Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

O tema liderança sempre foi discutido dentro e fora das empresas. Mesmo sendo um assunto tão antigo, ainda é de grande importância nos dias de hoje.

O que é ser líder? Quando falamos em liderança não nos referimos a cargos e posições hierárquicas, mas sim a comportamento e postura. Ser líder abrange a capacidade de lidar com pessoas, entender seus anseios e estimular seus melhores talentos a fim de alcançar um objetivo em comum. Ser líder é mostrar a direção e ser exemplo para os que te seguem.

Ninguém deseja ser guiado por um líder com pouca coragem e autoconfiança. Muito menos os seus funcionários!

Além de saber para onde vai e para onde seus seguidores devem ir, um bom líder precisa entender sobre pessoas, sobre seus anseios, desejos, habilidades, limitações e, principalmente, saber comunicar-se de forma clara, respeitosa, empática e motivadora.

Tenha sempre em mente: ser chefe e ser líder não é a mesma coisa! Muitas pessoas possuem a falsa ideia de que para estar à frente de uma equipe, é necessário ser chefe dela, mas há muita diferença entre esses dois conceitos.

Um chefe tende a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Uma de suas fortes características é a centralização de poder e focar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos e pouco respeitados, inibindo seus colaboradores a relatar problemas e principalmente a pedir conselhos quando as dúvidas surgem.

Já um líder sabe conduzir sua equipe e inspirá-la. Tem o importante papel de motivar seu pessoal, direcionando o caminho que devem seguir e acompanhando toda a equipe durante a jornada. Os líderes tendem a ser muito respeitados por seus funcionários, o que vai totalmente na contra mão do temor que vimos no perfil de um chefe.

Quer exercitar? Separamos 11 frases sobre liderança para inspirá-lo a colocar em prática a verdadeira essência de um bom líder!

“Há uma diferença entre ser um líder e ser um chefe. Os dois são baseados em autoridade. Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e confiança.” – Klaus Balkenhol.

“O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. Ele é aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas.” –  Ronald Reagan.

“Líderes eficientes permitem grandes pessoas fazerem o trabalho para o qual nasceram para fazer.” – Warren G. Bennis.

“Contrate caráter, treine habilidades.” –  Peter Schutz.

“Líderes incríveis saem da sua rotina para melhorar a autoestima de sua equipe. Se as pessoas acreditam nelas, é incrível o que elas podem conquistar.” – Sam Walton.

“Uma boa liderança é sobre experiências humanas. Não é uma fórmula ou programa, é uma atividade humana que vem do coração e leva em consideração os corações de outras pessoas. É uma atitude, não uma rotina.” – Lance Secretan.

“Nenhum homem será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho ou se quiser levar todo o crédito por fazer isso.” – Andrew Carnegie.

“Um dos testes de liderança é a habilidade de reconhecer um problema antes que ele se torne uma emergência.” – Arnold Glasgow

“O líder que exercita o poder com honra trabalhará de dentro para fora, começando por si próprio.”- Blaine Lee.

“A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, ‘Vá!’ – um líder diz, ‘Vamos!'” – E. M. Kelly.

“Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo.” – Margaret Thatcher

Um bom líder busca sempre novas fontes de inspiração para mover sua equipe em uma direção em comum, visando os bons resultados empresariais, profissionais e até mesmo os pessoais de cada membro do time. Gostou da nossa seleção de frases? Qual delas mais te inspirou a ser um líder cada vez melhor? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo e vamos continuar o papo sobre o tema!

Espero que nosso artigo tenha contribuído para o seu desenvolvimento quanto gestor de pessoas e inspire cada ação da sua liderança!

Até a próxima!