Tudo sobre Cibersegurança, Segurança da Informação e Proteção Digital.

Vários estudos recentes indicam que, para favorecer a telefonia empresarial, diversas companhias ao redor do mundo têm apostado no princípio Bring Your Own Device (BYOD), segundo o qual a organização aproveita as máquinas e dispositivos dos próprios funcionários.

Isso quer dizer que os colaboradores de sua empresa podem empregar o mesmo equipamento para uso pessoal e para o escritório, de maneira que possam trabalhar em qualquer lugar. Mas até que ponto oferecer smartphones às equipes pode favorecer a telefonia empresarial?

Descubra algumas vantagens e desvantagens deste novo modo de trabalhar e veja o que é conveniente para sua empresa!

BYOD: do que se trata exatamente?

No sistema BYOD, a política adotada pela empresa incentiva os funcionários a levarem os itens e dispositivos móveis pessoais para o ambiente de trabalho.

Através destes equipamentos, tais quais smartphones e tablets, os colaboradores da empresa podem acessar dados privilegiados da organização, como bancos de dados e e-mails, em seus próprios dispositivos, sendo capazes de fazer isso também em locais fora do escritório. Esse tipo de atitude evita o uso constante da telefonia empresarial.

Quais as vantagens do BYOD?

A primeira coisa que vem à cabeça quando se fala de BYOD é economia de custos. Na maioria das vezes os profissionais de variadas capacitações têm dispositivos móveis, o que possibilita à empresa deixar de gastar com a compra de aparelhos.

E como a tecnologia está em constante mudança, pode se tornar extremamente difícil acompanhar os lançamentos em equipamentos mais modernos.

Além disso, sua equipe terá muito mais familiaridade com os aparelhos, já que eles seriam de sua propriedade e uso cotidiano, e tenderão a expor satisfação e flexibilidade em nível muito mais amplo.

Ao permitir que os trabalhadores tenham a oportunidade de usar os dispositivos que estão mais acostumados e confortáveis para operar, a produtividade pode aumentar de forma considerável, porque eles responderão a pedidos mais rapidamente e se mostrarão mais responsáveis com a manutenção e conservação dos equipamentos.

E as desvantagens do BYOD?

Um dos problemas que este método pode apresentar é a disparidade de dispositivos entre os funcionários. Cada pessoa terá a liberdade para adquirir o dispositivo que for mais conveniente para as suas demandas, porém, isto não será garantia de que cada profissional fará uma boa leitura da situação ou terá como investir nos recursos tecnológicos mais adequados para a sua função na empresa.

Além disso, a preocupação mais incisiva com relação ao BYOD é sobre segurança. A empresa vai ter que investir em políticas de uso, gestão de** dispositivos móveis** e no monitoramento dos aplicativos, a fim de ter informações precisas das ocasionais violações e riscos de acesso.

Também será preciso treinar os usuários da equipe para que cumpram as melhores práticas e deem apoio right on-time, no caso de problemas deste tipo.

Apesar de estar em alta no país, Brasil segue sem política de segurança para BYOD. Um estudo da BT, realizado no ano passado, mostra que as brechas na segurança móvel afetaram 78% das organizações brasileiras, só no ano de 2013.

Ainda assim, as empresas estão deixando de tomar as medidas de segurança adequadas para diversas situações que envolvam a tendência, como por exemplo, de infecções causadas por malwares ou roubo de dispositivos.

Que outras soluções podem ser úteis para telefonia empresarial?

Ter uma infraestrutura BYOD pode ser muito conveniente para sua empresa. Há, no entanto, vários outros recursos hoje em dia que podem permitir o acesso remoto confiável e aumentar a produtividade de seu negócio.

Sobretudo se a sua empresa é de pequeno ou médio porte, a telefonia VoIP pode se mostrar muito mais adequada e proveitosa. Com a implantação de um serviço deste nível, será viável ter boa facilidade de gerenciamento da comunicação interna, reduzir consideravelmente as despesas de suas chamadas, interligar as estações de trabalho e ainda trocar dados e informações por diversas maneiras, até por videoconferência.

O recurso vai representar um grande salto na sua telefonia empresarial.