Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Em agosto de 2017, a empresa Dashlane.Inc. publicou a pesquisa Password Power Rankings, examinando as políticas de senhas de 40 sites populares de consumidores e empresas, em cinco critérios, e descobriu que 36% dos sites corporativos falharam em implementar até mesmo os requisitos de segurança de senhas mais básicos.

Preocupantemente, o Relatório da Specops, publicado em março de 2023, analisou cerca de 800 milhões de senhas violadas e sugeriu que as mesmas continuam a ser um ponto fraco na rede da maioria das organizações.

A relevância de tais dados? Apontar para a seriedade do problema com as senhas e autenticação na segurança dos dados empresariais. Para tratar mais dos riscos envolvendo essa questão, e como fortalecer a segurança nos acessos, preparamos este artigo.

Continue lendo e descubra.

Por que as senhas e sistemas de autenticação são essenciais para uma empresa?

Senhas e autenticação

Pode parecer um questionamento muito simples, ou até óbvio, mas é necessário começarmos por ele para entender melhor os riscos e consequências de manter senhas vulneráveis, ou ignorar os sistemas de autenticação.

A primeira coisa que precisamos lembrar é que as senhas são o critério de segurança mais básico das contas de uma empresa. Elas garantem que informações não estarão abertas e disponíveis para qualquer pessoa que tentar acessá-las.

Em um ambiente de negócios, isso evita que dados críticos, como finanças ou informações do cliente, fiquem expostos. Além disso, os sistemas de autenticação ajudam a estabelecer a identidade dos usuários e a responsabilizá-los por suas ações, contribuindo para a rastreabilidade e auditoria.

Diante de tão grande importância, é hora de conhecermos os riscos das falhas em senhas e autenticação.

Principais riscos das falhas em senhas e autenticação

Falhas em senhas e autenticação

As falhas em senhas e autenticação podem ter consequências graves para uma empresa. A saber:

  • Invasões de contas da empresa
  • Vazamento de dados
  • Comprometimento da privacidade
  • Comprometimento da integridade dos dados
  • Acessos para ameaças e ataques avançados

Casos reais de empresas que sofreram com esses tipos de falhas, demonstram os impactos negativos resultantes, incluindo perda de reputação, custos financeiros e legais significativos, bem como danos à confiança dos clientes.

Um exemplo disso foi o ataque que a Marriott International sofreu de 2014 até 2020. A Marriott, uma das maiores cadeias hoteleiras do mundo, revelou uma violação de segurança em 2018, que expôs os dados de aproximadamente 500 milhões de clientes.

Os invasores tiveram acesso a informações de reservas, números de passaporte, datas de nascimento e detalhes de pagamento. Após as investigações, foi possível concluir que os invasores haviam comprometido as credenciais de acesso de dois funcionários.

Tipos comuns de vulnerabilidades em senhas e autenticação

Vulnerabilidades e ciberataques contra senhas

Existem erros comuns cometidos por usuários e empresas, que comprometem a segurança de senhas e autenticação, facilitando o caminho dos invasores digitais. Alguns exemplos envolvem:

  • Senhas fracas, reutilização de senhas
  • Ausência de autenticação multifator
  • Falhas na implementação de políticas de senhas

Um cenário com a presença de algumas dessas vulnerabilidades, possibilita que o cibercriminoso execute os seguintes ataques:

Ataques de força bruta

O Brute Force, é literalmente “força bruta”, termo utilizado para descrever um tipo de ataque onde se força a entrada em algum sistema, site, servidor, aplicativo, etc.

A técnica utilizada se dá por sucessivas tentativas de acertar uma combinação de senha (uma chave), e assim conseguir acesso às informações e dados que deseja.

Senhas fracas com combinações óbvias, como data de nascimento, nome e outras informações, facilitam a execução dos ataques de força bruta, principalmente os ataques de dicionário, um tipo de brute force onde o invasor utiliza um dicionário de palavras comuns, senhas populares e variações para tentar descobrir a senha correta. Isso é eficaz contra senhas fracas ou comuns.

Violações em grande escala

Violações de segurança e vazamentos de dados

Grandes violações de dados podem começar através da exploração de senhas fracas em uma empresa. Quando uma empresa armazena todas as credenciais dos usuários, sem critérios mais fortes de segurança e autenticação, corre o risco de uma violação.

É crucial que os desenvolvedores e responsáveis pela segurança da organização compreendam que senhas internas fracas e armazenamento inadequado de credenciais podem facilitar o trabalho de um cibercrime.

Ataques man-in-the-middle

Por fim, os cibercriminosos podem roubar as senhas de uma empresa sequestrando canais de comunicação, usando falsificação de DNS ou espionagem de Wi-Fi.

Mesmo que não sejam tão comuns quanto antes com o advento da criptografia mais forte, os ataques MiTM são ameaças reais, que exploram as vulnerabilidades de senhas fracas e ausência de autenticação nas contas empresariais.

Melhores práticas para aumentar a segurança de senhas e acessos

Segurança em senhas e acessos

Com o aumento recorrente da tecnologia e os ataques cibernéticos, é fundamental que as empresas fortaleçam a política de senhas e apliquem métodos de autenticação eficientes em suas contas.

Para isso, algumas práticas são indispensáveis:

Criar senhas fortes e únicas

A utilização de senhas complexas e difíceis de adivinhar é uma medida básica de segurança. As senhas devem conter uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

É muito importante evitar usar informações pessoais óbvias, como datas de nascimento ou nomes de familiares, como já citamos anteriormente. Segundo a NetSec, senhas de 6 caracteres podem ser adivinhadas instantaneamente, independentemente das letras, números e caracteres especiais usados.

Quer saber como criar uma senha forte e longa?

Confira nosso artigo completo sobre o tema:

Passwords: como criar senhas fortes e se manter seguro?
Você tem problema com senhas? Se a resposta for “sim”, bem vindo ao clube! Mas, se a resposta for “não”, isso significa que, ou você é uma espécie rara de ser humano, ou suas senhas são fracas! Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber para criar combinações de senhas fortes e mant…

Utilizar autenticação multifator

A autenticação multifator adiciona uma camada extra de segurança, exigindo mais do que apenas uma senha para autenticação. Muitos sites já utilizam uma etapa de verificação de um único fator.

Contudo, para empresas e organizações que lidam com informações sigilosas, ter um segundo fator de autenticação como proteção adicional é muito importante.

Esse sistema geralmente envolve algo que você sabe (senha), algo que você possui (como um dispositivo móvel) e algo que é único para você (como uma impressão digital).

Atualizações regulares das senhas

Manter as senhas atualizadas é fundamental para evitar o uso prolongado e o comprometimento das mesmas. Desenvolva esse hábito entre os colaboradores com intervalos regulares, como a cada três meses, por exemplo. Isso pode ser estabelecido na política de senhas da empresa.

Implementação de políticas de senhas robustas

Estabeleça políticas de senhas para sua empresa, com critérios de senhas fortes, limitando o uso de senhas comuns. Além de estabelecer os principais pontos para elaboração das senhas, o uso de um gerenciador de senhas confiável também pode ser adotado como parte dos critérios da política de senhas.

Educação e conscientização dos usuários

A educação e a conscientização dos usuários são essenciais para garantir que eles entendam a importância de senhas seguras e das práticas adequadas de autenticação na empresa.

Portanto, realize treinamentos regulares sobre segurança cibernética, sobre os riscos existentes, fornecendo orientações claras sobre a criação e gerenciamento de senhas.

Além desses passos e medidas, existem tecnologias e soluções que atuam para aumentar a segurança dos acessos e de toda a rede de uma empresa, como veremos a seguir.

Soluções tecnológicas para aprimorar a segurança dos acessos

Ao longo das nossas dicas, citamos exemplos de soluções que auxiliam na segurança dos acessos, como os gerenciadores de senhas e autenticação de multifator. Entretanto, para elevar a segurança das informações de uma empresa, é necessário adicionar recursos que cuidem da rede e dos dados.

Ferramentas de monitoramento e detecção

O monitoramento e detecção ativa de ameaças é uma medida proativa muito importante para combater atividades suspeitas, antes que ciberataques contra a empresa ocorram.

Tais ferramentas trabalham examinando o tráfego na rede, identificando e bloqueando qualquer atividade suspeita, como downloads excessivos que podem significar o início de um ciberataque.

Proteção ativa para o perímetro da rede

O perímetro da rede é um ambiente muito visado pelos invasores, necessitando de uma barreira ativa para proteção.

Para isso, contar com um firewall é fundamental. Literalmente “parede de fogo”, o firewall possui um conjunto de regras pré-estabelecidas, que analisa todo o tráfego na rede para proteger as bordas dela.

A função dele é limitar o acesso às portas e janelas do computador, impedindo a entrada de invasores externos.

A boa notícia é que existem ferramentas que implementam essas e outras soluções de segurança de maneira integrada e modular, com acessibilidade e eficiência.

É o caso do Starti Security, a solução de segurança da Starti. O Starti Security é uma solução de próxima geração (NGFW), que fortalece o perímetro digital de empresas contra os ataques cibernéticos, por meio de mecanismos altamente avançados, integrados e modularizados.

A ferramenta ideal para trabalhar a proteção empresarial contra vulnerabilidades de segurança.

Clique no banner abaixo e conheça em primeira mão o Starti Security:

BANNER-STSEC

As senhas e os sistemas de autenticação são elementos essenciais para a segurança da informação empresarial. Os riscos e ataques visando os acessos continuam a evoluir, ameaçando a segurança de empresas e usuários.

Por isso, é fundamental que você esteja sempre atento a esses e outros riscos presentes no mundo digital.

Nós da Starti estamos há 16 anos no mercado, descomplicando cibersegurança para todos e produzindo conteúdos que auxiliam você nessa jornada.

Quer saber mais?

Acompanhe nossos canais e fique por dentro da nossa missão: