Tudo sobre Segurança da Informação e Proteção Digital

A Tecnologia da Informação foi iniciada na década de 60, com o processamento de dados. O que começou como uma solução para aumentar a velocidade dos equipamentos e aplicações, abriu portas às transformações estruturais em empresas e no mercado.

Os modelos de fornecimento de serviços: SaaS, PaaS e IaaS são um dos resultados dessas mudanças. Na realidade, eles são também uma resposta ao comportamento do consumidor.

SaaS é a sigla de Software as a Service para definir um modelo de tecnologias, softwares e soluções entregues por meio da nuvem, pela internet.

Dentro do SaaS é possível ter um escopo completo, desde gerenciamento dos acessos, até servidores necessários para execução dos serviços, tudo de maneira descomplicada.

O PaaS - Platform as a Service - Plataforma como serviço, é resultado dos avanços da tecnologia em nuvem, entregando aplicações robustas porém flexíveis, para diversos recursos da tecnologia.

As ferramentas e bibliotecas oferecidas dentro da plataforma possibilitam o gerenciamento das aplicações do usuário ou de terceiros.

Fechando essas categorias de tecnologias em nuvem, temos o IaaS - Infrastructure as a Service, que trata-se da infraestrutura de computação instantânea, provisionada e gerenciada pela Internet.

Esses modelos foram desenvolvidos ao longo dos anos e estão modificando a realidade dos serviços de TI, tanto para prestadores como para clientes, impactando o mercado.

Por isso, neste artigo você vai entender mais sobre este assunto, através dos seguintes pontos:

  • Vantagens de cada modelo;
  • Uma oportunidade de negócio;
  • Qual modelo escolher?
  • Por onde começar?

Vem comigo e descubra mais sobre esses recursos!

Vantagens de cada modelo

Cada uma dessas formas de entregar serviços de tecnologia da informação são uma resposta às mudanças ocorridas na sociedade.

Afinal, os avanços da tecnologia e transformações modificaram os anseios e necessidades dos clientes, principalmente o cenário das empresas.

Rapidez, otimização e soluções descomplicadas ganham forças nesse cenário cada vez mais acelerado, que necessita de reações proativas, que promovam disponibilidade para seus clientes.

Essas são algumas das vantagens dessas maneiras de entregar soluções, mas não são as únicas.

SaaS - Softwares Baseados na Web

Além de permitir aos usuários a conexão e uso dos aplicativos baseados em nuvem pela Internet, o SaaS podem oferecer um escopo de soluções bem completo. Possibilita também às empresas um ajuste com a rapidez, sem a substituição de uma infraestrutura cara, ou aumento da equipe de TI.

Facilitação para entrada

Uma das grandes barreiras para a contratação de serviços de TI em muitas empresas se dá pelas dificuldades para a adesão aos serviços. Taxas e custos iniciais das licenças podem impedir muitas empresas de fechar esses serviços.

Dentro do SaaS, o cliente pode desfrutar dos benefícios e funções dos modelos tradicionais de software, mas sem essas barreiras, por meio de um modelo de assinatura. Outra vantagem é que ele já vem instalado e configurado, acelerando o uso dos recursos.

Alta acessibilidade e Integração descomplicada

A facilitação de acesso para os aplicativos, por meio de qualquer dispositivo ou computador, em qualquer lugar e qualquer hora é uma outra grande vantagem possibilitada pelo Saas, devido a computação em nuvem.

Integração e personalização dos sistemas também são peças importantes e possibilitadas dentro do SaaS, gerando o dimensionamento contínuo de requisitos, de acordo com as necessidades do negócios e demanda dos clientes.

Já integração dos aplicativos pode ser feita porque muitos fornecem interfaces de programação de aplicativos.

PaaS - Plataforma como Serviço

Uma plataforma de desenvolvimento segura, robusta e confiável é a maneira PaaS disponibilizar os serviços. Por meio desses recursos, é possível conduzir os departamentos de uma empresa, de maneira adaptável às mudanças e ao crescimento dos negócios.

Estrutura completa e inovação garantida

O PaaS conta com toda a estrutura necessária para criar e executar aplicativos em nuvem, além de garantir um acesso facilitado para a plataforma de desenvolvimento pela internet, da mesma forma que os aplicativos SaaS.

A infraestrutura completa possibilita o foco em inovação por parte dos departamentos de TI.

Agregar valor ao negócio

Investimento em tecnologia é uma ação que pode agregar muito valor para o negócio. No caso do PaaS, além de contar com uma alta gama de tecnologia e facilitação para gerenciá-la, ainda é possível agregar mais valor a empresa, utilizando um modelo mais rápido e economicamente efetivo, para desenvolvimento e entrega de aplicativos.

IaaS - Infraestrutura como serviço

A infraestrutura como serviço é um dos três tipos de serviços de nuvem, possuindo grande importância, pois corresponde a memória, armazenamento e processamento. Também é possível agregar servidores, roteadores, racks, entre outros.

Redução de custos contínuos

Configurar e gerenciar um datacenter local requer altos custos. O IaaS elimina os gastos iniciais envolvidos , tornando-se uma opção econômica para empresas que testam novas ideias e startups.  

Melhorar a continuidade dos negócios e recuperação de desastre

Alta disponibilidade, continuidade de negócios e recuperação de desastre são importantes para o cenário empresarial, porém os custos são elevados, pois exigem uma quantidade significativa de tecnologia e funcionários.

Com o IaaS é possível trabalhar por meio de um SLA - Contrato de Nível de Serviço - reduzindo o custo, além de possibilitar o acesso dos aplicativos e dados, mesmo em um desastre ou uma interrupção.

Cada um desses modelos apresentam várias vantagens, tanto para o prestador de serviços como para o cliente.

Mas, além de entender as vantagens, e como cada um funciona, é necessário que você, profissional da área de TI, compreenda as oportunidades que esses modelos podem lhe oferecer e como aproveitá-las.

Descubra a seguir.

Novas formas de disponibilizar serviços: Uma oportunidade de negócio!

Esses três modelos têm uma característica em comum além da tecnologia. Todos eles referem-se a maneira de oferecer serviços de tecnologia, atendendo melhor a realidade de consumo e demanda das empresas no cenário atual.

Isso porque, as transformações geram oportunidades para as empresas agregarem mais valor ao negócio, contratando esses serviços, e, consequentemente para os prestadores de serviços de TI transformarem a maneira de atender as demandas.

Chega de vender produtos, é hora de oferecer soluções!

Muitos profissionais de TI limitam seus serviços a ações como: prestar manutenções físicas ou formatar computadores. Ou ainda, a simplesmente venderem produtos de tecnologia, oferecerem licenças para os clientes, mantendo a mentalidade do break-fix (conserto), termo denomina a postura reativa diante dos problemas.

Dentro dessa realidade, as equipes agem apenas quando o cliente realiza uma reclamação, ou abre um chamado junto ao sistema de atendimento. Com as formas de disponibilizar serviços como o IaaS, PaaS e Saas, você tem a possibilidade de ser mais que um “apagador de incêndios”.

Você pode trabalhar com soluções, garantindo para as empresas a disponibilidade e melhora no desempenho, através de uma postura proativa.

banner

Monte seu escopo de serviço e alcance melhores resultados

Uma das grandes vantagens desses modelos é possibilidade de somar soluções e escalar os negócios, por meio de um escopo mais completo para o cliente. Isso porque, eles abrangem desde aplicativos hospedados até datacenter, no caso do Saas.

Outra vantagem é que os preços são baseados em assinaturas, o que ajuda a manter os custos mínimos de orçamento de TI em comparação aos produtos de software em pacotes.

Mas, qual modelo escolher?

Todos esses modelos apresentam vantagens e podem somar muito para o cenário empresarial. Entretanto, é necessário entender qual o perfil de empresa você atende e como oferecer soluções mais assertivas.

No caso do IaaS, ele pode atender muito bem pequenas e médias empresas que estão crescendo rapidamente, de maneira que a infraestrutura não seria capaz de acompanhar, ou aquelas com demandas voláteis, como lojas virtuais.

No entanto, não é recomendado se há um limite de desempenho ou restrições relativas à legislação do armazenamento ou terceirização dos dados.

Já o PaaS, é indicado para empresas que possuem um time de desenvolvedores disponível para trabalhar simultaneamente, caso necessite utilizar uma infraestrutura complexa para executar as tarefas ou se houver uma grande integração com o banco de dados.

É importante ressaltar que a migração para outro fornecedor, pode ser complicada, devido ao uso de determinadas linguagens.

Por fim, o Saas é um modelo recomendado para atender nichos específicos, como:

  • Trabalhos que durem apenas um curto período de tempo;
  • Acesso remoto, como softwares de CRM ou de gestão de redes sociais;
  • Pequenas empresas e até médias empresas, com o orçamento mais limitado.

O importante é entender que cada um desses modelos possuem benefícios e tecnologias que podem atender demandas diferentes, somando para a empresa. Por isso, você, prestador de serviços de TI, tem uma oportunidade para incorporar valor e alcançar melhores resultados, oferecendo mais e chegando mais longe.

O crescimento no mercado de Cloud computing sinaliza: a hora de inovar é agora!

O crescimento do mercado de TI brasileiro foi bem significativo nos últimos anos. As notícias mostram que o setor faturou mais de 40 bilhões, só em 2019, alcançando um crescimento de 7,6%. Ou seja, esse pode ser o seu momento de virar a chave, mudando a maneira de apresentar e oferecer serviços e soluções.

Por onde começar? Conte com a Starti!

Talvez oferecer ou trabalhar com essas soluções seja algo distante ou difícil para sua empresa hoje.

Mas, já pensou em contar com uma parceria que não só oferece soluções e tecnologias para seu escopo, mas possibilita você escalar seu negócio com rentabilidade real e confiança?

A Starti pode ajudar você! Somos uma empresa desenvolvedora de softwares, e hoje estamos focados em soluções de cibersegurança.

Trabalhamos para que a segurança cibernética seja uma realidade cada vez mais comum e forte para as pequenas e médias empresas, um nicho promissor no mercado.

Atuamos no mercado desde 2007 para ajudar empresas serem mais protegidas. Além disso, possuímos um firewall que é a solução ideal para as PMEs, oferecendo segurança, gestão e otimização.

Venha fazer parte de uma parceria que transmite tranquilidade, possibilitando que você entregue o melhor para seu cliente!

Clique no banner abaixo e agende uma consultoria gratuita com nosso especialista.

adm-firewall-banner-2-3

Conclusão

O caminho da tecnologia da informação é promissor, descobertas e transformações continuarão a ocorrer e modificar o mercado e o comportamento do cliente.

Entender esses modelos e aproveitar as oportunidades, agregando com inovações, é desenvolver resiliência dentro do mercado, trilhando o caminho do sucesso e da continuidade dos negócios.

Não fique de fora dessas transformações, acompanhe-nos em outras plataformas e confira conteúdos que ajudarão você nessa jornada:

YouTube | Facebook | Instagram | Linkedin | Podcast Brasil inSeguro

Cola com Starti, juntos vamos construir um #BRASILSEGURO!

Fontes

Sales Force | Softline | Microsoft Azure