segurança.

Mas como? O que considerar? Como elaborar um orçamento eficaz para a sua empresa?

É o que vou te mostrar agora.

Budget para Segurança: Como definir?

Como foi dito na introdução, o planejamento é uma etapa fundamental para elaboração do budget de segurança. Sem planejamento não é possível entender quais as necessidades, os valores que serão investidos ou ainda, estudar e avaliar as estatísticas.

Não é segredo que uma empresa precisa faturar mais do que gasta. Por outro lado, quanto maior o faturamento, maior a demanda de serviços, ou seja, a complexidade e os problemas do negócio também aumentam. Sendo assim, aprimorar os processos e a operação passa a ser fundamental.

Todos esses fatores precisam ser considerados para elaboração do budget, pois ele será destinado a manter a empresa tecnologicamente competitiva e capaz de atender o volume de demandas comerciais, além do atendimento aos usuários.    

Portanto, a definição do budget não pode ser realizada em apenas estimativas. Vejamos o que considerar:

1.Identifique as necessidades da empresa

O ideal é começar mapeando os riscos e conhecendo as necessidades de demanda da empresa. Isso pode ser feito através de um teste de vulnerabilidades, que possibilitará a compreensão dos riscos e necessidades do negócio.

Faça também uma listagem dos seus ativos, englobando ferramentas, profissionais e processos.

2. Defina os componentes do orçamento

Uma vez que você conhece as necessidades da empresa, fica mais fácil entender quais componentes precisam fazer parte do budget.

Vejamos os mais essenciais para as pequenas empresas:

Proteção de terminal: envolve a proteção dos perímetros da sua rede, incluindo laptops, desktops, dispositivos móveis e outros dispositivos conectados. Os pacotes de software de proteção de endpoint oferecem uma ampla variedade de propriedades, incluindo antivírus, firewalls, controles centralizados e monitoramento remoto.

  • Principais recursos:  Detecção de dispositivos, relatórios, alertas, investigação de incidentes, integrações de terceiros.

Segurança móvel: refere-se aos esforços para proteger dados em dispositivos móveis, incluindo laptops, tablets e relógios inteligentes. O software de segurança móvel identifica vulnerabilidades e detecta ameaças de malware a dispositivos móveis e garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos dados nos dispositivos por meio de senhas, bloqueios de tela e outras formas de autenticação, como biometria.

  • Principais recursos:  segurança Wi-Fi, bloqueador de malware, proteção da web, alertas de adware.

Segurança de rede: abrange uma ampla gama de áreas, incluindo monitoramento de rede, firewalls para filtrar tráfego, aplicativos anti-malware e backup e recuperação de dados. O software de segurança de rede ajuda principalmente a manter a rede e todos os dados nela seguros.

  • Principais recursos:  Monitoramento em tempo real, anti-malware, mapeamento de rede, solução de problemas de rede.

Armazenamento de documentos: Ajuda a armazenar e gerenciar com segurança registros e arquivos digitalizados. Você pode optar por armazenamento baseado em nuvem ou software de armazenamento local.

  • Principais características:  Controle de versão, gerenciamento de documentos, arquivamento, edição.

Gerenciamento de vulnerabilidades: vulnerabilidades são pontos fracos em seus sistemas de TI que os hackers provavelmente exploram, como aplicativos sem patches, senhas antigas e etc. As ferramentas de gerenciamento de vulnerabilidades identificam-as como injeção SQL, scripts entre sites e erros de plug-in em sites e aplicativos da Web e sugere métodos de correção sobre como corrigir essas vulnerabilidades.

  • Principais recursos:  teste de site / aplicativo, relatório de correção, verificação em tempo real, pontuações de risco.

Auditoria de segurança: o software de auditoria e avaliação de conformidade são ferramentas importantes para garantir que seus negócios sigam vários regulamentos federais e do setor. As ferramentas de auditoria de segurança também ajudam a detectar alterações na configuração, atividade não autorizada do usuário e redes não compatíveis. O software de auditoria de segurança, centraliza a coleta de informações, rastreia o gerenciamento de alterações de dispositivos de rede e mantém trilhas de auditoria.

  • Principais recursos:  Gerenciamento de conformidade, trilhas de auditoria, gerenciamento de licenças, gerenciamento e análise de logs.

Recuperação de desastres: as pequenas empresas não podem se dar ao luxo de ter tempo de inatividade, porque até um minuto de inatividade pode custar entre US$137 e US$427. A recuperação de desastre, ajuda as empresas a realizar um failover rápido para seus sistemas e dados de backup em caso de emergência, e reduzir o tempo de inatividade. O gerenciamento de recuperação de desastre, envolve manter uma cópia de todos os sistemas e dados críticos, e passar a usá-los para retomar rapidamente as operações após um desastre.

  • Principais recursos: recuperação bare-metal, armazenamento de dados escalável, suporte a vários tipos de dados, proteção de dados, teste de failover.

Confira outros componentes e aprenda mais com o sexto episódio do Brasil Inseguro, o podcast de Segurança Cibernética mais acessível do Brasil:

Episódio #006 - Como investir em Segurança e Tecnologia
O mundo está passando por constante transformação digital. A cada dia que passa, nos tornamos mais dependentes da tecnologia. E é por esse motivo que não da para fugir, é fundamental investir em tecnologia! Os principais motivos são: Processos mais ágeis...

3. Conscientizar pessoas sobre Segurança

Por fim, é primordial criar conscientização entre os funcionários sobre as melhores práticas de segurança cibernética, pois 77% das violações de dados são causadas por erros humanos.

O software de treinamento de conscientização de segurança, baseado em computador, ajuda a treinar funcionários sobre diferentes políticas de segurança e práticas recomendadas, como identificar e-mails de phishing, como manter a integridade dos dados, a confidencialidade dos dados, a privacidade e muito mais.

  • Principais recursos:  geração de relatórios, ataques simulados, programas personalizados de conscientização de segurança, biblioteca de treinamento.

A Starti pode ajudar a sua empresa

A Starti é uma empresa de Segurança da Informação especializada em pequenas e médias empresas.

Trabalhamos há mais de 12 anos para ajudar empresas de serviços de TI a protegerem seus clientes de ameaças cibernéticas. Além disso, possuímos um firewall desenvolvido especialmente para as PMEs.

Podemos ajudar a sua empresa a elaborar um orçamento adequado às suas necessidades.

Clique no banner abaixo e agende uma consultoria gratuita com nosso especialista.

adm-firewall-banner-2-8

Conclusão

Lembre-se: a elaboração do budget começa com um planejamento, passa pela identificação, caminha para definição, para então, gerar uma resposta que abrangente ao ciclo de vida dos dados e informações.

Por isso, execute as etapas conforme as necessidades e a realidade da sua empresa, não em estimativas aleatórias. Não se esqueça que, investir em segurança da informação é investir na continuidade do seu negócio.

Siga-nos em outras plataformas e descubra mais conteúdos que podem ajudar você a entender mais sobre segurança e tecnologia:

YouTube | Facebook | Instagram | Linkedin | Podcast Brasil inSeguro

Cola com Starti, juntos vamos construir um #BRASILSEGURO!

FONTES

IBLISS | Infonova




Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.