Comunicação eficiente: 3 regras para equipe de vendas

atendimento ao cliente Mar 12, 2015

Uma comunicação eficiente exige muito mais do que atender bem um cliente em potencial ou vender os melhores produtos e serviços.

Sua equipe de vendas deve ser treinada para repassar a ideia de que a aplicação da solução comercializada será um grande diferencial para o sucesso do negócio destes clientes.

Nesse contexto, uma comunicação eficiente é quando seus colaboradores conseguem garantir clareza, objetividade e, é claro, encantamento suficiente para levar não apenas à venda, mas a uma relação duradoura e lucrativa com o cliente.

Confira agora 3 regras para sua equipe de vendas conquistar uma comunicação eficiente com seus clientes em potencial!

Defina processos de vendas

A primeira regra para que uma equipe de vendas tenha uma comunicação eficiente é, além de ter conhecimento sobre aquilo que se vende, desenvolver habilidades para passar de forma clara, objetiva e atraente as informações sobre os produtos ou serviços comercializados.

Contudo, quando não existem processos bem definidos, guiados por um roteiro de apresentação padrão, é possível que os resultados não sejam tão positivos.

Por isso, é preciso selecionar as melhores práticas da equipe – considere aqueles vendedores que batem suas metas com frequência como parâmetro – e documente-as em um processo a ser seguido, com scripts para abordagem nas diversas situações-problema encontradas.

Isso não significa que eles utilizarão as mesmas palavras definidas no roteiro, mas servirá como auxílio e padrão de boas práticas. Isso contribui, inclusive, para questionamentos atípicos, em que muitos vendedores podem “se perder” na hora da argumentação e, assim, até mesmo deixar de concretizar a venda.

A estruturação do processo de vendas pode mudar completamente a forma como seus vendedores enxergam o mercado e os clientes. Aprenda 9 Passos para estruturar seu processo de vendas.

Escute o que seus potenciais clientes têm a dizer

É comum aos vendedores, na ânsia por concretizar uma venda, não dar muito ouvidos ao cliente e querer empurrar um produto ou serviço a todo custo, sem entender qual a** real necessidade** dele. Grande equívoco!

Escutar o cliente contribui para que você ganhe a sua confiança e estabeleça um relacionamento, gerando diálogos de negociação mais fáceis. Além disso, ao entender a real necessidade desse potencial contato, você estará munido de informações favoráveis para concretizar a venda.

Afinal, utilizar os “problemas” desse cliente transformando-os em argumentos de negociação, demonstrando como o seu produto ou serviço o ajudaria a resolver as falhas é a melhor maneira de convencê-lo que a sua empresa é a opção ideal para o negócio dele.

Prefira a comunicação via contato telefônico

O trabalho de fazer com que seu vendedor passe a mensagem correta a um potencial cliente é, certamente, mais fácil do que por outros canais. Isso porque, por exemplo, ao optar por e-mail, chat e outras ferramentas de contato por escrito, esta informação pode ser interpretada equivocadamente.

Já a forma presencial, teria um custo de aquisição alto para a sua empresa. Por isso, a melhor forma de assegurar a compreensão das partes em uma negociação é, ainda, o bom e velho telefone.

Se isso gerou um alerta de custos para a sua empresa, não se preocupe. Existe hoje no mercado opções alternativas de telefonia, como a tecnologia VOIP, que permite que estes contatos sejam realizados com a mesma qualidade de uma ligação convencional, porém mais barato – uma boa dica para colocar os custos com telefonia dentro do orçamento!

E a sua equipe de vendas, já aplica estas regras para garantir uma comunicação eficiente e transformar potenciais contatos em clientes?

Rafael Pizzolato

CMO na Starti

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.