Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Vivenciar o desenvolvimento tecnológico não é tarefa fácil. A cada dia, mais funções, desempenho e sofisticação são agregados a um único dispositivo.

Acompanhar este processo é vital, pois o mundo está constantemente conectado por meio de aparelhos móveis.

Do primeiro “alô” dado por Graham Bell até as trocas de mensagens pelo WhatsApp, muito mudou na historia do telefone.

Quer conhecer um pouco mais sobre a historia do telefone,os avanços no mundo da telefonia, que transformaram a maneira com que nos comunicamos? Então leia este artigo que separamos pra você!

O surgimento do telefone

O que se entende por telefonia foi iniciado em 1876 por Alexander Graham Bell. Por meio de um transmissor, ele falou com seu eletricista assistente que, segundo consta, ouviu cada palavra proferida por seu chefe.

Após este grande feito, Bell patenteou sua invenção e continuou a aperfeiçoar seu equipamento.

D. Pedro II, que assistiu a uma apresentação de Bell nos Estados Unidos, conheceu o funcionamento do telefone e logo adquiriu alguns para falar entre suas residências.

Estudos dizem que foi o primeiro brasileiro a utilizar a tecnologia e um dos responsáveis pelo financiamento do invento.

Em 1947, a empresa americana Bell Company criou um sistema que permitia, dentro de uma determinada área, a utilização de aparelhos móveis.

A princípio, eles foram projetados para serem utilizados e instalados em carros.

Demorariam ainda muitos anos para que esses modelos tomassem a forma na qual os conhecemos hoje.

Aparelhos celulares: comunicação móvel

A dinâmica da vida moderna exigiu que fossem pensadas novas maneiras de se comunicar. As relações contemporâneas, onde a individualidade se fez cada vez mais presente, impulsionaram a criação de novos aparelhos.

Com isso, houve, em 1973, a primeira chamada de um telefone móvel para um telefone fixo, dando início à história dos aparelhos celulares.

Contudo, este modelo, que era um protótipo, só foi colocado à venda em 1983. Os primeiros celulares pesavam cerca de 1kg e tinham em média 30 centímetros de extensão, além de terem preços astronômicos.

Aos poucos, foram surgindo as mensagens de texto conhecidas como SMS. Sem acentos e caracteres especiais, demoraram a ser popularizadas, pois exigiam que quem fosse o receptor da mensagem, obviamente, tivesse a mesma tecnologia para o recebimento do conteúdo – o que em 1993, quando a primeira foi enviada, era raro.

Posteriormente, surgiram os “toques personalizados”, com tons monofônicos, polifônicos e, mais recentemente, as músicas. Em seguida, vieram as cores e, depois, os aparelhos multimídia.

Smartphones: a interatividade ao alcance das mãos

Todo celular que possui um sistema operacional que permite a instalação de jogos, utilitários, editores de texto, dentre outros, são chamados de Smartphones.

Estes aparelhos inteligentes, que integram telefonia e computação, utilizam conexão de internet por redes sem fio, o que aumenta ainda mais a extensão de seu uso.

Dos primeiros que surgiram no mercado, como os BlackBerrys até os iPhones, muitas inovações foram feitas.

Originalmente, estes aparelhos surgiram com a intenção de serem funcionais profissionalmente.

Agora, os smartphones são usados para além da comunicação verbal: mensagens de texto, registros fotográficos e entretenimento fazem parte de suas funções.

O futuro já está aqui: Telefonia IP

IP (Internet Protocol) é um número fixo ou variável pertencente a todo computador com acesso à internet.

O que o fará ser estático ou não é seu plano e tipo de acesso. Todas as vezes em que você se conecta à rede mundial de computadores, seu provedor identifica seu computador por meio do IP.

Baseando-se nisso, a telefonia IP é responsável pela troca de informações por meio de pacotes de voz, vídeos e dados. Este sistema reduz o custo de serviços, por ampliar os meios de comunicação e permitir a utilização de som e imagem nos computadores.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os passos dados no desenvolvimento da telefonia para a comunicação pessoal e profissional, conte-nos como você as utiliza para dinamizar sua rotina e diminuir custos.

Afinal, elas existem para facilitar nossas vidas!

E você, o que acha da telefonia IP?

Para entender melhor a diferença que o investimento em Telefonia IP pode fazer na sua empresa, baixe o novo e-book!

ebook telefonia ip