/ Firewall

Como Melhorar a Velocidade da Internet? 4 exemplos práticos!

Como já vimos por aqui, a internet lenta é um problema que incomoda muitas empresas e, por isso mesmo, ir atrás de soluções para isso nunca é demais.

Compilamos alguns exemplos de como melhorar a velocidade da internet e, consequentemente, o seu desempenho.

Mas, antes de continuar precisamos que você entenda como a velocidade da internet é calculada, porque essa é outra dúvida bastante comum. Vamos lá?

A velocidade

Ao comprar pacotes de internet, os vendedores sempre se referem à quantidade de “megas” que você está contratando. Mas são megabytes ou megabites?

Poucos se fazem essa pergunta, e como o termo megabyte é mais conhecido é muito fácil ocorrer confusão. Na verdade, eles não são a mesma coisa. Para você entender é só lembrar que cada byte é composto por 8 bits.

Daí surge outras duas grandezas, o bps (bit por segundo) e o B/s (byte por segundo), que são referentes às taxas de transferência de um arquivo (um download).

E, assim, quando o usuário for testar se a velocidade da sua internet está compatível com a contratada, ele deve conferir o valor de referência que está sendo comparado, evitando também reclamações desnecessárias.

Agora vamos conferir algumas dicas?

Nesse ponto, devemos lembrar que a qualidade da banda é essencial, mas a forma como usamos também é um grande influenciador. Por isso, esses exemplos que darei a seguir são também conselhos sobre o que fazer para otimizar a utilização da sua internet.

Controle de banda

Não é a primeira vez que falamos sobre o controle de banda, mas nesse caso ele surge como uma das principais soluções no melhor aproveitamento da banda larga.

Isso porque, como o próprio nome diz, dessa forma é possível controlar a banda de download e upload de acordo com o usuário, o IP ou por grupo e setores da empresa.

Fazendo essa distribuição, o gestor terá mais consciência sobre o uso da banda, quais pessoas ou setores consomem mais e quais tarefas devem ser priorizadas e agilizadas.

Assim, o link não será sobrecarregado por determinados usuários e a equipe está mais protegida contra a lentidão da internet.

Para esse serviço sugerimos o AdmFirewall, software de segurança com diversas funcionalidades, inclusive a de controlar a banda.

Os navegadores são nossos intermediários ao acesso a internet e deixá-lo organizado e “limpo” é essencial para que seu uso ocorra sem interferências.

Mantenha o seu navegador atualizado sempre, gerencie os cookies e faça limpeza periódica no histórico.

Outro cuidado é com no número de janelas abertas no browser. Se você possui essa mania ou necessidade, opte por abas abertas e não janelas. Mas, mesmo assim, saiba que quanto maior o número de abas, mais lento será o funcionamento, já que mais recursos estão sendo utilizados ao mesmo tempo.

Até mesmo o cache, que guarda informações de acesso para o carregamento das páginas pode comprometer a navegação com o tempo. Por isso, é importante reservar um tempinho para essa “faxina”.

Se preferir, pode optar por programas para fazer isso por você, existem específicos para navegadores e outros genéricos como CCleaner, Toolbar Cleaner e outros.

Aceleradores de internet

O uso de aceleradores de internet é controverso. Alguns acreditam em sua eficácia, outros já preferem deixar a solução de lado.

Mas a verdade é que eles realmente cumprem seu papel, pois fazem pequenas alterações no navegador, como no tamanho dos arquivos que precisam ser baixadas ou salvando pedaços do site para carregá-lo mais rápido no futuro.

A questão aqui é que quem já possui uma internet com velocidade satisfatória pode não notar diferenças.

Existem alguns conhecidos no mercado, caso você queira experimentar e fazer o teste como o Network Cable, Simple Net Speed, ADSL Speed e outros.

Existem também os aceleradores de downloads, que prometem agilizar a transferência de arquivo “quebrando” o arquivo em partes mais leves. Se desejar, experimente um desses: Orbit Downloader, Puxa Rápido, FlashGet e outros.

Agilize o Youtube

Assistir vídeos é uma das atividades que mais exigem da conexão. Assim, se a internet está ruim ela pode atrapalhar que você veja o vídeo desejado, mas se você também assistir muitos vídeos pode sobrecarregar a rede.

De qualquer forma, em alguns momentos pode ser necessário assistir alguma coisa no canal e para isso também existem alguns programas que aceleram o carregamento como o Biwifi e o SpeedBit Video Acelerator.

Extra

Além desses exemplos, não podemos esquecer que o cuidado com a segurança e monitoramento contra a entrada de vírus e malware deve ser constante. Eles podem ser os grandes responsáveis por deixar a internet lenta, sem contar os estragos com o roubo de dados e os danos às máquinas.

Preparado para uma conexão mais eficiente? Com estas dicas você vai poder aproveitar melhor a internet que contratou e, consequentemente, melhorar a produtividade.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário!

banner_bottom_blog-9