Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Acho que todos nós da atual geração já nos perguntamos, ao menos uma vez, o que faríamos sem a tecnologia, não é mesmo?

Você consegue, por exemplo, imaginar a vida sem internet?

Procurar entender como nossos antepassados viviam sem as benécies tecnológicas deste século é um exercício e tanto. Mas os documentários da netflix livros de história, nossos pais e avós estão aí para nos provar que as coisas funcionavam (e inacreditavelmente bem) no passado.

Contudo, querer viver como antigamente é querer viver de uma forma incompatível com o novo mundo — o tecmundo.

A tecnologia chegou e tem revolucionado a nossa era!

Você é tecnófobo? Tem vontade de fugir desse mundo tão digital?

Neste artigo, vamos falar das inovações tecnológicas da atualidade, sua importância, e seus impactos em tudo que engloba nosso dia a dia.

A tecnologia per se

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia.

O termo diz respeito a tudo que envolve o estudo e o desenvolvimento de aparelhos para a distribuição de informações de forma cada vez mais veloz, atendendo um número crescente de pessoas, e realizando cálculos cada vez mais avançados.

Estamos acostumados a utilizar computadores, aplicativos e maquininhas de cartão, por exemplo, sem termos noção do caminho que foi percorrido para que essas descobertas fizessem parte do nosso cotidiano.

Banner-blog

Esse é um papo para outra hora.

Porém, ainda que o processo tecnológico abranja muitas etapas e inúmeras áreas, o objetivo, no fim, é um só: resolver nossos problemas comuns a partir da inovação.

A evolução das máquinas

Não é novidade para ninguém que o mundo está em constante evolução. Mas, você já percebeu que, atualmente, ele parece estar evoluindo de maneira ainda mais frenética?

Com o desenvolvimento e a popularização da tecnologia, as coisas estão se tornando cada vez mais instantâneas.

É surpreendente. Podemos fazer tanto com apenas um clique!

O que para nossas mentes era inconcebível há pouco tempo, hoje pode ser algo comum e indispensável. Seu smartphone aí do lado (ou pelo qual você está lendo este artigo) é uma prova disso.

O mundo não é mais o mesmo. A tecnologia o transformou, e o continua transformando!

Assim, num futuro próximo, vai ser bem difícil viver nele se você tiver fobia de soluções tecnológicas.

A tecnologia e seus impactos

Não há dúvidas de que a tecnologia impactou rapidamente o mundo inteiro. Hoje, ela é parte (indispensável?) da vida da sociedade global.

Podemos atestar isso de diversas formas, e em várias esferas, tais como:

  • Nos relacionamentos: as redes sociais, o WhatsApp, e os aplicativos de paquera, por exemplo, estão aí para provar que o jeito com que nos relacionamos com as pessoas não é mais o mesmo. Ainda que distantes, conseguimos nos conectar com gente de todo o globo, num piscar de olhos. Podemos informar, conversar e até mesmo flertar, tudo sem sair de casa;
  • Na saúde: equipamentos robotizados estão proporcionando aos médicos a possibilidade de diagnósticos, tratamentos, remédios e próteses que antes seriam impossíveis, e já têm dado oportunidade a cirurgiões para, inclusive, operarem pacientes à distância (isso mesmo!);
  • Na economia: o e-commerce e as startups de tecnologia (como as FinTechs), por exemplo, chegaram para revolucionar o mercado e a maneira com que lidamos com as finanças. Considerando o fato de que o empreendedor que não adere às inovações e tendências digitais acaba ficando em desvantagem, investir em soluções tecnológicas torna-se, hoje, indispensável para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro;
  • No transporte: os novos tipos de automóveis, aeronaves e navios de última geração, assim como os sistemas de navegação por satélite e aplicativos de caronas, por exemplo, facilitam a locomoção de milhões de passageiros no mundo todo, e têm auxiliado também no transporte de cargas, de maneira ágil e eficiente (será que veremos carros voadores no futuro próximo? Não sabemos, mas veículos autônomos, que não precisam de motoristas, já são uma realidade, acredite se quiser);
  • No entretenimento: os serviços de streaming, por exemplo, nos deram acesso a uma infinidade de músicas, filmes e séries. Qualquer um pode ter um cinema ou sua banda favorita, literalmente, nas mãos;
  • Na moradia: além dos eletrodomésticos futuristas que não param de ser inventados a todo momento, quando o assunto é habitação, a aposta dos desenvolvedores agora é a Internet das Coisas, ou IOT — uma promessa de revolução tecnológica que visa conectar itens usados no dia a dia (como uma geladeira, fogão, ou até mesmo uma maçaneta), à web (doido, né?).

E isso tudo sem falar do papel fundamental que a  tecnologia desempenha nos atuais tempos de Covid-19.

Tecnologia x Coronavírus

Durante a pandemia, as soluções tecnológicas não estão sendo extremamente importantes somente para os indivíduos, mas também para as organizações.

Além de possibilitar que relações fossem mantidas mesmo em lockdown, e contribuir para a divulgação de informações pertinentes, a tecnologia tem colaborado para que negócios sobrevivam e até mesmo cresçam!

E ela ainda foi e continua sendo, logicamente, essencial no desenvolvimento e distribuição das tão sonhadas vacinas.

Todos nós somos impactados!

E essas são apenas algumas das milhares de formas com que o advento da tecnologia impactou, impacta e impactará ainda mais a nossa vida.

No que resulta tanto impacto?

Com tantas mudanças, é óbvio que nosso comportamento e nossa relação com as pessoas, com o tempo, com o dinheiro, e tantas outras coisas, assim como o mundo também mudariam.

Somos a todo tempo beneficiados por um mundaréu de invenções tecnológicas. Mas tudo tem um custo, não é mesmo?

Além do custo financeiro, todos esses benefícios trazem consigo um conjunto de mudanças radicais para a raça humana..

Nosso proceder tem sido fortemente afetado por tantas possibilidades de executar qualquer tipo de tarefa — das mais simples às mais complicadas —  por intermédio da tecnologia.

A vida mudou (se no fim foi para melhor ou para pior, você que decide). Mas é isso! Sem mudança não há inovação, e sem inovação não há evolução.

O mundo evoluiu, e seus habitantes precisam acompanhar seu desenvolvimento digital se quiserem viver bem nele.

Porém, independentemente de curtimos tecnologia ou não, fato é que a adaptação a esse novo universo tecnológico proporciona muitas melhorias à nossa vivência, como, por exemplo:

  • a melhora no conforto e qualidade de vida;
  • o acesso rápido e fácil ao conhecimento;
  • a simplificação na troca de informações;
  • a quebra de várias barreiras geográficas e de comunicação;
  • e a inclusão social (já que a todo momento surgem novas tecnologias que auxiliam na rotina de pessoas com deficiências físicas e cognitivas).

É muito progresso!

Contudo, ainda que o mundo esteja em constante evolução, de certa forma, ele continua o mesmo.

A estagnação do ser humano

Muitos tecnófobos atribuem sua falta de adesão à tecnologia ao fato do universo digital ser inseguro.

No entanto, ele não é um universo paralelo, fictício.  

A tecnologia está tão impregnada à nossa vida, que já não existe mais uma distinção entre o mundo tecnológico e o mundo “real”.  

O universo cibernético é hoje o nosso universo, aceitemos isso ou não.

O mundo sempre foi e sempre será perigoso, seja ele avesso a inovações digitais, ou adepto a elas.

O universo tecnológico pode ser, sim, inseguro, mas o problema não é a tecnologia em si. Muito pelo contrário! Ela está aí para nos ajudar a solucionar problemas do cotidiano — até mesmo o da falta de segurança.

banner-parceria-1

Mas era óbvio que, uma vez que a nossa vida é hoje baseada em computadores, não demoraria muito para gente de má-fé invadir o mundo da tecnologia e usar desses bons meios para seus fins maldosos.

O ser humano é o problema! É ele que usa algo tão benéfico como a tecnologia de uma forma danosa.

No tecnomundo, as coisas podem ser inovadoras. Porém, o ser humano permanece como sempre foi.

Ameaças do mundo tecnológico

Roubos, invasões, fraudes, sequestros e toda sorte de males assolam a humanidade desde que o mundo é mundo, certo?

Infelizmente (ainda que não surpreendentemente), na era digital, essas ameaças continuam a nos cercar. É o que vemos em cibercrimes como os ataques de trojans, phishing, ransomware, entre outros.

Contudo, por que deixaríamos de aproveitar o cibermundo por conta desses perigos?

O risco de sermos vítimas de crimes sempre esteve presente na vida antes dos computadores, e nem por isso nós deixávamos de vivê-la.

No mundo externo, quando perigos nos cercam, a gente liga o sinal de alerta, busca meios de se defender, e vai viver! E a máxima deve ser a mesma quando estivermos imersos na dimensão do mundo digital.


Não podemos deixar de nos deliciarmos com os frutos da tecnologia por conta da podridão dos cibercriminosos e de qualquer espécie de gente mal intencionada.

Os recursos tecnológicos da cibersegurança estão aí para nos proteger dos perigos no mundo da tecnologia!  

E você pode aprender mais sobre como obtê-los e utilizá-los lendo o artigo:

Segurança Cibernética: O Guia Definitivo!
A segurança cibernética é um conjunto de ações sobre pessoas, tecnologias e processos contra os ataques cibernéticos. Por vezes nomeada como segurança digital ou segurança de TI, é uma ramificação na segurança da informação. A segurança da informação tem como objetivo tratar e proteger os dados fís…

Conclusão

A tecnologia e suas ferramentas inovadoras se tornaram partes tão importantes da nossa vida cotidiana, que é praticamente impossível imaginar o mundo atual sem o universo que as envolve.

O avanço das soluções tecnológicas está impactando tudo ao nosso redor, transformando nosso jeito de ser, e, consequentemente, a forma com que lidamos com o planeta como um todo.

Consegue imaginar o que nos aguarda no futuro? Embora promissor, o amanhã é uma incógnita. O certo é que o presente é cyber, e a cibersegurança está aí hoje para nos ajudar a nos desprendermos do passado.

O mundo agora é tech, e dele não dá para fugir.

Que tal ficar por dentro do mundo da cibersegurança e conhecer outras armas para a batalha contra os ataques cibernéticos?

Acompanhe-nos nas redes sociais e tenha acesso a conteúdos semanais:

Fontes:

Kaspersky |JUS | Infornet