Tudo sobre Segurança da Informação e Proteção Digital

De acordo com o relatório da Symantec de 2018, o Brasil ficou em terceiro lugar no ranking dos países que mais receberam ataques cibernéticos. Já em 2019, ocorreram 15 bilhões de tentativas de ciberataques, segundo o portal TIinside.

O ano de 2020 não caminha em uma direção diferente. A pandemia exigiu uma alta adesão de tecnologia para continuidade das atividades, abrindo mais possibilidades para crimes cibernéticos.

Muitas estratégias estão sendo adotadas por criminosos, colocando a segurança das informações em risco.

Diante disso, as ferramentas e ações de segurança da informação são as armas utilizadas para proteger esses dados e informações.

Mas, além de proteger os dados e informações, as tecnologias da cibersegurança apresentam outros benefícios para o cenário empresarial.

É o caso do firewall, um software desenvolvido para garantir proteção da rede, mas que apresenta outras vantagens pouco conhecidas. Por isso, neste artigo você vai conhecer três delas.

  • Controle de intrusão
  • Gerenciamento da rede
  • Acesso remoto

Bora lá!

Controle de intrusão

O firewall é um software que atua garantindo a segurança da rede através da limitação de acesso às portas das máquinas ligadas à rede.

Ele compara as informações enviadas e recebidas, com as configurações de segurança definidas pelo administrador, e autoriza ou bloqueia os pacotes de dados.

Contudo, existem funções de controle agregadas ao firewall que otimizam e elevam o nível de segurança da rede, como o controle de intrusão. O controle de intrusão é uma funcionalidade dentro do escopo de operação do firewall que atua de uma maneira mais minuciosa na análise dos acessos à rede.

Esse controle de intrusão é executado pelo IDS - Intrusion Detection System - e o IPS - Intrusion Prevention System. Eles são sistemas que detectam e previnem intrusões, analisando detalhadamente o tráfego com o objetivo de impedir os acessos não autorizados na rede, protegendo-a da exploração de vulnerabilidades.

O IDS é o sistema de monitoramento que atua como o cérebro do sistema. Esse sistema consulta as regras preestabelecidas dentro do gerenciador de pacotes, e desempenha uma análise.

Caso a análise detecte uma ação suspeita, ele envia registra e envia ao administrador da rede.

Uma vez analisado, o IPS sinaliza a falha, reprogramando o firewall automaticamente e bloqueando o endereço IP do invasor.

Isso é realizado de maneira proativa, enquanto o criminoso ainda está se preparando para o ataque. O recurso aprimora e detalha as ações de segurança da rede.

Gerenciamento da rede

Mais do que segurança, a realidade do mercado atual exige das empresas e prestadores de serviços de TI proatividade, maturidade e elevação nos níveis de serviços entregues.

Por isso, contar com uma solução que integre e facilite o processo de gerenciamento da rede pode ser um diferencial competitivo.

O processo de gerenciamento de rede é complexo. Exige análise contínua de eventos, correção de configurações e treinamento de administradores. Esse processo conta com vários elementos, inclusive o firewall.

Isso porque, ele atua analisando a origem dos pacotes que entram e saem da rede, filtrando-os e bloqueando conexões de acordo com as permissões estabelecidas.

No caso do firewall UTM, é possível também fazer bloqueios por aplicações, além de atuar na filtragem da navegação, garantindo que os usuários seguirão as políticas de segurança da empresa.

Ainda é possível trabalhar o controle de banda, gerenciando os recursos e otimizando os mesmo para atender as necessidades da empresa, evitando desperdícios.

Fazer a gestão da rede é um trabalho que pode ser otimizado através do firewall, garantindo segurança aos dados e a infraestrutura da rede.

Acesso remoto

Nos últimos meses, as empresas descobriram os benefícios e também, as dificuldades envolvidas dentro do trabalho remoto.

O que antes era visto por muitos como uma "simples mudança de local de trabalho", hoje é  a forma de continuar entregando os serviços e demandas, entretanto, é também um caminho de vulnerabilidades e perigos.

O acesso remoto já era realizado por muitas empresas, mas aumentou consideravelmente mediante a pandemia.

O estudo recente sobre os impactos da pandemia no trabalho, elaborado pela empresa Kaspersky, contou com 6.017 entrevistados, detalhando melhor esse cenário.

Um dos resultados apontou que 73% dos trabalhadores não receberam nenhuma instrução de segurança de TI ou treinamento por parte dos gestores para executar o trabalho em casa.

Além disso, apenas 53% utilizam a VPN para o acesso remoto de recursos corporativos. Em contrapartida, os ataques de força bruta, que exploram a ferramenta RDP passou de 402 mil no início de fevereiro para 1,7 milhão só em abril. Um dado assustador, não é mesmo?

A Virtual Private Network - em português, Rede Virtual Privada - atua protegendo o tráfego de dados na navegação, criando um canal seguro para a conexão entre a estação de trabalho e a infraestrutura. Impedindo assim, o acesso e interceptação do tráfego por terceiros.

O firewall UTM entrega a solução e proteção da VPN de maneira integrada, cuidando do acesso remoto e evitando assim, dores de cabeça às empresas e prestadores de serviços de TI.

Contar com uma VPN incorporada aos recursos do firewall, é entregar soluções descomplicadas e otimizadas para o ambiente empresarial.

banner-podcast-artigos-4

Descomplique as soluções e agregue valor ao seu escopo de serviços

Esses benefícios somam em valor e otimização dos recursos de firewall. Oferecer uma solução descomplicada, que agrega várias funcionalidades de segurança e gestão, pode ser uma resposta diante da postura que o mercado vem apresentando nos últimos anos.

O ano de 2020 apresentou uma crise desafiadora para todos nós, além de revelar a necessidade da mudança e capacidade de vencer desafios e crescer no mercado.

Hoje, mais do que nunca, é necessário que os prestadores de serviços de TI ofereçam soluções que agreguem valor, proatividade e continuidade para seus clientes. Para isso, é necessário contar com soluções atendam as demandas, de maneira acessível.

A Starti é a parceira certa para te ajudar a ofertar soluções de cibersegurança, alcançando os resultados que deseja. Somos especialistas no assunto e possuímos o firewall UTM, ideal para as pequenas e médias empresas.

Uma oportunidade única de você obter rentabilidade e lucratividade, aumentando seu escopo de serviços e crescendo em maturidade dentro mercado.

Descubra como, clicando no banner abaixo e agendando uma consultoria gratuita com nosso especialista.

Conclusão

O firewall permanece sendo uma solução indispensável para proteger o petróleo da nossa era: os dados. Integrar esses benefícios é o caminho para minimizar os riscos e vulnerabilidades das empresas, pensando no presente e no futuro.

Acompanhe-nos em outras plataformas e fique por dentro da universo da cibersegurança.

YouTube | Facebook | Instagram | Linkedin | Podcast Brasil inSeguro

Cola com Starti, juntos vamos construir um #BRASILSEGURO!

Fontes
Connect2 Geek | Kaspersky |