Tudo sobre Segurança da Informação e Proteção Digital

Você já reparou que alguns assuntos parecem repetitivos? Temas como: futebol, política, música e etc, estão sempre em alta. Pra quem se mantém atualizado diariamente, a tecnologia e a segurança da informação também passaram a fazer parte desse grupo de assuntos amplamente comentados.

Isso se deve a três fatores: (1) o cenário que estamos vivendo, (2) a postura das empresas em aderir mais tecnologia e (3) o aumento alarmante de crimes e vazamento de dados e informações. Mas apesar de estar sendo mais comentado e discutido, muitas pessoas e empresas ainda não se atentam para a importância da TI no cenário empresarial, principalmente da Segurança da Informação.

Independentemente do porte da organização, a área da TI é muito importante e tem uma atuação essencial para o desenvolvimento técnico de diversas atividades e para a segurança de dados da instituição.

Pensando nisso, preparei este artigo para ajudar você a entender mais sobre a importância da TI para as empresas e, principalmente, a avaliar, escolhendo bem entre ter um profissional interno ou contratar uma empresa terceirizada.

Neste artigo você vai encontrar:

  • Mercado da TI na atualidade
  • Profissional de TI Interno
  • Empresa Terceirizada
  • Por onde começar?

Preparado(a)? Então vamos lá!

Mercado da TI na Atualidade

Atualmente, a vida é impulsionada pelo uso - cada vez mais comum - de novas tecnologias. Nesse cenário de novidades que despontam diariamente, é fundamental contar com a ajuda de profissionais que tenham autoridade sobre essas tecnologias, utilizando-as para o bem das empresas e pessoas.  

Quando olhamos a história conseguimos notar uma evolução gigantesca na área da TI. Foram inúmeras modificações ao longo dos anos, e hoje, quando falamos em TI, falamos consequentemente de Tecnologia da Informação, porque tudo se tornou informação. Hoje, os dados e informações estão em servidores, nuvens, sistemas digitais, etc. E o mercado atual está de braços abertos à novas soluções, e a área de TI segue recebendo novidades constantemente.

A TI é tão significativa e necessária que apresenta uma grande demanda, até mesmo nesse tempo de pandemia que estamos enfrentando. O mercado mantém uma estimativa de crescimento de 2,3% para 2020. Tais dados revelam que as empresas estão compreendendo a realidade: a tecnologia é um dos pilares na estruturação dos negócios.

Sendo assim, o mercado atual na área da TI apresenta-se muito bem preparado e apto a oferecer as soluções que as empresas necessitam.

Profissional de TI Interno

Como você pode perceber, as empresas hoje, podem contar com recursos e tecnologias para garantir a otimização do negócio, melhorando seus ambientes e serviços.

Mas é exatamente aqui que as dúvidas surgem. Afinal, o que é melhor para uma empresa: contratar um profissional interno ou contratar uma empresa terceirizada, que faça a prestação de serviços de tecnologia para atender suas necessidades?

Nesse ponto entra algumas ações que são fundamentais para qualquer empresa que necessita tomar ações a fim de agregar novos recursos e serviços aos seus negócios: avaliar, comparar e entender suas necessidades e o que o mercado pode oferecer.

Isso porque, o tamanho da sua empresa, o segmento de atuação e as necessidades dela, irão implicar de maneira direta na escolha a ser feita. Sendo assim, mostrarei para você os prós e os contras de ter um profissional interno ou uma empresa terceirizada responsável pela TI da sua empresa.

Equipe/Profissional Interno

Os prós

  • Controle de Atividades

Com uma equipe/profissional atuando diretamente na empresa, a mesma terá um controle total das atividades, da estruturação do projeto à finalização e controle das ações e das ferramentas será executado por esse profissional.

  • Sinergia

A presença do profissional de forma interna na empresa, pode gerar sinergia, proximidade e afinidade com os demais integrantes da corporação, o que beneficia a execução dos serviços e o atendimento das demandas.

  • Disponibilidade

A proximidade física gera uma grande disponibilidade por parte da equipe/profissional à sua empresa. Relatar e resolver os problemas pode ser uma ação bem mais rápida.

  • Tempo de Resposta

Como consequência dessa disponibilidade, o tempo de resposta pode ser menor e melhor, já que existe uma exclusividade por parte do profissional para a sua organização.

Contras

  • Custos

Para a empresa, os custos de manter uma equipe/profissional interno, é mais elevado. Dentro desse aspecto, ainda existe um problema muito comum, que é a gestão do profissional na empresa.

  • Rigidez

O profissional precisa estar adequado às regras da empresa, tal elemento pode dificultar a solução dos problemas, principalmente se o responsável pela gerência do profissional de TI não for alguém que entende da área, - o que é bem comum - isso irá refletir na execução dos serviços prestados.

  • Possibilidade de Despesas Extras

Um aspecto a ser considerado são os investimentos que estão além da mão de obra do profissional, como os softwares que precisam ser implementados, renovação anual desses recursos, elevando os custos do investimento que a empresa precisa ter em TI.

De uma forma bem resumida, estes são apenas alguns dos prós e contras, para que você tenha um norte sobre o assunto. É importante considerá-los, pois estão presentes e fazem diferença na entrega das soluções e nos resultados finais da contratação.

Empresa Terceirizada

Contratar uma empresa terceirizada de TI, é uma estratégia cada vez mais considerada pelas empresas. E com a reforma trabalhista aprovada, o interesse aumentou ainda mais.

Além disso, a busca por essa alternativa cresceu em decorrência da viabilização de uma postura mais estratégica nas organizações, agregando valor e ajudando no crescimento do negócio.

Vejamos agora quais os prós e contras dessa modalidade.

Prós

  • Redução de Custos

Uma das grandes vantagens de contratar uma empresa terceirizada, é a redução de custos, porque ao fechar com uma empresa terceirizada, torna-se dispensável o gasto com infraestrutura e quadro de funcionários próprios.

Dentro de modelos mais flexíveis de terceirização, as empresas podem contratar serviços de acordo com a necessidade e a demanda, em vez de pagar pelo que não será devidamente aproveitado. Assim, o custo operacional se torna ainda menor.

  • Flexibilidade

Com uma parceira terceirizada, a empresa passa a contar com mais flexibilidade no processo, uma vez que as empresas de outsourcing de TI, conseguem se adaptar mais facilmente às necessidades internas e às mudanças que surgem no mercado constantemente.

Além disso, essa flexibilidade possibilita rapidez e maior qualidade no atendimento.

  • Especialização

As empresas especializadas podem oferecer profissionais em diversas plataformas, que estão atualizados e capacitados para oferecer as melhores soluções. Essa vantagem torna a gestão mais eficiente e garante a continuidade dos processos, pois promove alta disponibilidade e soluções proativas para a empresa.

  • Níveis de Serviços

Outra vantagem das empresas terceirizadas, é que elas possuem cápsulas de serviços, os chamados SLAs, Service Level Agreement - traduzido para Acordo de Nível de Serviço.

Neles, são firmados acordos que envolvem os resultados mínimos que o contratante espera da equipe de TI. Com isso, métricas e indicadores de desempenho são constantemente avaliados, ajudam na otimização dos serviços e no estabelecimento de resultados.

  • Variedade de Serviços

A TI está em constante avanços e melhorias, apresentando novas tendências e ferramentas como: Big Data, Cloud Computing, Machine Learning, Inteligência Artificial, entre outras. Diante disso, as empresas devem adotar essas inovações em seus modelos de negócios, e manter um profissional especialista para cada uma dessas tecnologias seria algo praticamente inviável.

A vantagem das empresas outsourcing de TI é que elas podem contar com um quadro de profissionais mais amplos, com diferentes colaboradores e especialistas em diversas áreas. Dentro desse ponto ainda, é interessante pontuar a capacidade de lidar com imprevistos e necessidades diversas, de uma forma proativa.

  • Agilidade nos Processos

Outro benefício de ter uma equipe especializada para atender às mais diversas demandas da organização encontra-se em ter as ferramentas e tecnologias necessárias que contribuem para a otimização dos processos, garantindo mais produtividade, entregando melhores resultados para a empresa.

Contras

  • Distância

Não podemos ignorar que existem problemas que necessitam da ação humana de maneira direta. Por isso, as empresas terceirizadas precisam apresentar soluções para essas demandas físicas que são pontuais. Tal aspecto deve ser considerado na contratação da empresa.

  • Ajuste ao Modelo de Negócio

Uma consideração importante que precisa ser realizada, é a necessidade de ajuste ao modelo de negócio oferecido. Isso porque, a empresa terceirizada oferece uma solução que necessita de uma tomada de ação por parte da empresa que contratar essa solução.

Um exemplo onde isso precisa ser considerado é em casos onde a empresa precisa de um software altamente customizado. Talvez a melhor solução seja contar com um desenvolvedor ou um time próprio, visto que uma personalização considerável no sistema, podendo elevar bastante os custos da ferramenta.

Dessas informações, é importante avaliar e entender quais as necessidades da sua empresa. Avaliar o retorno que essa mudança vai gerar, a demanda que a mesma apresenta, pensar na gestão desses recursos e pontuar todas as necessidades, a fim de tomar a melhor decisão.

O que não pode acontecer é não ter um profissional ou uma empresa responsável pela TI dentro da empresa. Esse não é um caminho viável para o cenário que estamos enfrentamos. Infelizmente, ainda existem muitas empresas que adotam essa postura, pois não entendem o impacto que isso pode gerar aos negócios.

Seja para promover mais tecnologia, otimização dos serviços e principalmente segurança para as informações da sua empresa, a TI é uma peça fundamental no negócio.

A TI não deve ser vista como um custo, mas sim, um investimento que promove a continuidade das operações.

Temos um episódio completo sobre esse assunto em nosso podcast Brasil inSeguro. Continue aprendendo:

Episódio #005 - Contratar TI interna ou terceirizar esse serviço?
Acabou de sair o Episódio #05 do Brasil inSeguro!! E nesse episódio tivemos a honra de receber o nosso querido CEO da Starti, Sergio Ribeiro para um bate-papo sobre O que é melhor: contratar TI interno ou uma empresa terceirizada? Nesse podcast trataremos ...

Por onde começar?

Diante de todas as informações, o ideal é elaborar um planejamento, estabelecendo metas e objetivos que precisam ser alcançados por meio da contratação, seja do profissional ou da empresa terceirizada.

Como foi dito no começo da nossa conversa, o ideal é que você conheça bem o modelo e as necessidades da sua empresa, entender os benefícios que cada um oferece, bem como as limitações envolvidas em cada um desses.

Temos um artigo que ajudará na elaboração do orçamento para a segurança da informação na sua empresa:

Budget de Segurança: Por quê investir e por onde começar?
Uma empresa precisa de vários elementos fundamentais para funcionar, um deles é o planejamento. O planejamento é uma peça indispensável, pois por meio dele, uma empresa define suas metas, traça suas ideias e estabelece os caminhos a serem utilizados para conseguir alcançar sucesso em suas ações. Se…

Além disso, a Starti pode te ajudar nessa tomada de decisão. Somos uma empresa desenvolvedora, especialista em Segurança da Informação, oferecendo soluções totalmente elaboradas para atender pequenas e médias empresas.

Nós podemos ser um parceiro para o seu negócio. Saiba mais clicando no banner abaixo entre em contato com um dos nossos especialistas.

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Conclusão

Em um mundo onde tudo é informação, pensar em cuidar e gerir essas informações é um caminho mais do que necessário para qualquer empresa, e, como vimos aqui existem opções que atendem as mais diversas necessidades.

Avalie, conheça e planeje, só não deixe de investir em tecnologia e segurança para sua empresa.

Lembre-se: tecnologia não é só sobre o amanhã, é sobre o seu hoje, sobre a realidade que vivemos.

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FONTES

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