Tudo sobre Segurança da Informação e Proteção Digital

Estamos na era das transformações e avanços tecnológicos constantes. Nessa era tudo se modifica, não só as invenções e descobertas, mas também as demandas e necessidades das pessoas. Dentro disso, o próprio mercado de trabalho, que é diretamente afetado pelas mudanças e descobertas transforma-se, exigindo uma nova postura das empresas e dos trabalhadores.

É o caso da modalidade de trabalho chamada trabalho remoto, que é relativamente nova no Brasil, mas surgiu há algum tempo nos Estados Unidos, alinhando-se a essas transformações como a internet e a popularização do celular, abrindo essa alternativa de trabalho.

No trabalho remoto utiliza-se ferramentas tecnológicas (como telefone, Skype, Zoom, e-mails, softwares e aplicativos). Com a modalidade ganhando as manchetes e assuntos nos últimos dias, devido a pandemia do coronavírus, surgem dúvidas e até mitos sobre o tema.

Isso porque, muitas pessoas acham que essa modalidade restringe-se a estar em casa, de pijama, trabalhando menos, ganhando mais, basicamente um mar de rosas para o trabalhador.

Além desses mitos, existe outra questão crucial no trabalho remoto que muitas vezes é ignorado ou desconhecido pelas pessoas: a segurança das informações. Afinal, estar em uma ambiente doméstico ou público (bibliotecas, cafeterias, etc), abre uma série de vulnerabilidades e riscos que precisam ser considerados.

Diante disso preparamos esse artigo sobre trabalho remoto. Nele você verá:

  • A modalidade (mitos, vantagens e desafios);
  • Dicas para aumentar a produtividade;
  • Riscos do trabalho remoto
  • Como garantir a segurança do trabalho remoto;
  • Dicas extras

Vem conferir!

Trabalho Remoto: mitos, vantagens e desafios

No começo da nossa conversa, falamos que o trabalho remoto surgiu como uma consequência das transformações da nossa era. Mas não só por isso, ele também surgiu visando uma economia e otimização dos serviços.

Isso porque, uma vez que o funcionário executa o trabalho remotamente, os custos com transporte, alimentação e até mesmo com as necessidades do ambiente físico da empresa são diminuídos (energia, água, café, produtos de higiene, etc).

Outra vantagem é o aumento no foco e produtividade do funcionário, que eleva-se pela promoção de um ambiente mais silencioso, com mais possibilidade de concentração, além da flexibilidade dos horários.

Mas claro, que existem desvantagens, ou melhor, desafios para execução do trabalho remoto. E eles precisam ser considerados para que a execução desse tipo de trabalho não se torne uma dor de cabeça. Vejamos alguns:

Organização e planejamento

Uma das vantagens do trabalho remoto é produtividade e flexibilidade, porém a falta de organização e planejamento podem sabotar essa vantagem tornando-o um problema. Quem trabalha remotamente precisa conhecer bem os desafios do ambiente que está e definir os limites do espaço e horários.

O trabalho remoto, sendo executado em casa, como é na maioria das vezes, necessita de um espaço específico com horários estabelecidos, da mesma forma que é feito no ambiente empresarial.

Acúmulo de Tarefas

Esse segundo desafio está muito relacionado à falta de organização do tempo. Isso porque, pode ser que, ao trabalhar em casa, a pessoa pegue mais atividades para fazer do que realmente daria conta, o que resulta em atrasos de entrega ou até mesmo noites mal dormidas para conseguir cumprir prazos.

Além disso prejudicar a saúde, é provável que tais tarefas não sejam executadas da melhor maneira possível. Por isso, o planejamento é essencial, respeitando seus limites e visando uma otimização. Afinal, aumento na produtividade não é só um aumento de demanda entregue, mas de qualidade no que foi entregue.

Problemas de comunicação

Um último desafio que precisamos considerar são as falhas na comunicação. A ausência de contato presencial com outras pessoas da empresa pode acabar gerando problemas de comunicação, os famosos mal entendidos.

Esse problema pode surgir quando o funcionário trabalha em uma empresa que não tem uma sede, permitindo que todos seus funcionários exerçam suas atividades de maneira remota.

Para evitar esse tipo de contratempo, ações como: clareza nos e-mails e mensagens em aplicativos são fundamentais.

Dicas para um trabalho remoto produtivo

Apesar de não termos citados todos os desafios do trabalho remoto, uma coisa é certa: eles não são difíceis de serem vencidos. Por isso, preparamos algumas dicas simples e fáceis para você garantir uma rotina de trabalho remoto mais produtiva, principalmente se você aderiu a essa modalidade recentemente:

Separe um local específico para sua rotina de trabalho:

É fundamental que você tenha um local próprio para fazer suas atividades de trabalho. Se você não tem um escritório para isso, não tem problema, pode adaptar a sua realidade, porém é necessário que você consiga ficar sozinho, e que não existam barulhos no ambiente.

Aproveite para seguir algumas boas práticas que você já exercia na rotina do escritório: uma roupa adequada para trabalhar, um ambiente organizado para o trabalho, etc.

Crie um planejamento com horários e metas:

Muito do sucesso no trabalho remoto está ligado em como sua mentalidade é trabalhada. Você precisa lembrar que está trabalhando, portanto é necessário um horário de início das tarefas, almoço e término.

Outra dica é manter uma agenda com as tarefas e reuniões, o que para aqueles que trabalham com uma equipe é fundamental. Sugestões de ferramentas de tarefas: calendário da Google, o Asana, Trello e Monday.

Organize suas tarefas pessoais

Para otimizar ainda mais seu tempo, aumentando sua produtividade organize suas tarefas pessoais, estabelecendo horários para descanso, lazer, hobbes e tempo com a família. Isso ajudará seu desempenho e equilíbrio.

Essas dicas vão ajudar você a desempenhar um trabalho remoto mais produtivo, mas existe um outro item que faz toda a diferença para a continuidade do trabalho remoto: a segurança e proteção dos dados.

Por quê? Calma, vamos te contar.

Riscos do trabalho remoto

O trabalho remoto pode envolver muitos riscos, principalmente às informações e dados da empresa. A saber: falhas no sistema que exclui arquivos que não possuem uma cópia segura (backup), o roubo de uma senha (brute force) ou até erros do próprio computador. Tudo isso pode resultar no roubo das informações confidenciais de uma empresa e consequentemente, trazer grandes prejuízos.

Por tanto, é essencial que a empresa conheça os riscos envolvidos no trabalho remoto, promovendo soluções para mitigar e proteger suas informações.

Ressaltamos esse ponto pois, além dos prejuízos envolvidos em ataques e vazamentos de dados, temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) que entrará em vigor no mês de agosto, responsabilizando as empresas pela maneira que tratam os dados sensíveis de seus clientes.

O ideal é que, a empresa tenha um plano de Gerenciamento de Riscos elaborado pela equipe ou profissional de TI da mesma, e que ele envolva o trabalho remoto.

Não sabe como elaborar um? Relaxa, temos um artigo completo para te ajudar: O que é Gerenciamento de Riscos em Segurança da Informação?

Como garantir a segurança no trabalho remoto

As medidas para garantir a segurança no trabalho remoto são bem similares as medidas para garantir a segurança da rede da empresa. Como vimos, o primeiro passo é conhecer os riscos e vulnerabilidades. Isso porque, eles serão explorados nos ataques.

Além de conhecer os riscos, utilizar as ferramentas para segurança das informações é essencial. São elas: Firewall, Antivírus, Web Filter, IDS/IPS, Proxy, entre outras. Mas dentro do acesso remoto, uma das ferramentas mais importantes é a VPN.

A VPN é a sigla para Virtual Private Network, que é traduzido como Rede Virtual Privada, e tem a função de garantir o tráfego de dados de forma segura e, permitir o acesso remoto protegido. Ela cria um túnel seguro para o tráfego dos dados, dentro deste túnel a conexão é criptografada, assim ninguém pode ver os dados que são carregados, baixados ou enviados.

Anuncio-Webinar-VPN-blog-04-6_e3d6d06e31b706ee0269d4d7f31dce35

Tão importante quanto o uso da VPN são as ações das pessoas que estão no trabalho remoto. É necessário que a postura no horário seja a mesma exercida no ambiente empresarial. Evitar links e downloads maliciosos, utilização da conta corporativa somente para as ações do trabalho, etc.

Pensar antes de clicar vai ajudar a garantir a segurança no trabalho remoto.

Dicas Extras

Nós da Starti, sabemos que esses dias estão sendo difíceis para todos. Por isso, preparamos esse artigo sobre trabalho remoto e segurança da informação, afinal, devido a pandemia do coronavírus, aderir a quarentena, é a medida mais plausível para garantir a proteção de vidas.

Nossa equipe está trabalhando de maneira remota, para cuidado dos colaboradores e continuidade dos nossos serviços.

Mas, além de ajudar sua empresa a garantir um trabalho remoto mais seguro, queremos deixar aqui dicas de aplicativos que você pode utilizar tanto para fazer as reuniões e videoconferências do trabalho, como para promover chamadas com a família, os amigos, realizar grupos de estudos e debates sobre assuntos relevantes.

Conheças 4 aplicativos gratuitos:

  • Skype
  • Zoom
  • Hangout
  • Whatsapp

Você pode utilizar esse tempo da quarentena para ser mais produtivo, cuidando tanto da segurança do trabalho remoto como otimizando sua rotina, fazendo uso dessas tecnologias e outros recursos.
Aproveite para fazer também outras atividades relevantes e que promovam seu crescimento pessoal nesse tempo. Cuide de sua saúde mental também!

Conclusão

Seja em tempos de pandemia ou não, o trabalho remoto é uma modalidade que cresceu muito nos últimos anos e tende a continuar. Por isso, é fundamental que as empresas cuidem da segurança da informação, para que esse tipo de trabalho seja de fato, vantajoso.

adm-firewall-banner-2-15

E nós da Starti, estamos aqui para te explicar todas as questões que envolvam a segurança da informação e tecnologia, ajudando sua empresa a garantir a proteção da rede e informações!

Confira mais conteúdos em nossas outras plataformas:

YouTube | Facebook | Instagram | Linkedin

Cola com Starti, juntos nós vamos construir um #BRASILSEGURO!

Fontes:
Officeless | Blog B2B | Blog Hotmart