Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Você sabia que a internet no Brasil completou 20 anos em maio desse ano? Parece pouco, perto da evolução que ela já nos proporcionou, e muito, pensando em como conseguimos ficar tanto tempo sem ela!

A questão é que ela ainda é jovem e, portanto, está também em constante melhoria. Antes, a velocidade da nossa internet era uma das piores entre todos os países do mundo, mas em um levantamento recente feito pelo G1, com base em dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), temos uma nova perspectiva sobre a qualidade da nossa conexão.

Segundo o mapeamento, 406 cidades do Brasil acessam a internet com uma velocidade inferior à oferecida na Líbia – um país em conflito -, enquanto 456 municípios navegam na web com uma velocidade similar a de países como Finlândia, Suíça e Japão.

A disparidade é nítida e fica até difícil afirmar que a nossa média de velocidade gira em torno de 3Mbps, pois esse número pode variar bastante dependendo da localização de cada um.

Assim como foi em nossa colonização, a infraestrutura da internet está mais desenvolvida nas cidades costeiras, com mais habitantes e crescimento primário. Já no interior do país a internet tende a ter velocidade menor.

De qualquer forma, as operadoras têm notado a receptividade dos mercados e investido mais na implantação de novas tecnologias em diversas regiões.

Agora que você está a par da situação da velocidade da internet no Brasil pode se perguntar: porque minha internet esta lenta? É pela minha localização?

Bem, esse é sim um dos motivos, mas existem outros que nem sempre estão ligados à qualidade do sinal.

Listamos alguns para você ficar atento:

Tipo de Conexão

Qual é o tipo de conexão que você usa? Esse é um fator importantíssimo para determinar a velocidade da internet e por isso vale saber se a sua é dial-up, DSL ou cabo. Se você puder escolher, as duas últimas são as melhores, ok?

Alguns provedores também oferecem o Serviço de Fibra Ótica, ótima opção em desempenho, mas disponível apenas em algumas áreas ainda.

Vale a pena, ainda, escolher um bom modem, com taxa em torno de 56 quilobits por segundo (Kbps), e verificar as condições da linha telefônica. Se a fiação do telefone for antiga ou estiver ruim, os sinais captados podem ser irregulares ou cruzados e esses pontos influenciam diretamente na velocidade da conexão.

Provedor

Antes de escolher qual será o provedor do seu sinal de internet, é preciso pesquisar e levar em conta alguns pontos como o preço, a conexão e limite de banda, a estabilidade, os horários de conexão vazia e superlotada e a qualidade na sua região, que você pode saber conversando com vizinhos e conhecidos.

Tudo isso em conjunto vai te dar mais confiança para decidir qual é a empresa que melhor corresponde ao que você precisa. Hoje em dia, existem diversas ofertas e promessas nesse setor e, por isso, quem realizar essa pesquisa estará evitando chateações e problemas futuros.

Roteador

Outro fator que pode atrapalhar a velocidade é a configuração errada do roteador, seja em relação ao DNS errado, a limitação de banda para quem não deveria ou a utilização de um canal de uso habitual, sendo prejudicado pela interferência das redes adjacentes.

Se estiver em dúvida, sempre peça a ajuda de alguém experiente.

Servidor

Como alguns gostam de dizer, a internet é uma via de mão dupla. Isso porque não basta partir de nós a comunicação com uma página, mas ela também deve responder à nossa busca de maneira rápida.

Nesse ponto, é determinante a qualidade do servidor da página que estamos acessando e a sua distribuição.

O Google por exemplo possui servidores potentes espalhados por todo o mundo e isso faz dele um site de resposta muito rápida.

Fatores externos

Existem alguns fatores externos que também influenciam na velocidade da internet. Um deles é a falta de segurança da informação.

Computadores infectados por vírus ficam mais lentos e podem até sofrer danos no hardware, por isso é preciso estar com antivírus e firewall sempre atualizados.

Congestionamento é outro problema. Dependendo do site, do momento e da hora em que estamos acessando determinada página, o congestionamento pode impedir que a navegação flua e causar lentidão.

Por último e não menos importante está também a qualidade do código de um site. Quando uma página é bem estruturada e escrita (em códigos), ela demora menos tempo para carregar.

Controle de banda

A falta de controle da internet contratada é mais um fator que contribui para a lentidão da rede.

Esse é um problema comum nas empresas e muitas delas ao menos sabem que é possível, sim, ser mais organizado nesse sentido.

Determinar e distribuir a quantidade de banda necessária para cada setor vai garantir a eficiência das atividades e evitar que determinados grupos sobrecarreguem a conexão e atrapalhem transações importantes.

O balanceamento também vale a pena, pois empresas que trabalham com dois provedores diferentes podem priorizar o melhor link para uma quantidade de usuários, dedicar outro para uma equipe que precisa e ainda garante que quando um sinal estiver ruim ele será substituído por outro link, deixando a empresa sempre funcionando de forma inteligente.

Gostou das dicas? Já consegue responder à pergunta: porque minha internet esta lenta? Deixe sua opinião nos comentários.

banner_bottom_blog-8