Tudo sobre Segurança da Informação e Proteção Digital

Seja para adaptação a uma nova realidade, melhoria ou recomeço de uma nova etapa: a mudança é parte ativa da nossa realidade. E por vezes parece que mudança e tecnologia tornar-se sinônimos, não é mesmo?

Mas, não poderia ser diferente, visto que a tecnologia sempre apresenta avanços, abre as portas para a inovação, além de melhorar a realidade que conhecemos, principalmente das empresas.

Isso porque, à medida que essas tecnologias são aprimoradas, a sociedade se desenvolve e o crescimento de todos os seus componentes acelera, entre eles a comunicação, educação, saúde e economia.

Dentro deste contexto, a Transformação Digital, que já vem ocorrendo nos últimos anos, apresenta mudanças positivas no ambiente empresarial. A digitalização promovida por ela nos negócios cria novas portas de relacionamento e de atendimento às necessidades de consumo.

Com toda essa adesão à tecnologia e mudanças constantes, surge uma grande necessidade: Segurança e proteção para empresas como uma parte real dos negócios. Ou seja, é aqui que o setor de TI apresenta-se, cada vez mais, como uma peça fundamental para essa nova realidade.

Mas, como você, empresário/profissional da área de Tecnologia da Informação, pode aproveitar bem as oportunidades que estão à sua frente? Como oferecer Segurança às empresas além do convencional?

No artigo de hoje, vou lhe apresentar os seguintes conteúdos:

  • Panorama histórico
  • As tecnologias e as possibilidades
  • Segurança da Informação e futuro: Abandone a postura reativa
  • O que mais conta neste cenário?

Está pronto(a)? Venha comigo conferir esse material!

Panorama histórico

Analisar a história pode ser uma ótima maneira de entendermos o presente, além de nos proporcionar a ideia de quais serão os próximos avanços.

Alguns erros são repetidos por duas ações equivocadas sobre a história: incredulidade e desconhecimento. Muitas pessoas, ao olharem as mudanças nascendo, apresentam a postura da incredulidade, a saber:

Ah, eu duvido que isso pegue, que funcione de fato e que as pessoas irão usar.

Com isso, a segunda postura vem à tona, pois, aquilo que você não acredita, dificilmente você procura conhecer. Esse erro custou caro para muitas pessoas ao longo da história, e, principalmente, às empresas.

Para você não cair no mesmo erro, vejamos algumas transformações ocorridas ao longo dos anos.

A Revolução Industrial deu o "pontapé inicial" em toda essa transformação digital que as empresas vêm experimentando ao longo do tempo. Ela iniciou-se em 1780, com a energia mecânica e os motores a vapor, utilizados na indústria têxtil.

Quase cem anos depois, em 1870 aconteceu a segunda revolução, onde métodos científicos de produção trouxeram à realidade a eletrificação das fábricas, gerando assim a produção em massa, destacando nomes como Henry Ford.

Com a chegada da  terceira revolução, chegaram também os computadores mainframe, computadores pessoais e a internet.

E, por fim, possibilitando a automatização das máquinas, a revolução 4.0. Essa revolução, que começou de maneira mais visível em 2011, permanece ocorrendo até hoje, sendo uma seta que aponta para o futuro. Isso, porque ela une mundo físico, digital e biológico, gerando um impacto ainda mais profundo do que todas as anteriores.

As transformações ocorridas como consequência desta revolução, trouxeram mudanças estruturais nas relações, comportamento, anseios e dores humanas, e, consequentemente, as empresas vêm sendo afetadas por isso.

As tecnologias e as possibilidades

As novas perspectivas da quarta revolução trazem para o mercado inovações, como: o cloud computing, a mobilidade, a inteligência artificial e a IoT - Internet das Coisas. Esses conceitos garantem novas formas de conectar redes corporativas e virtualizar processos de empresas, otimizando a eficiência dos negócios.

Como resultado, essas tecnologias mudam comportamento, comunicação, marketing, vendas, compras, e, também, a maneira como as empresas gerenciam seus processos e desenvolvem as estratégias. Veja a seguir, alguns dos benefícios dessas tecnologias dentro do cenário empresarial.

O IoT e o Big Data, são benefícios plenamente aproveitados por meio da Computação em Nuvem, oferecendo espaço flexível para ativos de empresas e para implementação de máquinas virtuais.

Já no caso da Inteligência Artificial, o foco consiste no desenvolvimento do raciocínio das máquinas, agindo como um supercomputador para o processamento

e utilização dos dados. Isso resulta na eficiência dos negócios, redução gastos e otimização de processos.

Suas soluções têm como principal característica uma maior interação com

o usuário e seu comportamento, estabelecendo padrões e identificando oportunidades e necessidades, permitindo assim que as experiências desses usuários sejam personalizadas, e com maior qualidade.

É importante que você entenda que as empresas estão adotando cada vez mais essas tecnologias, pois elas aumentam a competitividade do negócio, oferecendo maiores possibilidades e agregando mais valor para o consumidor final.

Diante disso, a consequência mais direta dessas tecnologias é o alto volume na produção de dados e informações relevantes ou não, mas, que precisam ser tratados, administrados, e, acima de tudo, protegidos.

banner-starti-banners

Isso porque, além dos constantes ataques e vazamento de informações, as legislações sobre proteção de dados passaram a exigir uma postura ainda mais responsável por parte das empresas, com as informações dos seus clientes.

É o caso da Lei Geral de Proteção de Dados, a  LGPD, que determina regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.

[eBook] LGPD - 22 perguntas e Respostas
A LGPD é lei criada para regulamentar o tratamento de dados, garantindo assim direitos os titulares dos dados e deveres aos controladores dos mesmos.

Em meio a esse cenário, a Segurança passa a ser uma grande necessidade e, também,  um diferencial às empresas que se apresentam como sustentáveis para os  próximos anos. Sendo assim, a seguir, irei te mostrar como você pode oferecer seus serviços de segurança e contribuir para esse cenário.

Segurança da Informação e futuro: Abandone a postura reativa

Uma das primeiras preocupações para qualquer empresa que está aderindo a essas tecnologias é garantir a segurança dos dados, aplicações e serviços, aumentando a eficiência e performance. Isso não é nenhum mistério para quem atua na área da TI, afinal, os pilares da Segurança da Informação prezam pela disponibilidade, confiabilidade e integridade.

Ou seja, já faz parte da missão dos profissionais da segurança da informação prezar pelo melhor para as empresas que utilizam seus serviços. Mas, a realidade aponta à necessidade de ir além.

Além disso, o isolamento social durante a pandemia exigiu das empresas adesão instantânea às tecnologias que o setor de TI vem apresentando há tempos. Isso porque, o trabalho remoto e a prática de home office tornaram-se saídas para a continuidade dos negócios e a sobrevivência das empresas.

Tais mudanças geram grandes oportunidades ao setor de TI, principalmente àqueles que souberem atender às demandas dessa nova rotina. Porém, para você aproveitar essas oportunidades é necessário sair da sua zona de conforto, indo além.

Mais do que oferecer uma ferramenta ou outra de segurança, ou viver para “apagar incêndios”, as empresas e os profissionais de segurança precisam fornecer seus serviços como uma parte integrada para o negócio.

É necessário adotar uma postura proativa, atuando para garantir uma alta disponibilidade dos seus clientes, prevenindo riscos e consolidando a cultura de segurança dentro das empresas. Isso não só promoverá um maior crescimento ao seu negócio, como também um novo olhar para sua empresa dentro do mercado.

Sendo assim, chegou a hora de você virar a chave dentro do seu negócio e alavancar seus serviços!

O que mais conta neste novo cenário?

Como nunca ocorreu antes, as empresas têm buscado soluções reais, que agregam valor ao negócio. Não é à toa que estejam trilhando cada vez mais o caminho da adesão às tecnologias. Por isso, nós aqui da Starti, com a experiência que temos no mercado, entendemos que é necessário oferecer gestão, monitoramento ativo e preventivo.

Dentro disso, um marketing eficiente, um processo de vendas estruturado e um bom relacionamento com cliente fazem toda a diferença. Talvez, ao refletir sobre o assunto, seja necessário você redesenhar a sua oferta de negócios.

Isso vai exigir que você conheça o seu cliente, que descubra quais as dores/dificuldades ele tem, que estabeleça como você o ajudará, ressaltando como é a empresa ideal para ajudar a solucionar seus dilemas e otimizar os seus negócios.

Para ajudar você a virar a chave e alavancar os seus negócios, elaboramos um e-book completo, onde abordamos os erros que você pode abandonar, estratégias de marketing e vendas, e todas as informações para você alcançar mais sucesso com sua empresa, oferecendo o que realmente conta dentro desse novo cenário:

Conclusão

O futuro ainda reserva muitas surpresas que não podemos imaginar, afinal, não conseguimos prevê-lo, certo?

Todavia, é possível que a sua empresa chegue até ele melhor do que hoje, oferecendo as soluções que o mercado procura e promovendo soluções que protegem um dos ativos mais importantes da nossa era: os dados e informações.

A Starti, como fabricante líder de software de segurança de redes para empresas de pequeno e médio porte, pode ajudar você a transformar seus serviços de segurança.

adm-firewall-banner-2-3

Confira mais conteúdos em nossas outras plataformas:

YouTube | Facebook | Instagram | Linkedin | Podcast Brasil inSeguro

Cola com Starti, juntos vamos construir um #BRASILSEGURO!

Fontes:

Synnex Comstor | CIO